Doutor pela Coppe conquista Prêmio Marie Curie da União Europeia para pesquisa em energia renovável

Cristian no Laboratório de Centrifuga Geotécnica da Université Gustave Eiffel

Como fruto dos estudos realizados durante seu doutorado no Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, o pesquisador Cristian Yair Soriano Camelo obteve a prestigiada Marie Curie Fellowship, considerada como premiação, para desenvolver uma pesquisa na Université Gustave Eiffel, na cidade de Nantes (França). A Fellowship é uma das mais cobiçadas distinções concedidas pela União Europeia a jovens cientistas no mundo.

A pesquisa de Cristian será desenvolvida no âmbito do projeto que ele executará intitulado Sharewind, que tem como objetivo investigar a implementação de âncoras mutualizadas (shared anchors) em solos argilosos moles, como uma solução para reduzir os custos na instalação de turbinas eólicas flutuantes. O pesquisador explica que uma âncora mutualizada é capaz de manter ancoradas mais de uma turbina ao mesmo tempo, formando uma espécie de conexão entre elas. “Com a crescente demanda por energia renovável, as turbinas eólicas flutuantes se tornaram uma parte importante do cenário de energia renovável”, destaca.

Cristian concluiu seu doutorado na Coppe, em 2021, sob a orientação dos professores Márcio Almeida e Maria Cascão, do Programa de Engenharia Civil. Sua tese consistiu nos estudos de respostas sísmicas de taludes submarinos. Para realizar a pesquisa, Cristian explica que, na área de Geotecnia da Coppe, utilizou modelos físicos em uma centrífuga geotécnica e, a partir dos resultados obtidos, realizou modelagens numéricas. Parte dos estudos ocorreu na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde passou um ano, como parte do doutorado-sanduíche.

A tese de Cristian já fora contemplada, em 2022, com uma menção honrosa do Prêmio Costa Nunes concedido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). A pesquisa realizada é um desdobramento do estudo que fez sobre melhoramento de solos moles, durante seu mestrado, que também foi orientado por Márcio Almeida, professor de Engenharia Geotécnica. Tanto no mestrado como no doutorado, Cristian foi bolsista Nota 10 da Faperj.

Uma âncora mutualizada é capaz de manter ancoradas mais de uma turbina ao mesmo tempo

No momento, Cristian é pesquisador visitante na própria Uni.Eiffel, onde está concluindo um pós-doutorado, iniciado em 2021, com atuação em um projeto de aterros estruturados sob solicitações dinâmicas em solo compressível. O projeto “Sharewind” tem previsão de início entre os próximos meses de junho e julho. “O programa de fellowships Marie Curie reconhece a excelência acadêmica e científica de jovens pesquisadores e lhes oferece a oportunidade de realizar projetos de pesquisa inovadores em uma instituição de pesquisa europeia”, comemora o pesquisador, que receberá €4.500 mensais por dois anos, além de recursos de bancada para a sua pesquisa.

Mesmo estando envolvido com os estudos das âncoras mutualizadas, Cristian acredita que conseguirá manter vínculos com a UFRJ, principalmente porque a área de Geotecnia da Coppe e a Uni. Eiffel estão finalizando um acordo de cooperação para projetos relacionados à sustentabilidade, no qual a Geotecnia será um dos quatro pilares. As duas instituições já realizam pesquisas conjuntas desde 2011, e agora no início de março uma comissão da Uni. Eiffel esteve na Coppe para discutir detalhes do novo acordo, que posteriormente agregará os outros dois grupos que se juntarão na cooperação.

Aluno da Coppe recebe prêmio internacional por estudo que analisa transporte e exclusão social

O aluno do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Gregório Costa Luz de Souza Lima, foi contemplado com o Prêmio de melhor dissertação de mestrado, pelo Grupo Especializado em Geografia dos Transportes da Associação Americana de Geógrafos, a Transportation Geography Specialty Group da American Association of Geographers. A lista de vencedores das edições anteriores indica que a dissertação de Gregório é a primeira agraciada fora do eixo EUA-Europa. A solenidade de premiação será realizada dia 25 de março, em Denver (EUA).

Intitulada Understanding transport-related social exclusion through the lens of capabilities approach: Does better accessibility help to reduce social exclusion? (Compreendendo a exclusão social relacionada aos transportes através da lente da abordagem das capacidades: melhor acessibilidade contribui para reduzir a exclusão social?), a dissertação de Gregório foi orientada pelo professor do PET/Coppe, Licinio Portugal.

Ao abordar a exclusão social relacionada ao transporte, o aluno explora na dissertação seus aspectos teóricos e práticos, procurando contribuir de três formas para a busca de soluções para tal exclusão. A primeira é o estabelecimento de uma estrutura teórica ampla e detalhada sobre as barreiras enfrentadas por indivíduos ao realizarem viagens e acessar oportunidades que eles valorizam, e como isto pode leva-los à exclusão. A segunda é fornecer uma estrutura analítica para avaliar a aderência de medidas de acessibilidade utilizadas para avaliar o fenômeno da exclusão social relacionada ao transporte. Com base nesta estrutura analítica, o aluno avaliou 24 medidas de acessibilidade mais “populares” na literatura.

