Resultados de estudos de geofísicas na Antártica para avaliar derretimento das geleiras serão apresentados na Coppe

Na próxima sexta-feira, dia 1 setembro, às 10 horas, terá início o Ciclo de Palestras Técnicas do Laboratório de Ensaios de Campo e Instrumentação Professor Márcio Miranda Soares (LACI) e do Laboratório de Geotecnia Professor Jacques de Medina, da Coppe/UFRJ. A palestra inaugural será proferida pelo professor convidado do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Jandyr Travassos, que abordará o tema “Imageamento e modelagem física da subsuperfície terrestre, com ênfase na cobertura de gelo da Antártica”. O evento será realizado no auditório do Laboratório de Métodos de Modelagem e Geofísica Computacional (Lamemo) da Coppe, no bloco M do Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Durante sua palestra, Jandyr apresentará resultados obtidos com investigações geofísicas de campo na Antártica, para avaliação do derretimento das geleiras e elevação do nível dos oceanos. O professor abordará também algumas aplicações da Geofísica para imageamento e modelagem da subsuperfície terrestre, com ênfase na cobertura de gelo da Antártica. Outro foco será nos métodos de radar de penetração do solo (GPR) e na sísmica passiva utilizando vibrações ambientais e naturais e/ou
antropogênicas. Tais métodos foram utilizados para revelar estruturas no gelo, correlacionadas à dinâmica de geleiras, evidenciando casos onde há aceleração da perda de massa para o oceano, devido às mudanças climáticas de origem antropogênica. Tal mecanismo de perda de massa, incluindo o derretimento submarino, é o principal componente na mudança do nível dos mares.

O objetivo do ciclo é agregar e compartilhar o conhecimento, dentro e fora da academia, visando à melhoria contínua do desenvolvimento das pesquisas e práticas da engenharia associadas a questões geotécnicas e geoambientais.

Jandyr Travassos é graduado em Física (1976), com mestrado em Geologia pela UFRJ (1981), doutorado em Geofísica pela University of Edinburgh (1987) e pós-doutorado no Lamont-Doherty Observatory, Columbia University (1999). O professor tem atuado como pesquisador e orientador de pós-graduação em instituições de ensino e pesquisa, e como consultor nas áreas de prospeção petrolífera e ambiental na iniciativa privada. Além disse, tem envolvimento de vários anos com trabalhos na Antártica, onde já realizou dez campanhas de campo de geofísica, no arquipélago das Shetland do Sul e no interior do continente. Aposentado do Observatório Nacional, atualmente Jandyr atua como pesquisador do Lamemo da Coppe em questões relacionadas aos impactos das mudanças climáticas no planeta.

Startup da Incubadora de Empresas da Coppe é selecionada para programa de aceleração da Ocyan

A Aquapower, startup da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, foi selecionada para participar do processo de aceleração do Programa Ocyan Waves Booster, junto com outras três startups que apresentaram as soluções mais promissoras e inovadoras para os desafios operacionais da Ocyan, além de estarem alinhadas à proposta ESG da empresa.

Durante cinco meses, as selecionadas receberão mentorias para alavancar seu crescimento. O acompanhamento será feito por uma equipe de especialistas da própria Ocyan, e cada startup terá um mentor “padrinho”. A principal meta da companhia é estimular o crescimento destas pequenas empresas no ecossistema brasileiro de inovação, além de capacitar os empreendedores, por meio de métodos personalizados e mentorias para que, no futuro, suas soluções possam gerar impactos no mercado de óleo e gás, e energia como um todo.

O Booster foi criado em 2022 na plataforma Ocyan Waves e, ao longo de seis meses, disponibilizou 52 horas de mentorias e encontros, com debates e estudos sobre os temas mercado, produto, modelo de negócio, gestão de time e de capital. O foco foi acelerar startups cleantechs, com soluções voltadas para energia limpa. Nesta primeira edição, 73 startups se inscreveram e três foram selecionadas ao final de todo o processo. Na edição de 2023, foram 83 startups inscritas e/ou mapeadas em todo o país, das quais quatro foram selecionadas para o processo de aceleração.

A plataforma Ocyan Waves foi lançada há quatro anos e, além do Booster, também incorpora o Ocyan Waves Challenge, que se tornou um programa consolidado no ecossistema de startups. Em 2022, a empresa figurou pelo segundo ano consecutivo na lista de empresas que melhor se relacionam com startups, esteve presente no ranking das 50 Open Corps e fez parte do top 3 da categoria Petróleo&Gás.

