Nanotecnologia na Tinta: Coppe desenvolve revestimento autolimpante ativado por luz solar

Imagine uma tinta que não apenas colore superfícies, mas também se limpa sozinha com a ajuda do sol — sem lavagens, sem manutenção constante. Pesquisadores da Coppe estão na vanguarda dessa inovação ao desenvolver uma nova geração de tinta autolimpante baseada em nanotecnologia avançada.

Diferente das formulações comerciais já existentes, que utilizam partículas convencionais de dióxido de titânio (TiO₂), a equipe da Coppe aposta em nanofios de TiO₂, estruturas alongadas e milhares de vezes mais finas que um fio de cabelo. Esses nanofios formam uma rede tridimensional altamente reativa dentro da tinta, aumentando significativamente a absorção de luz solar e, com isso, a eficiência do processo de autolimpeza.

“A nanotecnologia confere à tinta propriedades revolucionárias. Estamos falando de resistência aprimorada, maior durabilidade e funcionalidades como autolimpeza, ação antimicrobiana, termorregulação, magnetismo, autoreparo e efeitos ópticos”, explica Felipe Anchieta, doutorando do Programa de Engenharia da Nanotecnologia (PENt) da Coppe.

Como a tecnologia funciona

A inovação não está apenas na fórmula, mas no desempenho. Quando exposta à luz solar, a superfície pintada ativa os nanofios de TiO₂, que geram radicais livres — compostos altamente reativos que decompõem quimicamente a sujeira, fuligem e poluentes acumulados. Ao contrário das tintas autolimpantes convencionais, que apenas repelem impurezas, a tinta desenvolvida pela Coppe as elimina quimicamente, mantendo a superfície limpa por muito mais tempo.

Tudo isso sem comprometer a estética ou a aplicação: a tinta mantém cor, textura e modo de uso iguais aos de um produto comum — com a diferença de contar com uma tecnologia de ponta embutida.

Uma nova referência para a indústria

Apesar de exemplos notórios de uso de nanotecnologia em tintas — como a fachada da Igreja do Jubileu, em Roma — o diferencial da pesquisa da Coppe está no formato das partículas. Os nanofios captam mais luz, geram maior quantidade de radicais livres e reforçam a estrutura do revestimento, garantindo não apenas autolimpeza, mas também durabilidade superior.

Outro ponto inédito está no estudo da dosagem ideal desses nanofios, equilibrando funcionalidade e longevidade. A equipe está validando a tecnologia em condições reais, com testes de longa duração em diferentes ambientes e climas, além de desenvolver um processo viável para produção industrial em larga escala.

Se confirmados os resultados, essa nova tinta poderá representar um salto em sustentabilidade para o setor da construção civil — reduzindo custos com manutenção, economizando água e minimizando o uso de produtos químicos.

Com mais essa inovação, a Coppe reafirma seu papel como referência em pesquisa aplicada, mostrando como a nanotecnologia pode transformar materiais comuns em soluções inteligentes e sustentáveis para os desafios urbanos do futuro.

Realidade Estendida transforma arte, ciência e sociedade: laboratório da Coppe publica dossiê sobre o tema

Pesquisadores do Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) da Coppe/UFRJ acabam de publicar um dossiê sobre Realidade Estendida (XR), reunindo estudos que mostram como essa tecnologia está redefinindo as fronteiras entre o físico e o digital em diversos campos da arte, ciência e sociedade.

Coordenado pelos doutorandos Ana Cunha e Eduardo Martino, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, o dossiê está disponível na edição especial do Caderno Virtual de Turismo (CVT), do próprio laboratório.

A XR — que integra Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR) — vem transformando áreas como turismo, cultura, educação, entretenimento e patrimônio. O conjunto de artigos oferece um panorama das pesquisas e aplicações inovadoras em curso no Brasil e no mundo, abordando temas como novas narrativas no cinema de realidade virtual, o uso da fotogrametria para preservação cultural, e o impacto dessas tecnologias na música e na sensibilização social.

Um dos destaques é a entrevista com o artista Tadeu Jungle, pioneiro na experimentação de linguagens audiovisuais, que compartilha sua visão sobre o impacto e o futuro da Realidade Virtual, incluindo sua relação com a inteligência artificial e a educação.

Leia o relatório X: https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/2280/907

Coppe dá início aos estudos para implantação da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro

A Coppe/UFRJ anunciou, nesta terça-feira, 3 de junho, o início dos estudos técnicos que darão suporte à implantação da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro. A nova linha metroviária deverá conectar os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e a capital fluminense, representando um importante avanço para a mobilidade urbana e a integração metropolitana.

Durante cerimônia realizada na Coppe, o professor do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe, Rômulo Orrico, coordenador do projeto, apresentou os objetivos, a metodologia, o cronograma e os resultados esperados do estudo, batizado de PRISMA-RJ – Projeto de Integração, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Mobilidade no Rio de Janeiro. Estiveram presentes autoridades federais, estaduais e municipais, pesquisadores, especialistas do setor de transporte e demais atores estratégicos da mobilidade urbana no estado.

Com prazo de 30 meses para conclusão, o projeto busca oferecer uma base técnica robusta para decisões estratégicas sobre o traçado, a viabilidade econômica e os impactos sociais da futura linha. “Não existe ainda um traçado. A decisão do traçado depende do custo a ser analisado e da responsabilidade de quem irá tomar a decisão”, afirmou Orrico.

O trabalho envolverá benchmarking com projetos similares no Brasil e no exterior, coleta e estruturação de dados urbanos e de transporte, realização de audiências públicas e a concepção técnica da linha. Também está prevista a elaboração da minuta do edital e o acompanhamento do processo licitatório.

O estudo contará com a atuação de uma equipe multidisciplinar, reunindo especialistas de Engenharia de Produção, da Engenharia de Sistemas e Computação e do Instituto de Matemática da universidade. Essa diversidade de saberes permitirá uma abordagem ampla e integrada, contemplando desde a modelagem de dados e simulações até a análise de impactos sociais, econômicos e ambientais.