A terceira é fornecer uma evidência causal da relação entre acessibilidade e participação em atividades, mostrando que mesmo as medidas mais simples para dar acesso a deficientes aos meios de transportes ainda estão correlacionadas com as atividades das quais participarão. Um fato que gera risco de exclusão e, por isso, Gregório avaliou tal relação levando em conta as atividades em geral, as obrigatórias (estudo e emprego) e as discricionárias na cidade de São Paulo.

Ministra Luciana Santos profere a Aula Inaugural 2023 da Coppe

A Coppe/UFRJ promove, no dia 20 de março, às 9h, a cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e a Aula Inaugural de 2023, que será proferida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O evento será realizado no auditório do Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária, e será transmitido pelo canal da instituição no YouTube.

A cerimônia, que terá interpretação em Libras, será aberta pelo diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. As boas vindas aos novos alunos e apresentação da instituição serão feitas pelo diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, professor Marcello Campos. Em seguida, a diretora-adjunta de Pessoal, Vanda Borges, apresentará o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe. Por fim, a vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn Ribeiro, fará a apresentação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, que proferirá a Aula, com o tema “Ações do MCTI para impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação da engenharia rumo à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.

Sobre a palestrante

Primeira mulher a comandar o MCTI, Luciana Barbosa de Oliveira Santos é engenheira eletricista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM), deputada estadual, prefeita de Olinda, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, deputada federal e vice-governadora de Pernambuco, além de presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Começou a militância no movimento estudantil, em 1984. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia e Computação da UFPE em 1985, dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 1989 a 1991.

Em 1995, foi nomeada presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, pelo então governador do estado, Miguel Arraes. Em 1996 assumiu o mandato como deputada estadual. Em 1998, foi reeleita deputada estadual. Na Assembleia Legislativa, foi líder do PCdoB e fez parte das comissões de Ciência, Tecnologia e Informática; Constituição, Legislação e Justiça; Educação e Cultura; Defesa do Meio Ambiente e presidiu a Comissão de Defesa da Cidadania.

Em 2000, foi eleita prefeita de Olinda, sendo reeleita em primeiro turno em 2004. Por suas administrações recebeu o prêmio Prefeita Amiga da Criança da Fundação Abrinq, prêmio de Expressão em Administração da Casa do Administrador de Pernambuco (CAPE) e do jornal Diário de Pernambuco, e o prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho na categoria Prefeito Empreendedor.

Em 2009, foi nomeada pelo então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Em sua atuação, buscou imprimir uma agenda de desenvolvimento sustentável, investindo na inovação tecnológica como forma de desenvolvimento e de redução das desigualdades sociais.

Em 2010, foi eleita deputada federal. Na Câmara, foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), de Desenvolvimento Urbano (CDU) e da Comissão de Cultura (CCULT), da qual foi vice-presidente. Nas comissões especiais da Câmara, foi membro titular na de Resíduos Sólidos; do Código Nacional de Ciência e Tecnologia; do Marco Civil da Internet; de Atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Proteção à Saúde e ao Meio Ambiente. Também fez parte do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Casa. Nos oito anos de mandato foi na maior parte do período a única mulher da bancada do Estado no Congresso Nacional.

Em 2019, tomou posse como vice-governadora do Estado de Pernambuco, desenvolvendo a ação Pernambuco com Elas, que buscou fortalecer e ampliar políticas públicas de trabalho e renda para mulheres.

Sobre a Coppe

A Coppe é o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina. Nos seus mais de 100 modernos laboratórios, pesquisadores desenvolvem pesquisas de ponta e projetos que proporcionam contribuições significativas para o país, nos diferentes segmentos da engenharia. Muitos desses projetos resultaram em intenso processo de interação universidade-empresa, do qual a Coppe foi pioneira no Brasil.

Na mais recente Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas de pós-graduação do Brasil feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dez dos treze cursos de mestrado e doutorado da Coppe/UFRJ foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7), atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.

No cenário internacional, a Coppe tem projetos em cooperação com as mais importantes e reconhecidas instituições científicas e tecnológicas. Muitos de seus docentes integram comitês e entidades de pesquisa de vários países e de órgãos multilaterais, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Desde 1992, a Coppe contribui para todos os relatórios de avaliação do IPCC. Com a expertise da Coppe nesta área, a UFRJ foi convidada a integrar a Aliança Global de Universidades sobre o Clima (GAUC), criada em 2019 e que reúne apenas doze instituições até o momento. A UFRJ é a única da América Latina a integrar a Aliança. Em 2009, inaugurou uma parceria com a Universidade de Tsinghua, na China, que resultou na criação do Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, sediado em Pequim.

Além disso, há mais de 30 anos a Coppe desenvolve sistemas de informação e tecnologia de processamento de sinais que vêm sendo aplicados com sucesso nos principais experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o acelerador do maior laboratório de física de partículas do mundo, o Cern, que investiga a origem do universo.