O CEO da Aquapower, Franco Vernazza, diz que este programa da Ocyan traz muitas expectativas positivas para a empresa. De acordo com ele, o bootcamp, que foi a primeira parte do programa, já foi excelente. “Durante três dias ficamos trabalhando, lado a lado, com um time da Ocyan extremamente qualificado, engajado com a inovação, e pensamos como rodar uma Prova de Conceito (PoC) e um modelo de negócios para desenvolver conjuntamente. Para nós, foi uma oportunidade muito boa e claramente a Ocyan colocou muitos recursos à disposição para que isso aconteça”, diz Franco.

Pensando estrategicamente, Franco, que é formado em Economia, pela Universidade de Buenos Aires, explica que foi muito interessante conhecer os objetivos que a Ocyan tem para aumentar a participação no mercado de energias renováveis e, assim, acredita que possa estabelecer uma parceria duradoura.

Sobre a startup

A Aquapower é uma empresa especializada no fornecimento de energia limpa e econômica, instalando turbinas de pequena escala nas tubulações existentes de cidades e plantas industriais. Mais especificamente, transforma excedentes de pressão em pontos específicos das redes hidráulicas em energia elétrica. A energia hidroelétrica oferecida pela empresa permite gerar energia distribuída em qualquer cidade, independente das condições geográficas de sol ou vento. Ela utiliza tecnologias hidrelétricas existentes, adaptadas em escala menor, criando, assim, microcentrais com potências que variam de 20W a 100kW. A solução tecnológica se aplica a empresas de grande porte, que tenham consumo de água elevado, e as turbinas podem ser instaladas em sistemas de abastecimento de cidades, plantas industriais, mineradoras, aciarias ou qualquer outra indústria intensiva no uso de água.

Há um ano na Incubadora de Empresas da Coppe, a startup começou a partir da simples ideia de aproveitar a água que passa pelas tubulações, no intuito de gerar energia. Franco diz que, no início, entenderam que isso não era comum, mas que era tecnicamente viável. “Dedicamos bastante tempo para entender possíveis aplicações de mercado, montar o business case e logo em seguida avaliamos as diferentes rotas tecnológicas possíveis. Inclusive, tivemos contato com dois laboratórios da Coppe, em que os professores se mostraram muito interessados em nos ajudar e a desenvolver alguns aspectos da tecnologia. Posteriormente contratamos projetos de consultoria de outras universidades, tanto de outros estados do Brasil, como de outros países, interagindo com profissionais que já tinham muita expertise na nossa área”, explica Franco.

Com quadro totalmente enxuto, a Aquapower conta apenas com quatro profissionais, incluindo o Franco, que estão prospectando o mercado há pouco tempo. Mas, de acordo com o CEO da empresa, as expectativas para ainda este ano são promissoras e espera quintuplicar o faturamento em 2024. “Percebemos, felizmente, que cada vez mais as empresas procuram soluções de energias limpas, eficiência energética e sustentabilidade de um modo geral, e que todas têm compromissos muito ambiciosos. Assim, entendemos que esta tendência permanecerá durante os próximos anos e é uma oportunidade muito boa para todas as startups que trabalhem com projetos nesta linha”, conclui Franco Vernazza.

Professor Fábio Toniolo vence prêmio Pesquisador em Catálise 2023

Professor Fabio Toniolo

O professor Fábio Toniolo, do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, é um dos vencedores do Pesquisador em Catálise 2023. A premiação concedida pela Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) contempla pesquisadores com até 40 anos de idade e que tenham apresentado, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no país e para a divulgação do Brasil no cenário internacional.

Além do professor Fabio Toniolo, também receberá o prêmio o professor Tiago Pinheiro Braga, do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atualmente, Fabio Toniolo coordena o projeto de desenvolvimento, em parceria com a petrolífera portuguesa Petrogal, de um combustível de aviação sustentável (SAF, sustainable aviation fuel), resultante da reação entre gás carbônico (CO2) e hidrogênio pela ação de catalisadores, sendo uma alternativa renovável ao querosene de aviação. Este projeto foi divulgado aqui, no Planeta Coppe Notícias.

Coppe recebe consultores da Innovation Norway

Coppe recebe consultores da Innovation Norway

A Coppe/UFRJ recebeu nesta segunda-feira, 28 de agosto, o conselheiro para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Torkjell Leira, e a consultora para Óleo e Gás, Raquel Filgueiras, da Innovation Norway, a mais importante agência norueguesa de fomento à inovação e exportação. Foram apresentados projetos conjuntos com empresas e instituições norueguesas e debatidas formas de consolidar, ampliar e diversificar a parceria.

A reunião contou com a presença da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; do vice-diretor, professor Marcello Campos; da diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; e do diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault.

Torkjell Leira destacou que o único escritório da Innovation Norway na América Latina fica no Rio de Janeiro e que as metas do governo norueguês, de aumentar as exportações em 50% e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030, tornam o Brasil um parceiro ainda mais importante para a Noruega.