Segundo Orrico, a participação da sociedade será um dos pilares do PRISMA-RJ. “A participação aberta e total de todos é fundamental. Vamos procurar e seremos procurados. A população é fornecedora de dados. Queremos saber de que forma o projeto pode impulsionar os planos de desenvolvimento locais das cidades envolvidas. Todo tipo de participação que pudermos fazer, iremos fazer”, ressaltou.

Desenvolvimento e sustentabilidade

Mais do que atender à crescente demanda por transporte público de qualidade na Região Metropolitana do Rio, o projeto pretende articular diferentes modais de mobilidade e contribuir para a redução da dependência do transporte individual motorizado. Entre os impactos esperados estão a melhoria da qualidade de vida da população, a redução do consumo de combustíveis fósseis e a geração de empregos.

O estudo também deve impulsionar cadeias de conhecimento, inovação e cultura, por meio da atuação de laboratórios, universidades e consultorias técnicas, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais, ampliando o acesso a serviços e oportunidades.

Para Suzana Kahn, diretora da Coppe, a iniciativa reafirma o papel estratégico da instituição na contribuição para a formulação de políticas públicas. “A Coppe desempenha um papel fundamental na construção de soluções tecnológicas para o desenvolvimento do Brasil. São inúmeras as políticas públicas que conseguimos estruturar a partir de estudos como este, abrangendo áreas essenciais como infraestrutura, meio ambiente, energia e mobilidade urbana”, destacou.

Segundo ela, o projeto representa uma nova etapa para o desenvolvimento da Região Metropolitana, com potencial de impactar positivamente a vida de mais de dois milhões de pessoas.

Tradição em inovação

O Programa de Engenharia de Transportes da Coppe tem um histórico consolidado de contribuições à mobilidade urbana brasileira. Entre os projetos de destaque estão o sistema de sincronização automática de semáforos implementado na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 1990, a planta-piloto de hidrogênio verde inaugurada em 2023 e os estudos para implementação do metrô de Salvador, também liderados pelo professor Rômulo Orrico, que participou da elaboração dos termos de referência e do edital de licitação da capital baiana.

Coppe e Instituto Naval de Pós-Graduação firmam parceria

Professora Suzana Kahn, entre os almirantes Márcio Rocha, diretor do INPG (esquerda), e Arthur Fernando Bettega (direita), chefe de Estado-Maior da Armada

A Coppe/UFRJ e o Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG) assinaram nesta quinta-feira, 29 de maio, um memorando de entendimento para formalizar a parceria entre as instituições na colaboração no ensino, na pesquisa, na mobilidade acadêmica e na extensão.

O acordo prevê a atuação conjunta em temas como: acústica submarina, ciências oceânicas, inteligência artificial e cibernética, logística, materiais, nanotecnologia, nuclear e tecnologias quânticas, dentre outras.

Professor Jean-David Caprace e almirante Márcio Rocha (ao centro da imagem)

O chefe de Estado-Maior da Armada, almirante de esquadra Arthur Bettega Corrêa destacou que a colaboração entre a UFRJ e a Marinha traz importantes benefícios ao país desde a década de 1980, com a criação de códigos computacionais utilizados na simulação e operação de ultracentrífugas de enriquecimento de urânio, sendo fundamental para a autonomia do país no ciclo do combustível nuclear.

“Além disso, a parceria com a Coppe tem sido fundamental em áreas estratégicas como engenharia oceânica, acústica submarina e processamento de sinais. Destacam-se ainda projetos específicos como projetos de navios-patrulha, políticas marítimas e pesquisas na área de saúde, além de cursos customizados em guerra acústica, propulsão naval, controle de eletricidade e gerenciamento de emergências e desastres naturais e humanos. O êxito dessas iniciativas demonstra o potencial dessa colaboração e abre caminho para novos projetos conjuntos”, enumerou o almirante.

Entre as autoridades presentes estavam o almirante Márcio de Vasconcellos Rocha, diretor do INPG; a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; o vice-diretor da Coppe, professor Marcello Campos; e o diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, professor Jean-David Caprace.

L’Oréal apresenta na Coppe programa que celebra as mulheres na ciência — agora com espaço exclusivo para a Engenharia

Na manhã do dia 29 de maio, a Coppe/UFRJ recebeu uma visita especial: a diretora científica do Grupo L’Oréal, Cristina Garcia, veio apresentar a nova edição do programa Para Mulheres na Ciência — que, pela primeira vez, passa a incluir oficialmente a área de Ciências da Engenharia e Tecnologia entre as categorias contempladas.

A novidade foi recebida com entusiasmo por 14 pesquisadoras da Coppe, entre pós-doutorandas e jovens professoras, que se reuniram para conhecer os detalhes do prêmio, que oferece oito bolsas-auxílio de R$ 50 mil para pesquisas de alto impacto conduzidas por mulheres cientistas. A iniciativa é promovida pela L’Oréal em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

“Esse prêmio não é sobre cosméticos. É sobre ciência que transforma o mundo — e transforma também a carreira das mulheres que a fazem acontecer”, explicou Cristina Garcia, destacando o poder do reconhecimento e da visibilidade que o programa proporciona.

A inclusão da Engenharia foi celebrada como um avanço importante. Até então, pesquisadoras da área disputavam vagas em outras categorias, como Ciências da Vida, onde seus projetos muitas vezes não recebiam a avaliação justa por não estarem totalmente alinhados à área principal. Agora, ganham espaço próprio para brilhar.

A professora Marysilvia Costa, diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, reforçou a importância dessa ampliação: “Reconhecer o papel da engenharia é também reconhecer que a ciência se constrói em muitas frentes — e as mulheres estão presentes em todas elas”.

O encontro teve ainda um momento especial de troca: cada pesquisadora presente fez uma breve apresentação de sua área de atuação, o que gerou conexões imediatas, ideias de parcerias e um clima vibrante de colaboração. As linhas de pesquisa iam de óleo e gás a biomateriais, novos fármacos, energia e gestão da produção.