Coppe-I promove debate sobre pesquisa, inovação e tecnologias emergentes

O Ecossistema de Inovação (Coppe-I) e o Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ promovem, na próxima terça-feira, 14 de março, o evento híbrido Novas perspectivas em pesquisa, inovação e tecnologias emergentes. O evento será realizado na sala I-118, no Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), das 9 às 12h, promovendo um debate sobre design de produto, manufatura aditiva e novas tecnologias com potencial de transformação e a relação universidade-empresa-governo.

Participarão do debate o diretor do Laboratório de Concepção de Produtos e Inovação (LCPI) da Arts et Métiers Paristech, professor Améziane Aoussat; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e futuro presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; o coordenador de Projetos Tecnológicos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Jorge Lopes; e a professora do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe e coordenadora do Design para a Inovação Social e Sustentabilidade (Desis lab), Carla Cipolla. A mediadora do debate será a professora Amanda Xavier, do PEP, e coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social (ITCP) da Coppe.

O evento será híbrido, com link de participação via Zoom e transmissão ao vivo pelo canal do Programa de Engenharia de Produção (PEP) no YouTube.

Quem desejar participar presencialmente no Coppe-I, deve se inscrever no Sympla.

Pinguelli presente: Ciência brasileira celebra o professor em dia de lançamento de site em sua homenagem

As principais entidades da Ciência brasileira se reuniram, nesta sexta-feira, 3 de março, na Academia Brasileira de Ciências (ABC) para discutirem os rumos do setor e para homenagear o ex-diretor da Coppe/UFRJ, professor Luiz Pinguelli Rosa. Na data que completa um ano do falecimento de Pinguelli, a ABC, o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) e a família do professor anunciaram o lançamento do site que preservará seu acervo, sua memória e manterá vivos o legado e a inspiração para a luta pelas causas sociais.

O site www.luizpinguellirosa.org.br foi apresentado pelo irmão de Pinguelli, Sérgio Rosa, e pelo coordenador do Coep, André Spitz. De acordo com Spitz, “o site é uma homenagem coletiva, no qual pretendemos reunir e preservar a memória de Pinguelli, sua obra, suas ideias, suas iniciativas. Onde possamos manter vivo o seu espírito e o seu jeito de fazer e ser. Contribuir para o surgimento de novas lideranças e a continuidade de suas lutas”.

O diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, destacou que Pinguelli e Alberto Luiz Coimbra, o criador da Coppe, foram os dois maiores nomes dos 60 anos de história da instituição. “A visão de Coimbra, aproximando a Coppe dos problemas sociais, e a de Pinguelli, com sua perspectiva ampla de sociedade, reunindo setor energético, setor cultural, paticipando de campanha contra a fome. Pinguelli entendia a dimensão social do conhecimento: gerando emprego, cultura, desenvolvimento industrial”.

“Uma pena Pinguelli não possa ver essa transformação, o Brasil mudando de novo. Um momento em que a gente espera que o Brasil floresça novamente, trazendo prioridade para industrialização, descarbonização, cidades inteligentes, qualidade de vida. É isso que o país precisa, é por isso que o Pinguelli lutou sua vida inteira”, pontuou o professor Romildo.

Fernando Peregrino, diretor executivo da Fundação Coppetec e presidente do Confies, lembrou histórias de seus 40 anos de amizade com Pinguelli, e o convívio em muitas lutas pelas causas sociais. “Pinguelli era muito audacioso e corajoso. Ele era físico, mas era encantado e devotado à nossa cultura. Mais do que um cientista, foi um brasileiro, humanista, solidário, cordial, leal, empático com todos”, descreveu Peregrino.

Anfitriã do evento, professora Helena Nader, presidente da ABC, elogiou as múltiplas facetas de Pinguelli, “Um cientista, um gestor, um brasileiro que tanto fez e continua fazendo, por meio das gerações que formou”. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, elogiou a iniciativa pela memória do professor Pinguelli, como sendo uma homenagem “tão bela e tão necessária aos grandes brasileiros. Momento de afirmar as pessoas que dedicaram suas vidas às causas nacionais”.

“Tenho certeza que o momento ficará eternizado em nossas mentes e corações. O incomparável legado de um brasileiro visionário que dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo e solidário. Pinguelli foi um cientista comprometido em encontrar soluções que ajudassem o país a vencer o desafio do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Nesse sentido, foi um obstinado em encontrar alternativas para que nossas políticas públicas fossem instrumentos capazes de transformar conhecimento em riqueza para a sociedade”, avaliou a ministra.

“Desde cedo, soube escolher o lado certo da História, a defesa da democracia e da soberania. Muito além da sua produção científica que, por si, já representa contribuição imensurável, quero também reconhecer a presença constante do professor Pinguelli nas agendas históricas em defesa da ciência brasileira. Sem dúvida, foi um homem dedicado a projetos coletivos, com sua capacidade de aglutinar pessoas, Pinguelli nos trouxe hoje à Academia Brasileira de Ciências para essa agenda tão necessária, ainda hoje produz sinergia”, elogiou.