Alfredo Renault afirmou que um maior conhecimento mútuo é fundamental para ampliar as parcerias entre a Coppe e a Noruega e que é importante que isso seja feito de forma institucional, de modo a não depender da sinergia existente entre grupos de pesquisa específicos.

Renault falou sobre importantes mecanismos de financiamento à pesquisa e inovação, ressaltando a Finep, a ANP e a Embrapii. Acerca do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault explicou que “baixo carbono” é um conceito mais amplo do que “energias renováveis” e que abrange um conjunto de ações “que são a cara da Coppe. São temas interdisciplinares e que permeiam as diversas atividades da instituição”.

Os professores Guilherme Horta Travassos (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação); Argimiro Secchi e Maurício Bezerra (Programa de Engenharia Química), Antonio Carlos Siqueira de Lima (Programa de Engenharia Elétrica), Luiz Sagrilo (Programa de Engenharia Civil), José Ponciano e Célio Costa (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) estiverem presentes e fizeram breves apresentações sobre projetos que coordenaram em parceria com instituições norueguesas.

Coppe e CNOOC firmam acordo em energias renováveis offshore

Energias renováveis offshore

A Coppe/UFRJ e a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) firmaram acordo para dois projetos de pesquisa, em energias renováveis no oceano, com financiamento de 16 milhões de reais. O primeiro projeto investiga as turbinas eólicas flutuantes em profundidades entre 60 e 150 metros. Já o segundo projeto trata da descarbonização das atividades de óleo e gás na região do pré-sal, em profundidades entre 500 e 2500 metros, utilizando o conceito de parque híbrido com fontes eólica, de onda e solar. A iniciativa é liderada pelo Grupo de Energias Renováveis no Oceano (GERO).

Os projetos têm duração de três anos e contam com a participação de mais de trinta pesquisadores que atuarão em diversas áreas, incluindo hidrodinâmica, aerodinâmica, estrutural, controle de potência, oceanografia, meteorologia, estimativa de custo, otimização, e inteligência artificial. Os testes experimentais serão realizados, a partir de 2025, no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano).

Segundo o professor Segen Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) e coordenador do GERO, o Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) coopera com a Universidade de Petróleo da China desde 2001, e a parceria com a CNOOC é uma continuidade dessa colaboração.

“No primeiro projeto, buscamos sistemas eólicos flutuantes que sejam competitivos tanto em desempenho quanto em custo da energia. Avaliaremos o desempenho d estruturas com grau de maturidade tecnológica (TRL) superior a 4 e métodos construtivos que possam dar maior competitividade às plataformas flutuantes”, explica Segen.

De acordo com o professor Milad Shadman, do PEnO, este projeto foca na avaliação destas turbinas “no que chamamos de águas intermediárias, 50 a 150m, no Sul, Sudeste e Nordeste, onde os ventos são mais fortes. Inclui acoplamento dos carregamentos aerodinâmico, hidrodinâmico, linha de ancoragem e também análise estrutural”.

“O segundo projeto é voltado para descarbonização das atividades de óleo e gás, no pré-sal, usando parques híbridos de éolica, onda e solar flutuante. Envolve análise acoplada aerodinâmica e hidrodinâmica das turbinas, avaliação do comportamento estrutural, e o desempenho das linhas de ancoragem em águas ultraprofundas. Quando falamos em pré-sal, falamos em profundidades que variam de 500 a 2500m, o que traz grandes desafios no sistema de ancoragem”.

Atualmente, as plataformas FPSO (sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) são energizadas por turbinas a gás natural. “A ideia é começar um processo de descarbonização do abastecimento de energia tanto de FPSOs quanto de sistemas submarinos de produção. Como as energias renováveis são intermitentes, o projeto irá avaliar o uso de baterias para a estabilização do fornecimento de eletricidade. É um projeto bastante arrojado e pode contribuir para a descarbonização da produção de óleo e gás. Os campos offshore costumam ser produtivos por mais de 25 anos”, esclarece o professor Segen.

Na avaliação de Milad, é um grande desafio instalar sistemas flutuantes em águas profundas. “A questão de linha de ancoragem é muito importante quando falamos de profundidades superiores a 2000m. Essas linhas podem ser de diferentes materiais, de corrente, poliéster, material sintético. Devem ser escolhidas linhas que tenham resistência suficiente e não aumentem demasiadamente o carregamento sobre o sistema flutuante. Como o sistema de conversores de onda é relativamente pequeno em relação aos conversores eólicos, com boias de cerca de cinco metros de diâmetro e peso de cerca de 50 toneladas, uma alternativa em avaliação é a utilização de ancoragem compartilhada para os diferentes módulos de conversão eólica, de ondas e solar”, explica o professor da Coppe.