Cristina também compartilhou dados que reforçam o compromisso da L’Oréal com a ciência: a empresa investe anualmente 1,3 milhão de euros em pesquisa e inovação, conta com 4 mil cientistas em centros distribuídos pelo mundo e já registrou 694 patentes. No Brasil, o centro de treinamento da L’Oréal para a América Latina fica no Parque Tecnológico da UFRJ, o que reforça os laços com a Coppe e a UFRJ.

Uma inspiração para meninas e jovens cientistas

Com esta nova fase, o programa reafirma uma mensagem poderosa: a ciência precisa das mulheres — e elas têm lugar em todas as áreas, inclusive na Engenharia. A presença da L’Oréal na Coppe não foi por acaso. A instituição é um polo de excelência e inovação, e suas cientistas estão entre as que mais contribuem para os avanços em ciência e tecnologia no país.

Que esse encontro sirva de inspiração para que mais meninas sonhem alto, ocupem seus espaços e vejam na ciência um caminho de realização, impacto e transformação.

Quem pode participar?


 Mulheres com doutorado concluído a partir de janeiro de 2017 em uma das áreas contempladas (Ciências da Vida, Físicas, Químicas, Matemática e agora Engenharia e Tecnologia). Para mães, conclusão a partir de 2016 para quem tem um filho, e a partir de 2015 para quem tem dois ou mais.

As inscrições estão abertas até 30 de junho.


Mais informações e formulário de inscrição:


👉 forwomeninscience.com/challenge/show/131

Coppe lança projeto voltado para a implantação da Linha 3 do Metrô

A Coppe/UFRJ realiza, no dia 3 de junho, o lançamento oficial do Projeto de Integração, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Mobilidade no Rio de Janeiro (PRISMA-RJ). A iniciativa tem como foco a elaboração de estudos técnicos voltados à implantação da Linha 3 do Metrô, ligando os municípios de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí à cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um eixo estruturante para a promoção da mobilidade sustentável, da integração metropolitana e do desenvolvimento territorial na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).

O projeto será desenvolvido por pesquisadores do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe, por meio dos laboratórios RESET (Rede de Estudos em Engenharia e Socioeconômicos de Transportes) e OPTGIS (Laboratório de Otimização e Sistemas de Informações Geográficas). Com coordenação do professor do PET, Rômulo Orrico, tem como objetivo oferecer uma base técnica robusta para subsidiar decisões estratégicas relacionadas ao planejamento, estruturação e viabilidade da futura linha metroviária.

De acordo com os pesquisadores da Coppe, a Linha 3 do Metrô tem potencial para transformar significativamente a conectividade urbana e intermunicipal, promovendo acessibilidade, redução de desigualdades, valorização urbana, descarbonização do transporte e geração de emprego e renda. Para tanto, os estudos previstos incluem:

  • Diagnósticos urbanos e operacionais;
  • Simulações computacionais de demanda e operação;
  • Oficinas regionais com a sociedade civil;
  • Pesquisas de campo e mapeamentos socioeconômicos;
  • Audiências públicas;
  • Propostas de modelo de delegação e elaboração de minuta de edital de licitação.

Durante o evento, serão apresentados os objetivos centrais do PRISMA-RJ, a metodologia adotada, o cronograma de execução e os resultados esperados. A cerimônia contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes da academia, operadores do setor de transporte e demais atores estratégicos.

SERVIÇO

Lançamento do Projeto PRISMA-RJ – Linha 3 do Metrô – RJ

Data: 3 de junho de 2025

Horário: 10h às 12h30

Local: Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ – Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária

Inscrições: Para participar do evento, as inscrições devem ser realizadas pelo Google Formulários.

Engenheiros de Destaque: UFRJ e CUP-Beijing firmam acordo de cotutela

A UFRJ e a China University of Petroleum (CUP-Beijing) assinaram, em Beijing, na sexta-feira, 23 de maio, um acordo de cotutela que permitirá a concessão de dupla diplomação a alunos de doutorado. Ao todo, 15 programas de pós-graduação serão contemplados, dos quais 13 pertencem à Coppe – ou seja, todos os programas da Coppe estão incluídos na parceria.

O acordo integra o escopo do Instituto Engenheiros de Destaque, iniciativa conjunta que reúne, além das duas universidades, a Petrobras e a China National Offshore Oil Corporation (Cnooc).

Pelo modelo de cotutela, os doutorandos brasileiros cursarão os dois primeiros anos na Coppe e os dois anos seguintes na CUP-Beijing – e vice-versa para os alunos chineses. Ao final do percurso acadêmico, os estudantes receberão o diploma das duas instituições.

A parceria tem como objetivo promover a formação conjunta de profissionais altamente qualificados nas áreas de Engenharia, Meio Ambiente, Energia e áreas correlatas, com foco no desenvolvimento de tecnologias verdes e de baixo carbono. A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e visa fortalecer a internacionalização dos programas de pós-graduação, além de estimular a inovação, a visão global e a capacidade de enfrentar desafios complexos da engenharia contemporânea.

O diretor Acadêmico da Coppe, Jean-David Caprace, ressalta que “com a aceleração da produção de conhecimento nesta década, impulsionada pelo avanço da Inteligência Artificial e outras tecnologias disruptivas, o ensino tradicional tem enfrentado dificuldades para responder às novas demandas. A ideia é selecionar os melhores alunos para que estejam aptos a enfrentar esses desafios emergentes”.

Os alunos de doutorado, interessados em participar da cotutela deverão se inscrever por meio de edital específico, que será publicado no site da Coppe: https://coppe.ufrj.br/ingressar/.

A parceria entre a Coppe e a CUP-Beijing teve início em 2008, com a assinatura do primeiro memorando de entendimento (MoU). Com o novo acordo de cotutela, essa colaboração se consolida e se aprofunda, marcando um novo patamar na cooperação entre as instituições.

Coppe e CNOOC avançam na criação de hub de inovação sino-brasileiro em energia

A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, e a vice-presidente da CNOOC, Zhang Yuan

A Coppe/UFRJ e a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) deram um passo importante na consolidação de uma aliança estratégica internacional ao realizarem, na última sexta-feira, 23 de maio, o kick off do Centro Brasil-China de Inovação Científica e Tecnológica. A reunião marcou o início da implementação formal do centro, fruto de um acordo assinado em 2024 entre a Coppe, a Petrobras, a CNOOC e a China University of Petroleum (CUP-Beijing).