Ao final de sua fala, a ministra colocou o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) à disposição para a guarda do acervo de Pinguelli e assim contribuir para manter viva sua memória.

Estiveram presentes à mesa na homenagem, a ministra Luciana Santos; a presidente da ABC, professora Helena Nader; o secretário-executivo do MCTI, Luís Manuel Fernandes; o presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Francis Bogossian; o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Francisco Sampaio; o professor e historiador José Murilo de Carvalho, representando a Academia Brasileira de Letras (ABL); o diretor da Fundação Coppetec e presidente do Confies, Fernando Peregrino.

O evento contou com a participação de representantes das mais diversas entidades da Ciência, da Tecnologia e da Educação; o reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão da Rocha; de parlamentares como a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ); do ex-ministro e futuro presidente da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), Celso Pansera; de representantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e do corpo social da Coppe, da Fundação Coppetec e de várias unidades acadêmicas da UFRJ.

Durante o evento, a deputada estadual Elika Takimoto (PT-RJ) entregou à família uma moção de louvor e aplauso, apresentada à Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj). Após a homenagem, a reunião seguiu com o debate “O MCTI e a agenda para Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Segunda palestra do Ciclo Elas na Engenharia será com a gerente de base do FPSO Atlanta da Enauta

Na próxima quarta-feira, dia 8 de março, às 11 horas, a engenheira Maria Eduarda Pessoa, gerente de base do FPSO Atlanta da Enauta, irá falar sobre o tema “Brasil – Dubai: o desafio da mudança”. Maria Eduarda será a segunda participante do ciclo de palestras Elas na Engenharia, promovido pelo Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe/UFRJ. O evento, totalmente virtual, será realizado pelo canal do Lamce no YouTube.

O ciclo está sendo realizado durante todo o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e, a cada quarta-feira, uma engenheira aborda temas que envolvem desde os desafios enfrentados em sua vida até a importância da diversidade para o futuro de uma indústria, dentre outros.

Mestre em Engenharia Civil pela Coppe, com ênfase em Geotecnia Ambiental, Maria Eduarda é graduada em Engenharia Metalúrgica pela PUC-Rio e pós-graduada em Engenharia de Segurança pela UFRJ. Na Enauta, onde está há 20 anos, atuou desde o início na área de segurança, meio ambiente e saúde. Recentemente, no ano passado, foi convidada a assumir um novo cargo, o de gerente de base do FPSO Atlanta, passando a acompanhar a obra de adaptação de tal embarcação em Dubai.

Coppe completa 60 anos nesta quarta-feira

Sintonizada com o futuro, a Coppe/UFRJ completa 60 anos de existência nesta quarta-feira, 1º de março. Em 1963, poucos dias após a celebração do carnaval, foi realizada a primeira aula do curso de mestrado em Engenharia Química da UFRJ, o começo de uma trajetória de sucesso em ensino, pesquisa e extensão que culminou na criação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina.

Apoiada em três pilares – excelência acadêmica, dedicação exclusiva de professores e alunos e aproximação com a sociedade –, a Coppe é a instituição brasileira de Engenharia com o maior número de notas máximas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dez de seus 13 cursos de pós-graduação obtiveram conceitos de excelência internacional (6 e 7), atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo, na última Avaliação Quadrienal (2017-2020) da Capes.

A Coppe possui o maior complexo laboratorial de engenharia da América Latina, com mais de cem instalações de alto nível, foi pioneira na aproximação da academia com a sociedade, transformando conhecimento em riqueza para o país. Por meio de contratos e convênios com empresas, governos e entidades não governamentais administrados pela Fundação Coppetec, o conhecimento acumulado na Coppe é diretamente posto a serviço do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país. Desde sua criação, em 1970, a Coppetec já administrou mais de 13 mil contratos.

Desde 1994, a instituição mantém a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, que já favoreceu a entrada de mais de uma centena de serviços e produtos inovadores no mercado. Estimulou a criação do Parque Tecnológico da UFRJ, sediado na Cidade Universitária, que reúne centros de pesquisa de grandes empresas e vários laboratórios da Coppe, entre eles o LabOceano, inaugurado em 2003, e, à ocasião, detentor do maior tanque de ensaios para águas profundas no mundo.

Também foi pioneira ao colocar a Engenharia e suas tecnologias a serviço do combate à pobreza e às desigualdades sociais, com a criação, em 1995, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, responsável pela capacitação e pela graduação de mais de cem cooperativas.

Programa de Engenharia de Transportes da Coppe terá cooperação de professor da TH Köln

A partir de amanhã, dia 1 de março, o Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, passa a contar com a colaboração do professor Ingo Stadler, da Technische Hochschule Köln (TH Köln – Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia), na Alemanha. Engenheiro elétrico e especialista em energias renováveis, Stadler ministrará aulas e palestras abertas ao público, durante três meses, período em que também irá cooperar com a professora Andréa Santos, coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), ligado ao PET.