Os projetos com a CNOOC têm duração de três anos, focados em simulações computacionais do comportamento dos sistemas e, no terceiro ano, testes experimentais em modelos reduzidos no LabOceano. Há ainda a participação de dois laboratórios do Programa de Engenharia Civil no primeiro projeto: o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Materiais e Tecnologias de Baixo Impacto Ambiental na Construção Sustentável (Numats) e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce).

A equipe do Lamce participa também do segundo projeto, que conta ainda com o apoio do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (Lafae), do Programa de Engenharia Elétrica, para a validação digital do controle de potência.  “Os projetos são interdisciplinares e refletem a capacidade da Coppe de aglutinar conhecimentos para a transição energética e a descarbonização da fase de produção da indústria de óleo e gás offshore”, conclui o professor Segen Estefen.

Boletim 16 – Professor da Coppe toma posse como diretor do Parque Tecnológico da UFRJ

O professor Romildo Toledo tomou posse no dia 18 de agosto, como novo diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ. O ex-diretor da Coppe garantiu empenho para ampliar a atuação do Parque e contou novidades, como a chegada de novo parceiros: a Fiocruz, o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas, entre outros.

O professor Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica recebeu a medalha Luikov, a mais importante premiação internacional na área de transferência de calor e massa, e o professor José Carlos Pinto, do Programa de Engenharia Química, foi homenageado pela sua importância no cenário internacional da engenharia de polímeros.

Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.

Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ

https://radio.ufrj.br/programas/boletim-planeta-coppe/56580454

Coppe promove o VI Forum SisBaHiA

O laboratório SisBaHiA, vinculado ao Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da Coppe/UFRJ, realiza na próxima terça-feira, 29 de agosto, a sexta edição do Forum SisBaHiA. O evento será transmitido pelo canal do laboratório no YouTube, das 14 às 15h30.

O evento visa ampliar a discussão sobre planejamento estratégico para o desenvolvimento municipal e iniciativas para o controle de inundações no contexto do plano estratégico para recuperação ambiental do sistema lagunar do município de Maricá, introduzido no V Fórum

O Fórum terá a participação dos professores Fabio Luiz Krykhtine e Marcelo Miguez, da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), e Rodrigo Rinaldi, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ). O professor Paulo Cesar Rosman, coordenador do SisBaHiA, fará a abertura do evento, que será moderado pelas pesquisadoras Luisa Quintanilha e Melissa Fontenelle.

Ative o lembrete do YouTube para ser avisado no dia. A equipe do laboratório criou um evento no LinkedIn. Compartilhe com sua rede de contatos. 

VI Forum SisBaHiA

Professor Renato Cotta recebe a medalha Luikov

Professor Renato Cotta

O professor Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, recebeu na quinta-feira, 17 de agosto, a medalha Luikov, a mais importante premiação internacional na área de Transferência de Calor e Massa. A medalha foi entregue no jantar de gala da 17ª International Heat Transfer Conference (IHCT), realizada na Cidade do Cabo, África do Sul.

Cotta é o primeiro contemplado que atua no Hemisfério Sul e fora do conjunto de países considerados como desenvolvidos. A medalha é concedida, apenas a cada dois anos, pelo International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT), tendo sido atribuída pela primeira vez em 1979.

Também estiveram presentes ao IHCT os professores Carolina Naveira-Cotta, Helcio Orlande e Marcelo Collaço, todos do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe. A próxima edição da IHCT será realizada no Rio de Janeiro, em 2026, e será presidida pelo professor Helcio Orlande.

Os contemplados com a Medalha Luikov recebem esta premiação em função de suas notáveis contribuições para a ciência e arte da transferência de calor e massa, e de suas atividades de cooperação científica internacional. A denominação Luikov Medal é uma dedicação ao Professor Aleksey Vasilievich Luikov, ex-diretor do Institute of Heat and Mass Transfer, da antiga União Soviética, em Minsk, falecido em 1974, e considerado como o cientista mais proeminente em Ciências Térmicas do século XX.

Professor José Carlos Pinto é homenageado pela Macromolecular Reaction Engineering

Professor José Carlos Pinto

O professor José Carlos Pinto, do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, teve a última edição do periódico internacional Macromolecular Reaction Engineering dedicada em sua homenagem.

Em celebração aos 60 anos do professor do Programa de Engenharia Química, o periódico publicou o editorial Celebrating the 60th birthday of José Carlos Pinto, destacando a sua importância no cenário internacional da engenharia de polímeros, com projetos de pesquisa acadêmica ou industrial com 20 países e 126 instituições.