A importância da iniciativa foi reforçada pela presença de uma delegação de alto escalão da CNOOC, liderada pela vice-presidente da empresa, Zhang Yuan, o que sinaliza o forte interesse chinês na colaboração com a Coppe e no fortalecimento das relações bilaterais em ciência e tecnologia. A CNOOC é uma das maiores companhias de energia do mundo, com atuação estratégica no setor de óleo e gás offshore, e a única empresa chinesa com participação em um campo do pré-sal brasileiro.

Durante o encontro, a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, e o vice-diretor, professor Marcello Campos, receberam os representantes chineses e apresentaram as diretrizes que orientarão o desenvolvimento do centro. Também participaram o diretor do Centro de Soluções de Baixo Carbono, Alfredo Renault; o head da Coppe Internacional, Pedro Spadale; e a pesquisadora Rejane Rocha, secretária-executiva do Centro Brasil-China.

O novo hub de inovação será estruturado em sete comitês temáticos, formados por representantes das quatro instituições parceiras, com foco em áreas prioritárias para o futuro da indústria energética:

  • Tecnologias para redução de custos

  • Descarbonização offshore

  • Descomissionamento, reimplantação e reuso de ativos

  • Aplicações digitais (como inteligência artificial e análise de dados)

  • Uso de gás natural com alta concentração de CO₂

  • Energias renováveis

  • Comitê institucional (responsável por aspectos legais e administrativos)

Na reunião, o professor Marcello Campos também apresentou uma proposta de estruturação de cinco grupos de trabalho técnico, com previsão de atuação ao longo de três anos, organizados nas seguintes frentes:

  1. Computação de alto desempenho e inteligência artificial – suporte transversal aos demais grupos

  2. Exploração e avaliação avançadas

  3. Performance de campo otimizada

  4. Perfuração otimizada

  5. Integridade de ativos

Além do início formal das atividades do centro, o cronograma da parceria prevê um evento de grande porte para o segundo semestre: o 1º Fórum Brasil-China de Inovação em Ciência e Tecnologia Marinha, que será realizado em outubro, no campus da Coppe/UFRJ. O fórum deverá reunir representantes da academia, empresas e governos dos dois países para aprofundar o intercâmbio técnico e promover o desenvolvimento conjunto de tecnologias de ponta voltadas para a transição energética.

A criação do Centro Brasil-China representa um marco na internacionalização da pesquisa da Coppe e no estreitamento das relações científicas entre Brasil e China, com potencial para gerar inovações relevantes no campo da energia sustentável e fortalecer a posição do Brasil como protagonista global no setor offshore.

Estudo da Coppe propõe soluções para o impacto do tráfego de visitantes na Urca

Mais de 60% dos visitantes que chegam ao bondinho do Pão de Açúcar utilizam automóveis — próprios, por aplicativo ou táxis — e muitos enfrentam dificuldades para estacionar nas imediações. Essa é uma das principais conclusões de um estudo realizado por pesquisadores do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, que analisou o impacto da visitação ao Parque Bondinho Pão de Açúcar sobre a mobilidade urbana do bairro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro.

Com abrangência expressiva, o levantamento entrevistou 2.800 visitantes, sendo conduzido pela equipe do Laboratório de Otimização e Sistemas de Informações Geográficas (OPTGIS), sob coordenação do professor Glaydston Ribeiro. O objetivo foi entender os padrões de deslocamento até uma das atrações turísticas mais visitadas do Brasil e propor alternativas para mitigar os impactos gerados.

Entre os entrevistados, 12,6% declararam usar o próprio automóvel para chegar ao bondinho. Desse grupo — aproximadamente 350 pessoas — 41% relataram gastar mais de 15 minutos procurando uma vaga, enquanto 19% demoram entre 10 e 15 minutos. Apenas 42,8% conseguem estacionar na própria Urca, sendo o restante forçado a parar na Praia Vermelha ou em locais mais distantes, como shoppings.

A situação é agravada pela baixa adesão ao transporte coletivo convencional: apenas 3,1% chegam de ônibus comuns. Já os serviços por aplicativo representam 39% dos acessos e os táxis, 11%, somando com os carros particulares mais de 62% de automóveis circulando na região.

Com base nesses dados, o estudo defende uma reavaliação urgente da oferta de transporte público, especialmente nos fins de semana, quando o número de linhas de ônibus para o bairro cai de quatro para três e os intervalos aumentam em 33%, o que desestimula o uso do serviço pela longa espera.

Apesar da alta circulação de veículos, os pesquisadores do OPTGIS afirmam que o bondinho em si não é o maior causador de impacto no trânsito. Segundo eles, a dificuldade para estacionar se deve principalmente à alta ocupação das vagas públicas por moradores da Urca que não possuem garagem e por visitantes de outras atrações do entorno. Os pesquisadores observaram também que vans de turismo, utilizadas por 20,7% dos entrevistados, permanecem estacionadas na região, contribuindo para a saturação das vagas.

Com base nas análises, o estudo propõe um conjunto de medidas práticas para reduzir os impactos e promover uma mobilidade mais eficiente e sustentável na Urca:

  • Incentivar o uso do transporte coletivo, com melhoria nas linhas e frequências de ônibus, especialmente nos fins de semana;

  • Estabelecer parcerias com empreendimentos vizinhos para ampliar a oferta de vagas de estacionamento fora do bairro;

  • Criar áreas específicas para embarque e desembarque de passageiros, com acessibilidade garantida;

  • Implementar um sistema de estacionamento rotativo inteligente, com sensores de ocupação e aplicativos móveis que informem, em tempo real, as vagas disponíveis, otimizando o tempo de busca e reduzindo a circulação desnecessária.

Segundo os pesquisadores, essas medidas são ainda mais urgentes diante da projeção de crescimento do tráfego local entre 1,7% e 5,3% nos próximos cinco anos, o que poderá agravar ainda mais os problemas atuais se nenhuma intervenção for feita.