A cooperação será na realização de estudos que fazem parte do projeto H2 Verde “Produção de Hidrogênio Renovável, compressão, armazenamento e utilização em sistemas de energia e mobilidade” que, liderado pela professora Andrea, é financiado pela Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Um ano sem Luiz Pinguelli Rosa

O professor Luiz Pinguelli Rosa será homenageado nesta sexta-feira, 3 de março, durante o evento “Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e homenagem a Luiz Pinguelli Rosa“, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) na data que marca um ano do falecimento do saudoso ex-diretor da Coppe/UFRJ. A solenidade terá também a participação do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, e do diretor da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino, e será realizada no auditório da Academia Brasileira de Ciências, na rua Anfilófilo de Carvalho, 29, Centro, com início às 10h.

Na primeira parte do evento, intitulada “Um ano sem Pinguelli Rosa”, a trajetória do professor do Programa de Planejamento Energético (PPE), diretor da Coppe em quatro mandatos e ex-presidente da Eletrobrás, será relembrada com o lançamento do site www.luizpinguellirosa.org.br. Estarão presentes à mesa a ministra Luciana Santos; a presidente da ABC, professora Helena Nader; o reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão da Rocha; o diretor da Coppe, professor Romildo Toledo; o diretor da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino; e o irmão de Pinguelli, Sérgio Rosa, representando a família.

Às 11h, terá início o debate “O MCTI e a agenda para Ciência, Tecnologia e Inovação”, que contará com a participação da ministra Luciana Santos; da professora Helena Nader; do presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira; do presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Francis Bogossian; do presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Francisco Sampaio.

Em sua página institucional, a ABC solicita a inscrição via Sympla para aqueles que desejarem participar presencialmente. O evento será transmitido pelo canal da Academia no YouTube.

Laboratório da Coppe promove ciclo Elas na Engenharia

No mês de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe/UFRJ, realizará o Ciclo de palestras “Elas na Engenharia”. A cada semana, uma engenheira irá abordar temas que envolvem desde os desafios enfrentados em sua vida até a importância da diversidade para o futuro de uma indústria, dentre outros. As palestras virtuais serão realizadas, todas às quartas-feiras de março, às 11 horas, pelo canal do Lamce no YouTube.

Laboratório da Coppe seleciona pesquisador para atuar com análise de desempenho de caminhões

O Laboratório de Transportes de Cargas (LTC) da Coppe/UFRJ está selecionando um pesquisador bolsista para atuar no projeto “Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de caminhões com motores elétrico à bateria e Ciclo Diesel Euro VI produzidos pela indústria brasileira”. O candidato deve ser graduado em Engenharia Civil, de Produção ou de Transporte e ter concluído o curso de mestrado em uma destas três áreas há no mínimo dois anos. Além disso, é preciso ter experiência com especificação de caminhões para transporte urbano de carga convencionais e/ou elétricos, bem como em testes de desempenho, tratamento de dados e avaliação de TCO (custo total de propriedade).

Os interessados em participar da seleção para pesquisador do LTC, que é vinculado ao Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, devem enviar as informações solicitadas, incluindo o histórico escolar da graduação e do mestrado, até o dia 20 de fevereiro, para o e-mail ltc@pet.coppe.ufrj.br. Para saber mais sobre as informações necessárias e demais pré-requisitos acesse o documento Referência para seleção de pesquisador.

Estudo da Coppe aponta oportunidades e obstáculos para energia eólica offshore no Brasil

Um estudo elaborado por pesquisadores da Coppe/UFRJ, e da Essenz Soluções, mostrou que nenhum porto brasileiro está preparado para a operação plena da montagem de parques eólicos offshore. Por outro lado, todos podem ser adaptados, não há necessidade da construção de novos portos, a regulamentação do setor está adequada à sua expansão, podendo gerar mais de 100 mil novos empregos. Essas são algumas conclusões do “Estudo de cadeia de valor: energia eólica offshore”, coordenado pelo professor Maurício Tolmasquim, do Programa de Planejamento Energético da Coppe, e patrocinado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica), que teve como objetivo mapear o estágio atual do segmento de energia eólica offshore no Brasil.

Os pesquisadores enumeraram desafios como a localização dos projetos eólicos offshore; o desalinhamento entre cronogramas de geração e transmissão e propriedade e obrigações referentes à infraestrutura de transmissão marítima. No entanto, os autores ressaltam que a regulação brasileira já incorpora ferramentas suficientes para fornecer os incentivos adequados aos empreendedores. O estudo é composto por 11 notas técnicas, abordando temas variados. “É mais amplo do que o título sugere, é mais do que o estudo da cadeia de valor”, avalia Maurício Tolmasquim.

Segundo o professor da Coppe, um dos desafios a serem enfrentados é a infraestrutura de transmissão. “É um gargalo que ainda existe para a indústria eólica onshore e é ainda maior para offshore. Há 70 projetos para offshore que estão em licenciamento ambiental e o investidor quer ter certeza de que haverá linha de transmissão e o planejador quer ter certeza de que haverá geração. O que vem primeiro, o ovo ou a galinha, a linha de transmissão ou a energia a ser transmitida? É um desafio alinhar essas expectativas e os respectivos cronogramas e o poder público deve resolver este desafio e garantir concatenação”, explicou o professor.