Além disso, o periódico, publicado em 18 de agosto, trouxe o 500° artigo escrito pelo professor José Carlos Pinto. Intitulado “Synthesis of Vinyl Acetate Monomer Over PdCu Alloys: The Role of Surface Oxygenation in the Reaction Path”, o artigo foi escrito com o professor Martin Schmal, também do PEQ; com a pesquisadora Noemi Raquel Checca Huaman, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); e o professor Alberth Caranton, da Universidad ECCI (Colômbia).

Confira o editorial escrito pelo professor Marcio Nele e pela pesquisadora pós-doc Martina Pinto.

Professor Romildo Toledo toma posse como novo diretor do Parque Tecnológico da UFRJ

Professor Romildo Toledo toma posse como novo diretor do Parque Tecnológico da UFRJ

O professor Romildo Toledo, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, tomou posse nesta sexta-feira, 18 de agosto, como novo diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ. Romildo garantiu empenho para ampliar a atuação do Parque de modo a contemplar áreas como serviços de saúde, biotecnologia, agronegócio, descarbonização dos diversos setores industriais, energias renováveis, inteligência artificial, entretenimento e turismo.

“É preciso que façamos um intenso programa de articulações corporativas para atingirmos esses objetivos. Asseguro que o Ecossistema de Inovação da UFRJ continuará a desempenhar papel relevante, com o apoio da Petrobras e demais operadoras como Shell, Total, Petrogal, Repsol, Equinor, dentre outras, na busca por soluções tecnológicas”, afirmou Romildo.

Professor Romildo Toledo, diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ

O ex-diretor da Coppe adiantou que “novos e importantes parceiros” estão em processo de admissão no Parque, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO); um centro de fertilizantes; e uma planta de escalonamento de biopolímeros e outros bioprodutos, com apoio da Shell e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Eu gostaria de destacar a importância da Incubadora de Empresas da Coppe na origem do Parque. Dirigida na época pelo Maurício Guedes, com apoio de pessoas como os professores Luiz Pinguelli Rosa e Angela Uller. Gostaria de destacar também a importância de dois grandes laboratórios, o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), primeiro prédio construído no Parque, e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce)”.

O reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho, destacou a importância da articulação entre a universidade e o setor produtivo e disse que o Parque Tecnológico é um ambiente de inovação que tem o papel fundamental de fomentar a interação entre ambos. “A indústria tem de ser o fio condutor de uma política econômica voltada à geração de emprego e renda e, para termos empregos de qualidade, o conhecimento é fundamental. Precisamos de crescimento econômico e com inclusão social. O Parque é de todos, é da UFRJ, é da Ciência e Tecnologia, é do Brasil”.

Suzana Kahn e Romildo Toledo
Diretora e ex-diretor da Coppe, professores Suzana Kahn e Romildo Toledo

Ex-diretor do Parque, professor Vicente Ferreira agradeceu a ex-reitora, professora Denise Pires de Carvalho, e o ex-vice-reitor, professor Carlos Frederico Leão Rocha, pela confiança e apoio, e qualificou como brilhante a gestão de ambos à frente da UFRJ. Vicente reconheceu ainda a ajuda de seus antecessores no cargo, Maurício Guedes e o professor José Carlos Pinto, da Coppe, assim como o Conselho Diretor e as empresas residentes no Parque, pela ajuda durante o difícil desafio de fazer a gestão em meio à pandemia de Covid-19.

“Todos os resultados que foram obtidos passaram necessariamente pelo apoio dos funcionários da Fundação Coppetec. Sempre solícitos e dedicados, é um time que merece todo nosso reconhecimento, e por isso cito os professores Angela Uller e Antonio Figueiredo MacDowell, e Fernando Peregrino, que demonstraram competência para algo tão importante para a UFRJ, como a sua maior fundação de apoio”, elogiou o professor do Instituto Coppead.

“Nós terminamos 2022 com o maior número de empresas residentes e com 100% de alocação de seus espaços compartilhados. Todos esses resultados só aconteceram porque havia um grupo de pessoas absolutamente dedicadas ao Parque. Muito obrigado por tudo que vocês me ensinaram e tudo que se tornaram para mim.  A equipe do Parque fez dele muito mais do que números, fez dele um lugar maravilhoso para trabalhar, reconhecido por dois anos seguidos com o selo ‘a great place to work’. Ao Romildo, desejo a mesma sorte que eu tive: entregar o cargo a alguém que admiro pela competência”, concluiu o professor Vicente Ferreira.

Boletim 15 – Coppe inaugura planta piloto de produção de hidrogênio verde

A Coppe/UFRJ inaugurou no dia 11 de agosto, uma planta piloto de produção e aplicabilidade de hidrogênio verde. O projeto contou com recursos da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e com a participação de pesquisadores de quatro laboratórios da Coppe: Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT), Núcleo de Catálise (Nucat), e Laboratório de Hidrogênio (LabH2).