Startup da incubadora da Coppe lança 10° edição do curso de cultivo celular 3D

A Gcell, uma deeptech residente na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, está com inscrições abertas para a 10ª edição do curso “Cultivo Celular 3D – Do cultivo de células à biofabricação”, que será realizado de 30 de junho a 3 de julho.

Voltado para cientistas, técnicos e estudantes, o curso é pago e oferece aulas teóricas e práticas em laboratório, ministradas por especialistas do Brasil e do exterior.

A programação inclui temas como desenvolvimento de organoides, bioimpressão, microfluídica, inteligência artificial aplicada e testes toxicológicos in vitro. Os participantes também terão acesso a uma plataforma digital com mais de 15 aulas em vídeo e materiais complementares.

Mais informações e inscrições: (21) 99915-5281.

Folder Institucional 2025

Nosso novo folder institucional apresenta os diferenciais da Coppe, sua estrutura, programas de pós-graduação, áreas estratégicas de atuação e iniciativas transversais. Veja como contribuímos para o desenvolvimento do Brasil e o bem-estar da sociedade.

Revolução Energética no Mar: Brasil avalia uso de Pequenos Reatores Modulares para geração de energia elétrica para plataformas de petróleo

Em meio à transição energética global, o Brasil dá passos importantes rumo ao uso de Pequenos Reatores Modulares (SMRs) em ambientes offshore. No último dia 28 de abril, pesquisadores da Coppe e especialistas de instituições de referência no setor nuclear reuniram-se para discutir as oportunidades, os desafios e os marcos regulatórios ligados à implantação de SMRs embarcados. A tecnologia tem potencial para acelerar a descarbonização, especialmente nas operações do setor de óleo e gás.

Os SMRs representam uma nova geração de soluções nucleares, mais flexíveis, seguras e econômicas que as usinas convencionais. Com projeto modular, esses reatores podem ser fabricados em série em ambientes controlados e transportados para o local de instalação, o que reduz significativamente os custos e os prazos de implantação.

Coppe à frente de estudo pioneiro sobre viabilidade offshore

A Coppe lidera um estudo inédito, em parceria com a Petrobras, para avaliar a viabilidade técnica do uso de SMRs na geração de energia em alto-mar. O objetivo é substituir parcial ou totalmente as turbinas a gás utilizadas atualmente em plataformas de produção de petróleo, contribuindo para a redução expressiva das emissões de carbono.

Professor Aquilino Senra

Coordenado pelo professor Aquilino Senra, do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, o projeto aborda aspectos da física e engenharia dos reatores nucleares, ciclo do combustível nuclear, arcabouço legal para o licenciamento, condições operacionais e estratégias de descomissionamento. “A Petrobras ainda não planeja implantar SMRs, mas está avaliando essa e outras fontes limpas, como a eólica e a solar, para descarbonizar suas operações offshore”, explica Senra. Entre as propostas do estudo, está a criação de hubs energéticos híbridos (nuclear + renováveis) em um raio de 30 km das plataformas, capazes de abastecer múltiplas unidades simultaneamente.

“A tendência de crescimento da energia nuclear é enorme no curto prazo, e precisamos nos preparar para ela. Contudo há desafios que precisam ser superados para que os SMRs atendam as expectativas para geração de energia elétrica em áreas remotas e fora do sistema integrado nacional”, enfatiza Senra. O professor em sua apresentação destacou os seguintes desafios: estimativas de custos, capacidade para atender o seguimento de carga nas diferentes aplicações, estruturação de empresa para a operação dos SMRs no país, entre outros.

Além da tecnologia: os desafios da implantação

Para o professor Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, os desafios não são apenas técnicos: “É preciso considerar também fatores como aceitação pública, infraestrutura portuária para embarcações nucleares e regulamentação internacional. A tecnologia em si não é nova — desde os anos 1960 já existem navios com propulsão nuclear. O que está em jogo agora são os aspectos operacionais: custos, segurança e riscos geopolíticos, como a pirataria”, destaca.

A Coppe reafirma, assim, seu papel estratégico na vanguarda da pesquisa em energia nuclear no Brasil, promovendo debates fundamentais e conduzindo estudos que podem transformar o futuro energético do país.

Coppe celebra legado em pesquisa sobre meios porosos e sustentabilidade

Martinus Theodorus van Genuchten

A Coppe/UFRJ realizou, de 7 a 9 de maio, uma conferência internacional em homenagem aos 80 anos de um de seus professores do Programa de Engenharia Nuclear, o professor Martinus Theodorus “Rien” van Genuchten. Organizado pelo Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (Lasme), o evento reuniu especialistas para discutir avanços na pesquisa de escoamento multifásico e transporte de contaminantes em meios porosos — área estratégica para setores como meio ambiente, energia e agricultura.

Na Coppe, o pesquisador contribuiu com estudos sobre materiais radioativos e suas implicações ambientais, além da investigação das propriedades de escoamento em rochas carbonáticas com uso de tecnologias como NMR e microtomografia.

Reconhecido internacionalmente pela equação que leva seu nome, também deixou um legado na modelagem multiescala e na aplicação da Técnica da Transformada Integral Generalizada (GITT), com impacto em áreas como hidrologia, engenharia do petróleo e mitigação de mudanças climáticas.

Nascido na Holanda, van Genuchten é referência global em física do solo e hidrologia. Coautor do software Hydrus, foi agraciado com o Prêmio Wolf de Ciência e Arte (2023) por suas contribuições à compreensão do fluxo de água e transporte de contaminantes em solos.

Inovação em pavimentação: Coppe e Cenpes testam novo asfalto tecnológico na Cidade Universitária

A Coppe/UFRJ e o Cenpes/Petrobras deram início no dia 5 de maio aos testes de um novo asfalto inovador desenvolvido pela Petrobras, que está sendo aplicado em vias da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Fruto de uma colaboração estratégica entre as duas instituições, a iniciativa alia alta tecnologia, sustentabilidade e valorização da ciência nacional. Os testes contam com o apoio da Prefeitura Universitária da UFRJ.