De acordo com o estudo, além da importância do investimento em linhas de transmissão, a infraestrutura portuária e logística é fundamental para o desenvolvimento dessa indústria no Brasil. A análise feita pelos pesquisadores da Coppe e da Essenz indicou que nenhum porto brasileiro, pela falta de histórico de plantas eólicas offshore no país, está completamente pronto para a operação plena e imediata na montagem de parques eólicos offshore, mas não há necessidade de construção de novos portos ou terminais. “Os portos existentes, com obras e modificações, dão conta do recado. É uma situação do tipo copo meio cheio, meio vazio. Não é a situação ideal, mas é razoável”, avaliou Tolmasquim.

“Além disso, há uma série de possíveis ganhos sociais e ambientais, como o grande potencial de geração de emprego, de 11 a 34 postos de trabalho por megawatt/h, podendo gerar de 72 e 163 mil empregos em 2050. Há também a possibilidade de criação de recifes artificiais, trazendo incentivos à aquicultura. Outro ganho é o forte abatimento nas emissões de carbono (CO2e) pela adoção de uma alternativa tecnológica menos poluente”, acrescentou.

Apesar da aprovação de um projeto de lei ser o mecanismo mais seguro para estabelecer um marco regulatório para o setor, o caminho escolhido por meio da publicação do Decreto nº 10.946/202 e suas portarias complementares foi considerado adequados para a efetivação dos investimentos necessários ao desenvolvimento da fonte eólica offshore e de sua cadeia de valor no Brasil. O professor lamentou que não tenha sido aprovada uma lei para a regulação do setor, “como deveria ter sido feito”. “Teria mais robusteza jurídica, mas é melhor manter como está para que não sejam feitas modificações ruins. A regulação já se mostra suficientemente adequada”.

Ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Tolmasquim acredita que o custo, atualmente pouco competitivo da energia eólica offshore, cairá gradualmente, tornando-a mais competitiva face a outras fontes de energia, como ocorreu com a eólica onshore. “Haverá curva de aprendizado e ganho de maturidade tecnológica, reduzindo o LCOE (custo nivelado de energia), como na época. Quando firmamos o primeiro leilão de eólica onshore, o custo era 85 dólares por megawatt/h, hoje é 30 e já foi 17. A offshore hoje está perto de 70, ou seja, é mais barata do que a onshore era naquela época”, afirmou.

O estudo foi apresentado pela ABEeólica, no dia 17 de janeiro, o seu sumário executivo encontra-se disponível na página da Associação.

Invent for the Planet 2023 tem início nesta sexta, 10/2

Terá início nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, a edição 2023 do Invent for the Planet, a maratona mundial de inovação, que no Brasil, é coordenada pelos professores Marcelo Savi, da Coppe/UFRJ e Pedro Pacheco, do Cefet. Os alunos que se inscreveram devem checar seus e-mails e confirmarem a presença na maratona.

O Invent for the Planet (IFTP) é um desafio de 48 horas para que alunos de 40 universidades de diversos países tenham ideias que possuam potencial para mudar o mundo. O objetivo do desafio liderado pela Texas A&M University (EUA) é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta, por meio de projetos tecnologicamente inovadores.

A equipe brasileira, representada por alunos da Coppe, Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) venceu as edições de 2019 e 2020 do desafio e foi à final no ano passado. O evento será realizado de 10 a 12 de fevereiro, no campus Maracanã do Cefet, na av. Maracanã, 229, Rio de Janeiro.

Os alunos que se inscreveram no IFTP devem checar suas caixas de email por mensagens da organização do evento e devem confirmar presença, enviando email para savi@mecanica.coppe.ufrj.br. A maratona terá início às 14h, no Bloco E do Cefet.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias e também na página do IFTP 2023.

Workshop internacional MIT Reap in Rio reúne especialistas e atores do ecossistema de inovação

O Rio de Janeiro sediará, a partir do dia 30 de janeiro, o 3º workshop do MIT Reap 2021/2023, Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do Massachusetts Institute of Tecnology. A cidade foi selecionada para dar sequência à série de encontros iniciada em Boston, em 2021, como parte do ciclo do programa. O objetivo de reunir especialistas do MIT e as delegações dos outros seis países participantes do programa é discutir estratégias e ações específicas a serem realizadas pelas regiões participantes que atuam em segmentos econômicos diversos, como energia, agronegócio, tecnologia da informação, saúde e outros.

O encontro terá seu início com workshop internacional, no Museu do Amanhã, com a participação de professores do MIT e especialistas de institutos de ensino e pesquisa, autoridades governamentais, de CEOs de empresas de Energia e Inovação, de gestoras de investimentos, de startups, dentre outros.