A Coppe, a USP e a Petrobras estão testando um sistema eólico offshore flutuante para operação na Bacia de Santos. O modelo, em escala reduzida, composto por um aerogerador apoiado em uma estrutura semissubmersível de quatro colunas, foi desenvolvido pela Petrobras em parceria com a Escola Politécnica da USP, e está sendo testado no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe.

Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.

Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ

https://radio.ufrj.br/programas/boletim-planeta-coppe/56504409

Coppe sedia evento sobre hidrogênio verde na América Latina e ministra capacitação para alunos da região

A Coppe/UFRJ sediará, dia 25 de agosto, o evento “Hidrogênio Verde – Fazendo a ponte entre o setor acadêmico e o setor privado na América Latina”, promovido pela rede setorial GADeR-ALC da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). A rede consiste em uma plataforma de intercâmbio regional sobre os tópicos de gestão ambiental e desenvolvimento rural na América Latina, e no Caribe. O evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, bloco 1, na Cidade Universitária.

Este evento é o terceiro encontro regional sobre hidrogênio verde provido pelo GADeR-ALC e esta edição tem como objetivo fortalecer o vínculo entre os setores acadêmico e produtivo, na América Latina e no Caribe, para o desenvolvimento do hidrogênio verde. Para tanto, a rede organizou uma “chamada de Inovação” para estudantes dos países representados pelos colaboradores do GADeR-ALC: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras e México. Por meio da chamada, 61 alunos de oito países participaram de um concurso de projetos inovadores voltados para hidrogênio verde, dos quais dez propostas foram selecionados.

Os alunos conhecerão a Planta de Produção de Hidrogênio da Coppe

Dividido em duas partes, o evento terá em seu início a premiação da melhor aplicação entre as desenvolvidas pelos dez alunos, após eles apresentarem suas ideias inovadoras em um formato de pitch de cinco minutos. Na segunda parte, ocorrerão palestras sobre os seguintes temas: inovação e seu papel na expansão do mercado de H2V; progresso do H2V nos países da América Latina e do Caribe; fortalecimento da região LATAM como um todo no setor de H2V, e pontos e conceitos de exportação.

Além do evento do dia 25 de agosto, os alunos ganharam também um treinamento de quatro dias na Coppe, de 21 a 24 de agosto, e aproveitarão o encontro regional para compartilhar suas ideias e projetos sobre a temática hidrogênio verde com representantes do setor privado, governos e consultores da GIZ, que trabalham em projetos e programas voltados para esta área. No primeiro dia de treinamento, dedicado à economia do hidrogênio sustentável, os estudantes assistirão palestras de pesquisadores da Coppe que atuam no tema, incluindo a professora Andrea Santos, coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS) do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe. Na parte da tarde, Andrea, que liderou a programação dos treinamentos, conduzirá uma apresentação aos alunos da Planta de Produção de Hidrogênio Verde, coordenado pela própria professora e recém-inaugurado. Nos três dias seguintes, a capacitação em hidrogênio verde envolverá aulas de curta duração de variados professores e pesquisadores da Coppe e visitas a laboratórios afins.

Grupo de Apoio à Mulher da Coppe promove palestra sobre as desigualdades de gênero na ciência

O Grupo de Apoio à Mulher (GAM) da Coppe/UFRJ promoveu no dia 16 de agosto a palestra com o tema “O viés implícito e as desigualdades de gênero na ciência”, realizada pela neurocientista Letícia de Oliveira, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente da Comissão de Equidade, Desigualdade e Inclusão da Faperj.

A palestra aconteceu na semana que deu início ao período letivo da graduação da UFRJ e contou com a presença de alunos, professores e funcionários da Coppe, que refletiram a respeito da importância da equidade de gênero. Letícia lembrou das conquistas de direitos básicos, como o voto feminino, que só foram obtidas após a união e a luta de muitas mulheres, em 1932. Ela enfatiza que os avanços são frágeis, e, por serem recentes, estão em processo de consolidação, alertando que é preciso ter cuidado com retrocessos. 

Através de pesquisas e dados apresentados pela neurocientista, os presentes puderam constatar que, apesar das mulheres serem maioria nos diferentes campos da vida, ainda é baixa a presença feminina na ciência e nos cargos de liderança e que a equidade de gênero ainda pode demorar em média 130 anos para ser alcançada, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. 

“Na graduação e na pós, considerando todas as áreas de exatas, nós (mulheres) somos maioria e esse número reduz quando se observa a progressão de carreira, apresentando um efeito tesoura, em que quanto mais político e decisório for o cargo, maior vai ser a diferença entre homens e mulheres no percentual de ocupação.” 