O estudo é conduzido por pesquisadores do Laboratório de Geotecnia – Setor de Pavimentos, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, em trechos de grande circulação da Cidade Universitária da UFRJ. O objetivo é analisar o desempenho do novo material em condições reais de uso, em um ambiente que reúne alta demanda por infraestrutura e intensa atividade científica.

A pesquisa se insere em um conjunto de projetos colaborativos entre a Coppe e o Cenpes, que buscam soluções tecnológicas sustentáveis para o setor de pavimentação asfáltica. Segundo o professor Thiago Aragão, coordenador do projeto, os estudos envolvem análises do envelhecimento do material ao longo do tempo, da dosagem balanceada para maximizar o desempenho mecânico e das propriedades ambientais do produto.

Professor da Coppe, Thiago Aragão, coordenador da pesquisa

“O novo asfalto desenvolvido pela Petrobras representa um salto tecnológico. Ele combina eficiência técnica com responsabilidade ambiental e tem potencial para transformar o mercado de pavimentação no Brasil”, afirma Aragão.

Além dos benefícios técnicos, o projeto fortalece o uso de matérias-primas nacionais e impulsiona rotas de produção mais eficientes e mais limpas. “A ideia é desenvolver alternativas que tragam ganhos ambientais e econômicos, agregando mais valor à cadeia produtiva brasileira do asfalto”, explica o pesquisador Ricardo Schroeder.

“O uso desses materiais pode inaugurar uma nova geração de pavimentos asfálticos no país, consolidando a posição da Petrobras no mercado de derivados de petróleo e contribuindo para infraestruturas mais duráveis e com menor impacto ambiental”, conclui Aragão.

Confira o vídeo: Coppe e Cenpes testam nova pavimentação sustentável

Dia do Trabalhador na Coppe: o valor da pausa em uma cultura de inovação humana

Mais do que uma data comemorativa, o Dia do Trabalhador é um convite à reflexão sobre os caminhos que estamos trilhando no mundo do trabalho — e sobre como queremos seguir. Na Coppe, a celebração de 1º de Maio foi marcada por um momento simbólico e necessário: uma pausa coletiva para colocar em foco o que muitas vezes fica em segundo plano no ritmo acelerado da vida profissional — o bem-estar de quem faz a ciência e a inovação acontecerem todos os dias.

No dia 5 de maio, a Fundação Coppetec e a Diretoria de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ promoveram um encontro especial com a psicóloga Gabriela Barbosa, que conduziu a palestra “A importância das pausas e do equilíbrio no trabalho”. O evento reuniu colaboradores e colaboradoras das duas instituições em uma conversa profunda sobre saúde mental, relações de trabalho e práticas sustentáveis de produtividade.

Mais do que falar sobre esgotamento profissional e prevenção à síndrome de Burnout, Gabriela trouxe ferramentas práticas e simbólicas para a construção de ambientes mais saudáveis: técnicas de respiração, práticas de mindfulness, estratégias de comunicação assertiva e uma proposta simples e poderosa — valorizar e reconhecer os colegas, como parte de uma cultura de respeito e gratidão.

Ao olhar para o futuro, a Coppe reafirma seu compromisso com a valorização das pessoas que constroem diariamente uma das mais relevantes instituições de ciência e engenharia da América Latina. Afinal, é no encontro entre conhecimento e bem-estar que se fortalece o trabalho que transforma realidades.

Pesquisadores da Coppe desenvolvem sistema inovador para monitorar o solo marinho

Pesquisadores do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ, em projeto de pesquisa conjunto com a Petrobras, com a colaboração do Instituto Norueguês de Geotecnia (NGI), desenvolveram um sistema inovador de monitoramento do leito marinho capaz de detectar deslocamentos verticais e horizontais e inclinações do solo a profundidades de até 2 mil metros. Este avanço tecnológico é essencial para avaliar a integridade de estruturas offshore, como poços de petróleo e outros equipamentos usados na indústria de petróleo e gás. No futuro também poderá ser utilizado nas estruturas de turbinas eólicas offshore.

Na Coppe, o projeto é executado pelo corpo técnico do Laboratório de Ensaios de Campo e Instrumentação Professor Márcio Miranda Soares (LACI), que é ligado ao Laboratório de Geotecnia Professor Jacques de Medina, do PEC. Cabe a esta equipe a execução dos testes de integração, comissionamento e análise de dados do sistema. Segundo o coordenador do LACI, professor Fernando Danziger, o sistema mostrará com elevada acurácia o grau de inclinação de estruturas offshore, bem como o monitoramento de deslocamentos e abertura de trincas que podem ocorrer no leito marinho, oriundos dos processos de produção de óleo e gás.

Fernando Danziger e o pesquisador do LACI, Gustavo Domingos, mostram as maquetes dos equipamentos usados no projeto, impressas em 3D.

Os dados coletados são transmitidos através de modems acústicos, conectados a uma central de processamento na superfície. Isso permite um monitoramento contínuo e acurado de condições do fundo marinho, superando as limitações das inspeções visuais tradicionais realizadas com ROVs (veículos operados remotamente).

Na Petrobras, o novo sistema promete reduzir os custos operacionais relacionados à utilização de embarcações para inspeções visuais. O coordenador técnico do projeto na Petrobras, engenheiro Ricardo Garske Borges, destaca que o monitoramento será focado em estruturas como cabeças de poço, manifolds e dutos submarinos, com a expectativa de realizar um teste de campo em breve. O sistema foi projetado para fazer a coleta de dados em intervalos regulares, com análise posterior. Mas, uma segunda fase do projeto inclui a implementação de inteligência artificial (IA) para permitir a análise em tempo real, possibilitando a detecção imediata de problemas iminentes, como trincas ou movimentos de solo significativos.

Mergulhadores auxiliam nos testes realizados nas placas do fundo do Tanque Oceânico

Os testes de validação do sistema foram realizados no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe, que possui o segundo tanque oceânico mais profundo do mundo. Neste laboratório, os equipamentos puderam ser submetidos a simulações realistas do ambiente marinho, com placas móveis que simulam as condições similares à abertura de trincas no leito marinho. As transmissões de dados são feitas de maneira segura e sem interferências, utilizando modems acústicos especializados, desenvolvidos pela Sonardyne, que garantem a comunicação estável e acurada dos dados via ondas acústicas digitais.