“O workshop no primeiro dia é uma oportunidade de engajarmos os inúmeros atores presentes na implementação de um iEcossistema de Inovação em Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, tema da primeira candidatura do Brasil aprovada pelo MIT REAP”, explica o professor e coordenador do LabrInTOS da Coppe/UFRJ, Marcus Vinícius Fonseca, que irá moderar duas discussões – Transição Energética: uma Oportunidade Global para o Rio e Desafios de Governança do Ecossistema de Inovação.

Saiba mais e confira a programação completa no site do evento: https://mitreapinrio.com.br

Sobre o MIT REAP RIO

O programa MIT Reap Rio tem duração de dois anos e reúne os atores chave do ecossistema: governo, corporações, empreendedores, universidades e empresas de capital de risco. O objetivo é identificar e executar ações estratégicas na região com base no Programa de Aceleração do Empreendedorismo Regional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, incluindo o estímulo à criação e o desenvolvimento de startups focadas nos setores de energia e sustentabilidade.

O MIT Reap Rio é uma iniciativa que conta com a participação do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), da Coppe/UFRJ, representando Universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e outras Instituições de Ensino Superior e Técnico do estado do Rio de Janeiro, todas convidadas para o encontro.

“A implementação de um ecossistema de inovação em energia e sustentabilidade no Rio de Janeiro exige a união daqueles que amam o Rio – esse é um projeto de todos nós, universidades, instituições de Ciência e Tecnologia, empresas e governos federal, estadual e municipal”, explica Marcus Vinícius.

Coppe participa de novo INCT de Física de Altas Energias

A Coppe/UFRJ fará parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Física de Altas Energias Cern-Brasil, aprovado em dezembro do ano passado, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Instituto será coordenado pelo pesquisador Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e contará com a participação do professor José Manoel de Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

O principal objetivo do novo INCT é dar suporte às atividades dos grupos de pesquisadores brasileiros que atuam nos quatro grandes experimentos do Large Hadron Collider (LHC): A Large Ion Collider Experiment (Alice), A Toroidal LHC ApparatuS (Atlas), Compact Muon Solenoid (CMS) e Large Hadron Collider beauty experiment (LHCb); assim como no experimento Antihydrogen Laser Physics Apparatus (Alpha), todos localizados na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), o mais importante laboratório de física de partículas do mundo. Pesquisadores da UFRJ atuam no Atlas, no LHCb e no Alpha.

“São quatro os pilares que nortearam a criação deste INCT: pesquisa básica, desenvolvimento tecnológico, colaboração científica internacional e educação. A pesquisa básica consiste em explorar experimentalmente a estrutura mais fundamental do Universo, estudando as partículas mais elementares que existem e suas interações, descritas pelo chamado Modelo Padrão (MP), assim como possíveis extensões deste modelo. Esses estudos somente podem ser conduzidos com a utilização de avançada tecnologia nas áreas de: sensores de radiação ionizante; eletrônica de leitura e processamento dos sinais gerados por esses equipamentos e técnicas de processamento de dados de altíssimo desempenho, capazes de processar a enorme quantidade de informações geradas nesses experimentos. Além disso, é um objetivo aproximar esses desenvolvimentos tecnológicos à indústria nacional”, analisa Bediaga.

Coordenador da equipe brasileira que atua no Atlas, o professor José Manoel de Seixas destacou que o comitê de transição do governo federal sinalizou duas prioridades na cooperação internacional em Ciência e Tecnologia, a participação do Brasil no Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile e a conclusão da adesão do país ao Cern.

“O prazo terminaria em fevereiro; entretanto, haveria um último meeting do Conselho do Cern, em dezembro, antes de se iniciar o recesso de fim de ano e o Brasil perderia o prazo. O pedido brasileiro para que o prazo fosse prolongado foi prontamente aceito, então temos mais um ano para fechar a associação. Temos atividades ligadas ao filtro online, como o Neuralringer, que detecta elétrons e que está sendo estendido à toda faixa de energia, atuando também para os fótons, e na calibração do medidor de energia, também estamos envolvidos na busca por matéria escura. É um caminho interessante que está se abrindo para a pesquisa em física de partículas”, destaca Seixas.

Jogo de tabuleiro da UFRJ voltado para descoberta de novos fármacos é adotado em diversificadas instituições

Alunos de pós-graduação em Ciências Biológicas da UFG utilizaram o Screener

Criado por pesquisadores da Coppe e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da UFRJ, o jogo educacional de tabuleiro denominado Screener começou a ser adotado em cursos de diversificadas instituições de ensino. Acompanhado por um livro, o jogo foi idealizado para propiciar um aprendizado lúdico e interativo sobre o longo e custoso processo que leva à comercialização de novos medicamentos. Pelo menos sete instituições, envolvendo cinco cursos de pós-graduação em Farmacologia, dois de graduação e um de nível técnico, já utilizaram o jogo nos ensinamentos de seus alunos, cujo número total já ultrapassa a 150.