Dentre os fatores que explicam essa queda estão o viés implícito, a construção dos estereótipos e a sensação de não pertencimento, de falta de representação. Letícia explica que o viés implícito é uma informação ativada automaticamente, sem que se perceba, e que pode moldar e criar nossas impressões, julgamentos e ações. 

Embora tenha apresentado dados preocupantes, a neurocientista traz como boa notícia a possibilidade da intervenção educativa, explicando que “conhecer o fenômeno é vencer a metade da batalha”, e que esse efeito pode ser reduzido tendo em mente que os estereótipos conhecidos não possuem relação com a capacidade individual. Ela acrescenta  que é preciso mudar esse cenário não só por justiça, mas também por eficiência, já que a diversidade de gênero leva a uma ciência melhor.

Sustentabilidade sob diferentes perspectivas promove integração de competências em workshop

O Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ reuniu nesta quarta-feira, 16 de agosto, na Cidade Universitária, a diretoria da Coppe com estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, de pós-graduação e de universidades para
promoção da sustentabilidade transdisciplinar. Em workshop ministrado pela professora da Université de Technologie de Troyes (UTT), Tatiana Reyes, o público participou de dinâmicas integrativas de competências, provocando reflexões sobre formas de integrar diversas soluções sustentáveis para o ambiente acadêmico.


Com o objetivo de pensar a sustentabilidade de diferentes perspectivas na universidade, do discente, do docente, do gestor, da infraestrutura, dos projetos de extensão, o evento contou, no grupo de gestores, com a participação dos integrantes da diretoria da Coppe.
Foram eles: a diretora-adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Amanda Xavier; o diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, Jean-David Caprace; o substituto eventual da diretora-adjunta de Tecnologia e Inovação, Francisco Thiago Aragão; e a diretora-adjunta de Extensão, Cleide Lima.

Segundo a professora Amanda Xavier, a ideia é que a forma de ensino seja revista. “A gente está muito aquém do que deveria ser o ensino transdisciplinar. Todas as formas de ensino dos engenheiros precisam considerar o desenvolvimento sustentável. Não importa se estamos tratando de novos modelos econômicos ou de termodinâmica”, explica. Segundo ela, exemplos de grandes barreiras existentes são a grade curricular antiga e as dinâmicas de sala de aula muito presas na teoria.

O evento integra uma série de atividades de ensino, de projetos de extensão e de atividades práticas com o objetivo de promover uma formação em que o desenvolvimento sustentável seja transdisciplinar. Sob o título “A Formação de Engenheiros como Vetores da Transição Socioecológica para a Indústria do Futuro”, o projeto é coordenado pela professora Amanda e foi selecionado pelo edital do Programa Capes/Brafitec, uma iniciativa de cooperação acadêmica e científica entre instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil e da França.

Coppe promove V Workshop Inerge

Coppe promove o V Workshop Inerge

O Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ promove de 16 a 18 de agosto o V Workshop Inerge. O evento, que começa nesta quarta-feira, 16, às 13h, tem como tema a transição energética e contará com uma homenagem ao professor do PEE, Djalma Falcão, vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge). O workshop será realizado no auditório da Coppe, na sala G-122.

O evento terá 13 palestras sobre Transição Energética, apresentação de pôsteres de alunos e uma mesa-redonda que contará com a presença de Paulo César Esmeraldo (State Grid Brazil); Alexandre da Silva (Vale); Ana Cristina Gonçalves Cupelo (Equinor), e Thiago Dourado Martins (EPE).

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) reúne professores e pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do ABC (UFABC); Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); e da UFRJ.

Confira a programação completa no site do V Workshop Inerge.

Romildo Toledo é o novo diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ

O professor Romildo Dias Toledo Filho é o novo diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ. Ex-diretor da Coppe/UFRJ e docente do Programa de Engenharia Civil da instituição, Romildo sucede o professor Vicente Ferreira, da Copppead, que ocupou o cargo de outubro de 2019 até junho deste ano, e conduzirá o relacionamento entre empresas e a universidade e com demais agentes de inovação e empreendedorismo.

Segundo Romildo, o Parque Tecnológico da UFRJ tem grande importância para o contexto da inovação no Brasil, pela própria importância que a universidade tem para o país. “São diversas áreas do conhecimento que temos aqui e que precisam ser transformadas em empreendedorismo e inovação para benefício da sociedade brasileira. O Parque tem o papel central de transformar esse conhecimento em bem-estar” afirma.

A diversificação na atração de empresas também está nos planos da nova direção: “Espero que a gente possa ter no Parque empresas ligadas a transição energética, a descarbonização e tecnologias verdes em geral, serviços da saúde e engenharia da saúde, cidades inteligentes, tecnologia da informação, inteligência artificial, agroindústria, economia azul, fintechs e setor de comercio digital. São áreas muito importantes que precisam de muita ação e novos empreendimentos. São áreas que o Parque deve priorizar no futuro”. Diz.