O projeto também envolve simulações em um Campo Experimental de Referência Internacional de Solos Moles, operado pelo LACI. O campo está situado às margens do rio Sarapuí, em instalações da Estação Rádio da Marinha, no município de Duque de Caxias (RJ). Neste campo, a subsidência (afundamento do solo) será gerada e monitorada ao longo do tempo com sensores de fibra ótica e dispositivos para medir a pressão dentro dos solos, conhecidos tecnicamente como transdutores de poro-pressão. Fernando Danziger explica que tais sensores e dispositivos fornecerão dados valiosos sobre a evolução desses processos no leito marinho, possibilitando o desenvolvimento de métodos de previsão mais confiáveis acerca do fenômeno.

Este projeto de pesquisa representa um avanço significativo no uso de tecnologias de ponta para garantir a segurança e a integridade de estruturas offshore, além de contribuir para a redução de custos operacionais e otimização das operações na indústria de petróleo, gás e energia renovável.

As equipes do Laci e da Petrobras, contam com a colaboração de técnicos de empresas e pesquisadores do LabOceano da Coppe

Inovação na cadeia cervejeira: Coppe estimula soluções sustentáveis e tecnológicas em hackathon focado no setor

O mercado cervejeiro brasileiro vive um momento de expansão e transformação. O Brasil é hoje o terceiro maior produtor mundial de cerveja, atrás apenas de China e Estados Unidos. Em 2024, o país contava com mais de 1.700 cervejarias registradas, evidenciando o crescimento do setor e o fortalecimento da cultura cervejeira nacional. Ao mesmo tempo, o setor enfrenta desafios que abrem espaço para inovação: mais de 99% do lúpulo utilizado no país ainda é importado, e há gargalos logísticos e de sustentabilidade em diferentes etapas da cadeia produtiva.

Nesse contexto, a Coppe/UFRJ vem se consolidando como um agente estratégico no fomento à inovação tecnológica no setor cervejeiro. Um exemplo claro é o hackathon “Desafio para Transições Sustentáveis na Economia Cervejeira”, realizado de 28 a 30 de abril pelo Casulo – Centro Avançado em Sustentabilidade, Ecossistemas Locais e Governança – vinculado ao Programa de Engenharia de Produção da Coppe. Voltado a alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ, o evento desafiou os participantes a desenvolverem soluções tecnológicas aplicáveis à cadeia cervejeira, com foco em sustentabilidade e eficiência produtiva.

A competição mobilizou 600 candidatos, com cinco equipes finalistas. A grande vencedora foi a LINKFY, liderada por Daniel Gudin, aluno de Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da UFRJ. A proposta premiada consistiu em uma solução de Monitoramento Autônomo de Lúpulo, que combina drones terrestres, inteligência artificial e sensores para detectar pragas e falhas nas plantações e acionar correções de forma autônoma. A tecnologia promove uma gestão agrícola inteligente, sustentável e altamente escalável, especialmente relevante diante do desafio de nacionalizar a produção de lúpulo.

O segundo lugar ficou com a equipe LumiScan, comandada por Daianny Siqueira, aluna de Engenharia de Produção. Eles apresentaram um sistema automatizado de baixo custo para detecção de falhas em iluminação agrícola, baseado em sensores conectados a plataformas como Arduinos e Raspberry Pi. A proposta substitui inspeções manuais e oferece um painel de gestão eficiente para os produtores.

Coordenado pela professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, o hackathon integra o projeto mais amplo “Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para Cultivo de Lúpulo e Inovação da Cadeia Cervejeira”, em parceria com associações e empresas como Aprolúpulo, Brazuca Lúpulos, Viveiro Van De Bergen, Fuse Sistemas e Porto Maravalley. As soluções apresentadas durante o evento foram desenvolvidas com o uso de tecnologias emergentes como impressão 3D, IoT e IA, mostrando como o ecossistema de inovação da Coppe pode gerar impacto direto no setor produtivo.

A banca teve entre os integrantes, os professores Camila Assis, da EBA, e Amanda Xaxier, Tharcísio Fontainha e Renata Simões, da Coppe

A iniciativa contou ainda com apoio da AmBev, que participou indicando especialistas para a banca avaliadora e com palestras técnicas, além do suporte da Faperj, Capes e Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa, e de Extensão da UFRJ. A banca foi composta por especialistas da indústria e professores da Coppe e da Escola de Belas Artes (EBA), reforçando a abordagem multidisciplinar e conectada ao mercado.

Para além da competição em si, o evento reforça o papel da Coppe como catalisadora de soluções que respondem aos desafios contemporâneos do setor cervejeiro. Estimular a produção nacional de insumos, desenvolver tecnologias adaptadas ao clima tropical e promover a sustentabilidade são estratégias essenciais para fortalecer uma das indústrias mais promissoras do Brasil — e a Coppe está na vanguarda dessa transformação.

“Como um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, o Brasil oferece um vasto horizonte para crescimento. Fomentar a cultura cervejeira é criar um ambiente de oportunidades em que todos tenham sucesso”, destaca a professora Amanda Xavier.

Coppe e Michelin discutem colaboração para acelerar soluções sustentáveis em processos industriais e gestão

A Coppe/UFRJ e a Michelin deram um passo importante rumo à construção de uma parceria voltada à inovação com impacto ambiental positivo. Durante encontro realizado no dia 30 de abril, líderes de oito laboratórios da Coppe apresentaram a técnicos da Michelin pesquisas e tecnologias com alto potencial de aplicação prática para os desafios globais da empresa francesa — especialmente nas áreas de sustentabilidade industrial, gestão energética e uso de materiais renováveis.

Com mais de 130 anos de história, a Michelin é uma das líderes mundiais na fabricação de pneus e serviços de mobilidade, operando em 69 unidades industriais e empregando mais de 112 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa estabeleceu uma ambiciosa meta de incorporar 100% de materiais reciclados ou renováveis em seus pneus até 2050, sem abrir mão de segurança e durabilidade.