O objetivo principal do Screener é estimular e apoiar os Programas de Pós-Graduação em Farmacologia que desejam implantar uma disciplina sobre o processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos e medicamentos. O jogo foi lançado, em novembro de 2021, durante o congresso anual da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), órgão que, por meio de suas iniciativas educacionais, chancelou o jogo produzido pela equipe multidisciplinar da UFRJ. Sua produção contou com apoio de Farmanguinhos/Fiocruz e do CNPq, e a dinâmica está disponível no site http://screener.com.br.

Com o jogo é possível compreender todo processo de introdução de um novo fármaco no mercado, desde a validação de um alvo até o registro do novo medicamento junto à agência reguladora, a exemplo da Anvisa. Criado pelos pesquisadores do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes) da Coppe, e pelo Prof. François Noël, do Programa de Farmacologia e Química Medicinal do ICB, o Screener foi idealizado para que possa ser jogado de forma individual, como autoaprendizagem, ou com a ajuda de um monitor para auxiliar seis jogadores ou equipes. O professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe Geraldo Xexéo, coordenador do Ludes, explica que, ao final do jogo, se espera que os participantes tenham aprendido as 29 tarefas a serem executadas, organizadas em sete etapas que constituem as fases de descoberta e desenvolvimento de fármacos, dentro do quadro regulatório.

O Screener foi utilizado de formas diferenciadas nas instituições

Alunos do ICB-UFRJ foram os primeiros a usarem o jogo, em maio de 2022

No próprio curso do ICB-UFRJ, o jogo foi usado na forma proposta pelos seus criadores, já em maio de 2022. Da mesma forma, o jogo foi adotado de forma tradicional na Universidade Federal de Goiás (UFG), pelos professores Paulo Ghedini e Carlos Henrique de Castro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, em uma turma de 12 alunos. O mesmo ocorreu na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde as professoras Maria Elena López e Gabriela Arrifano, do Programa de Pós Graduação em Farmacologia e Bioquímica, utilizaram o Screener em uma turma de nove alunos.

Alguns professores fizeram adaptações ao formato original, a exemplo da realizada pela professora Tânia Araújo Viel para uma turma de 50 alunos do curso de Biotecnologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Tânia construiu um tabuleiro semelhante ao do Screener com placas de EVA (que são emborrachadas a base de etil, vinil e acetato), no qual um estudante de cada grupo se desloca como se fosse o peão do jogo tradicional. Já os professores Soraia Costa, Marcelo Muscará e Wothan Tavares de Lima do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas, também da USP, usaram o jogo de forma híbrida em uma turma de 29 alunos. As equipes tinham um aluno jogando de forma presencial e outros acompanhando de forma virtual.

No Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPG-ProdBio), da UFRJ-Macaé, o Screener foi utilizado em uma turma de 12 alunos pelos professores Juliana Raimundo e Thiago Barth, na qual as equipes foram formadas por um aluno de pós-graduação e um aluno de graduação selecionado para integrar um programa de pré-mestrado. Já na universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o jogo foi utilizado de forma inovadora na aula prática de Farmacologia Humana do curso de graduação em Enfermagem, pelo professor Domingos Tabajara Martins, com colaboração das professoras Bruna Di Serio e Ariadne Aguiar.

No IFRJ o jogo foi adaptado para ensinamento a alunos do curso técnico em Farmácia

Outra instituição que utilizou o Screener de forma diferenciada foi o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no campus Maracanã. Lá as professoras Marcela Coutinho, Bruna Zorzanelli e Eloísa Portugal Souza fizeram uma adaptação para poder usar o jogo no ensinamento de seus 34 alunos do último ano do curso técnico em Farmácia, na disciplina de Tecnologia Farmacêutica. Uma experiência que foi bem apreciada por tais estudantes, em função da linguagem ter sido adaptada a eles.

A metodologia científica incorporada no Screener foi estruturada pelo professor François Noël, do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal, do ICB/UFRJ. A principal função do jogo é atender aos alunos de pós-graduação que atuam nas áreas de farmacologia e química medicinal/farmacêutica, sendo por eles usados durante as disciplinas. Mas, pode ser bastante útil para todos os profissionais envolvidos em alguma etapa do processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos, assim como para alunos de graduação que se interessam pela área e pretendam ingressar num curso de pós-graduação, ou mesmo pleitear uma vaga na indústria farmacêutica, no INPI ou na Anvisa, por exemplo.

NOTA DE REPÚDIO

A COPPE/UFRJ, através da sua Diretoria e do seu Conselho Deliberativo, manifesta repúdio aos atos terroristas de invasão e depredação do Palácio do Planalto, do STF e do Congresso Nacional ocorridos na data de ontem.

Tais atos expressam um atentado à democracia e às instituições nacionais, bem como ao processo eleitoral e à vontade soberana manifestada pela sociedade brasileira.

Reiteramos nosso compromisso com a defesa do estado democrático de direito e conclamamos ao Governo Federal a adotar medidas que garantam a democracia e a vontade do povo brasileiro.

Rio de Janeiro, 09 de janeiro de 2023.

Prof. Romildo Dias Toledo Filho

Diretor

Prof. Fernando Alves Rochinha

Presidente do Conselho Deliberativo

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

Clique aqui para agendar

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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