Para Romildo, o Parque também deve ser um ambiente promotor da inovação social e ambiental, do empreendedorismo para áreas como entretenimento etc. Segundo o novo diretor, o Rio de Janeiro tem vocação natural para essa área e, é necessário diversificar tendo não só a área tecnológica tradicional, mas também em outros setores que precisam e querem inovação. “Eu espero que o Parque cresça, atraia novos empreendimentos e que muitas empresas surjam promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado do Rio de Janeiro. A ciência, a tecnologia a inovação são a chave para o desenvolvimento do país”, complementa.

Outro ponto destacado pelo novo diretor foi a importância de gerar empregos tecnológicos e de qualidade para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. “Atualmente não existe espaço apenas na academia. O Brasil forma um número de mestres e doutores que os Institutos de Ciência e Tecnologia não conseguem acomodar. Precisamos que essas pessoas encontrem um ambiente para desenvolver soluções e usar as competências que foram aprendidas. Espero que a gente possa ter aqui no Parque Tecnológico nos próximos anos um ambiente para criação de startups e spin-offs nas diversas áreas do conhecimento”, conclui Romildo.

Mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutor pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, Romildo Toledo é Professor Titular da UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Ingressou na Coppe em 1999, no Programa de Engenharia Civil, foi diretor geral da Coppe (2019 – 2023), diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe (2013 a 2015), e vice-diretor da instituição (2015 a 2019). Recebeu do Instituto Brasileiro do Concreto o prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, de Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes (2009). Foi duas vezes contemplado pelos editais da Faperj “Cientista do Nosso Estado” (2010) e “Cientista Jovem do Nosso Estado” (2000).

Presidente do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis – uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China-, é membro do INBAR Bamboo Construction Task Force, e presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais. Também é membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ

Inaugurado em 2003, o Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. São duas décadas gerando conexões que potencializam a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil.

O Parque da Tecnológico da UFRJ conecta empresas de diversos setores com a universidade com o objetivo de solucionar desafios tecnológicos e impulsionar a inovação no país. O Parque conta com mais de 30 empresas, entre residentes e associadas, além de laboratórios da própria universidade. O Parque da UFRJ está inserido em um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil. Reconhecida como uma das universidades mais inovadoras do país, a UFRJ possui hoje mais de 1.400 laboratórios e cerca de 60 mil alunos entre cursos de graduação e pós-graduação.

* Com Comunicação do Parque Tecnológico.

Professores da Coppe lançam livros sobre o Sistema Interligado Brasileiro

Quatro professores do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe/UFRJ publicaram livros sobre os impactos da conexão de energias renováveis e da corrente contínua de alta tensão no Sistema Interligado Nacional. Djalma Falcão e Glauco Taranto são responsáveis pelo “Impact of the Connections of Large-Scale Wind and Solar Generation in the Brazilian Interconnected Power System” e os professores Edson Watanabe e Robson Dias organizaram o “Multi-Infeed HVDC in the Brazilian Interconnected Power System”.

Os livros resultam de um projeto de P&D desenvolvido pela Coppe e PowerConsult com o apoio da State Grid Brazil Holding e estão disponíveis gratuitamente no site da e-papers.

Coppe, Petrobras e USP testam tecnologia de geração eólica offshore

Coppe, Petrobras e USP testam tecnologia de geração eólica offshore

A Coppe/UFRJ, a Universidade de São Paulo (USP) e a Petrobras estão testando um sistema eólico offshore flutuante para operação na Bacia de Santos. O modelo, em escala reduzida, composto por um aerogerador apoiado em uma estrutura semissubmersível de quatro colunas, foi desenvolvido pela Petrobras em parceria com a Escola Politécnica da USP, e está sendo testado no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe.

O modelo em escala reduzida foi produzido pela equipe do LabOceano e os pesquisadores da Petrobras testam o atuador e o algoritmo desenvolvidos pela Poli/USP. De acordo com Daniel Fonseca, consultor sênior do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), “os movimentos gerados a partir das condições ambientais permitem a operação segura da unidade e a geração de energia nos patamares que esperamos”.

Em escala real, a capacidade de cada sistema flutuante será de até 15 MW, o que representa de 10% a 30% da energia elétrica necessária para abastecer uma plataforma do pré-sal. Em uma aplicação offshore, os pesquisadores estão analisando o cenário de conexão do equipamento de geração eólica à plataforma ou a um sistema submarino – posicionado em águas profundas – por meio de um cabo elétrico (chamado umbilical elétrico) para prover a energia elétrica de baixo carbono para ativos de produção de petróleo e gás.

A parceria foi tema de reportagem da TV Band Rio.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

Clique aqui para agendar

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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