Técnicos da Michelin destacaram o alinhamento entre as pesquisas apresentadas e as necessidades concretas da empresa

Nesse contexto, a Coppe se apresenta como parceira estratégica. Reconhecida como um dos principais centros de excelência em engenharia da América Latina, a Coppe desenvolve soluções científicas com forte vocação para aplicação industrial, em áreas como energia, meio ambiente, química de materiais, nanotecnologia e transportes. Seu modelo de inovação colaborativa já impulsionou avanços em setores-chave da economia brasileira — e agora pode contribuir com os compromissos globais da Michelin.

Durante a reunião, pesquisadores da Coppe apresentaram estudos voltados a três áreas de grande interesse da Michelin:

  • Reciclagem de pneus em fim de vida útil, com ênfase na reciclagem química de polímeros;

  • Estudos sobre biomassa e consumo energético, especialmente em regiões como Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Bahia e Espírito Santo;

  • Aplicação de materiais renováveis e recicláveis em borracharia.

Marysilvia destaca a sinergia entre Coppe e Michelin

As pesquisas apresentadas incluem desde a produção de biogás e biometano como parte da transição energética brasileira até inovações no transporte de materiais e uso de nanotecnologia em materiais sustentáveis. Professores das áreas de Engenharia Química, Civil, de Transportes, Planejamento Energético, Nanotecnologia e Engenharia Metalúrgica apresentaram soluções específicas para cada um dos tópicos discutidos.

“Esse encontro demonstrou como o conhecimento desenvolvido na Coppe pode ser direcionado para resolver desafios reais da indústria global. A Michelin tem metas ambiciosas, e a Coppe tem ciência aplicada e talento humano para ajudar a atingi-las. A sinergia é clara”, destacou a professora Marysilvia Costa, diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, que também participou como pesquisadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

José Carlos apresenta pesquisas para reciclagem de pneus

Além de Marysilvia, participaram pela Coppe o professor Alfredo Renault, diretor do Centro Virtual de Soluções de Baixo Carbono; o professor Thiago Aragão (Engenharia Civil e diretor adjunto de Tecnologia e Inovação); os professores Henrique Poltronieri Pacheco, José Carlos Pinto e Tito Livio Alves (Engenharia Química); Marcelino Vieira (Engenharia de Transportes); Marco Aurélio Santos (Planejamento Energético); e as alunas Daniele Brandão e Carolina Delfino, representando o professor Fernando Gomes Junior (Engenharia da Nanotecnologia).

Representando diferentes áreas da Michelin, participaram Luiz Cláudio Fenta, Elaine Galdino, Lucas Teixeira Costa, Thaís Garcia Rocha, Fernanda Leite e Ana Caroline Alcântara — técnicos de setores que vão de suprimentos à industrialização. Eles destacaram o alinhamento entre as pesquisas apresentadas e as necessidades concretas da empresa, inclusive quanto à adoção de novas metodologias por fornecedores.

A expectativa é que, a partir desse primeiro encontro, a Coppe e a Michelin aprofundem as discussões para o desenvolvimento de projetos-piloto colaborativos, com foco em soluções sustentáveis de aplicação industrial. Estuda-se ainda a possibilidade de um acordo de cooperação técnica entre as instituições.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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Action name: UFRJ Observatory of Community Bank and Digital Local Currency
Coordinator: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contact information: luizart@gmail.com

About the action: The UFRJ Observatory of Community Bank and Digital Local Currency aims to make such experiences visible as well as strengthen and reflect on them, whether by promoting spaces for debate and teaching-learning or by developing technologies with the involved groups. It is inspired by (and works in tandem with) the network formed by science outreach researchers which began in 2020, the Observatory of Community Bank and Local Currency (OBM). This network brings together researchers engaged in allying their academic knowledge with the practical activities of community banks and social currency in Brazil, from the perspective of listening to the involved groups, engaging in outreach work and analysing the practices of the groups involved. “Community Banks are solidarity-based financial services, in a network, of an associative and communitary nature, aimed at generating work and income with a perspective of reorganizing local economies”. They bring together practices and principles, such as a microcredit granting for local production and consumption, whenever possible, in social currencies (valid in a restricted territory and at par with the Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). In Brazil, such banks had Banco Palmas (Fortaleza, 1998) as their pioneering experience and accumulated more than 150 initiatives. With the digitalization of their social currencies, they inspired and worked in tandem with public policies for income transfer, notably in the State of RJ.

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Action name: MOB4.0 – Hub of smart planning of the mobility of the state of Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Access to information and communication technologies offers a diverse range of data collection instruments capable of tracking the positioning of people and objects in space and recording their movements over time. Composing this set of instruments, IoT (Internet of Things) devices, applications and records of the use of smart services (e.g. cards, terminals) stand out as potential sources of data for the planning, management, operation, and monitoring of transportation services. In this context, the present course aims to validate the potential of the state of art in terms of intelligent data collection tools within the field of urban mobility planning for the construction of an ecosystem of intelligent mobility planning in the State of Rio de Janeiro. Methodologically, the training program for the regulation, hiring and use of analytical tools and databases on the same topic is carried out through the development and validation of an information platform aimed at planning mobility in an intelligent, inclusive and sustainable way, focusing on the municipalities of the State of Rio de Janeiro.

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Action name: EAD Low Carbon: Offshore renewable energy
Coordinator: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contact information: skr@pet.coppe.ufrj.br

About the action: We are increasing the volume of carbon in the atmosphere, which poses a risk to society and will generate a major global impact. In the Low Carbon course, offered by COPPE/UFRJ, we will present ways to reduce this impact through low carbon solutions, showing the importance and need for low carbon technologies.

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Action name: EAD Low Carbon: Climate Change
Coordinator: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contact information: skr@pet.coppe.ufrj.br

About the action: We are increasing the volume of carbon in the atmosphere, which poses a risk to society and will generate a major global impact. In the Low Carbon course, offered by COPPE/UFRJ, we will present ways to reduce this impact through low carbon solutions, showing the importance and need for low carbon technologies.

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