Pesquisadores da Coppe lançam projeto para ampliar participação feminina nas áreas tecnológicas

A participação feminina nas áreas científicas tem progredido. Mas o quadro atual mostra que é preciso construir um futuro ainda melhor, com maior paridade de gênero em STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Justamente para que tal equilíbrio seja alcançado, pesquisadores da Coppe/UFRJ e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, desenvolveram o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína (Heroine’s Learning Journey). Trata-se de uma iniciativa voltada para a capacitação de alunas, com idades entre 15 e 21 anos, de forma a melhorar suas habilidades e as motivar a atuarem nas áreas STEM. Áreas em que no Brasil as mulheres respondem por apenas 31% mercado de trabalho e 33% no ensino superior.

O projeto é executado por pesquisadores do Laboratório do Futuro e do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes), ligados ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, em parceria com o Departamento de Matemática do IST de Lisboa. Sua primeira aplicação será durante um curso gratuito de Aprendizado de Máquinas (machine learning), com matemática e ética, na plataforma IST MOOC, que será oferecido, principalmente no Brasil e em Portugal, no próximo mês, em março de 2022. Todas as alunas que completarem o curso integralmente e realizarem as avaliações receberão certificado ao final.

O pesquisador do Laboratório do Futuro, Yuri Lima, diz que o equilíbrio de gêneros no ensino superior na área de STEM pode demorar mais de 20 anos, caso se mantenha o atual ritmo de crescimento da participação feminina, que é de 0,47%, em média, ao ano. O pesquisador da Coppe explica que o patamar mínimo de paridade de gênero nestas áreas científicas é de 45%, e que para este percentual ser atingido serão necessários 24 anos se não houver uma aceleração na presença das mulheres.

A previsão tem como base dados do projeto Igualdade STEM que mostram que em 2010 a participação feminina no total de alunos formados em STEM era 29,5% e, em 2019, ampliou para 33,7%, resultando em um salto de 4,2% em dez anos. Caso seja levado em conta os cursos ligados à área da Tecnologia como Ciência da Computação, a participação feminina é menor ainda, em torno de 11%. O levantamento revela também que as mulheres representam 60% dos alunos de todos os cursos de ensino superior e 66% dos que não envolvem STEM. “As mulheres estão sub-representadas nos cursos de ensino superior e, consequentemente, no mercado de trabalho das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Foi o desafio de reverter este quadro em menos tempo do que o previsto, que motivou o desenvolvimento da Jornada de Aprendizagem da Heroína”, explica Yuri.

A iniciativa de se criar o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína tem como base o estudo do aluno de doutorado da Coppe, Luis Felipe Coimbra Costa, que realiza sua pesquisa no Ludes. O principal objetivo é que o projeto seja um “quadro de motivação” que ajude as alunas a superar os desafios que estão presentes em um curso STEM. “Isso é feito orientando a aquisição de novas habilidades e conhecimentos, apresentando modelos inspiradores, apoiando a confiança e a autorregulação da aprendizagem. O nosso modelo de jornada é projetado para ser flexível, levando em consideração os recursos tecnológicos e/ou humanos disponíveis para a implementação do curso, de forma a se propiciar diferentes escolhas possíveis para as funções a serem desempenhadas”, explica Luis Felipe, que também está realizando trabalho de campo sobre o assunto no IST.

De acordo com o pesquisador da Coppe, a inserção de mulheres em STEM passa por diversos desafios que incluem toda a construção social de ideias que são ouvidas por meninas desde a infância. Luis Felipe explica que elas ouvem que são melhores em “atividades de cuidado” e não “foram feitas para as exatas”. Então, ao ingressar em um curso voltado para a área de STEM, além de toda essa visão negativa que receberam ao longo da vida, as mulheres ainda encontram uma linguagem machista, lidam com preconceito e exclusão por serem minorias não tendo suas ideias ouvidas de maneira igualitária ou nem mesmo tendo espaço para se expressar. Por isso, Luis Felipe diz ser fundamental que qualquer curso voltado para a formação de mulheres em STEM tenha um cuidado especial com relação à motivação das jovens mulheres tanto para a sua entrada quanto para a sua permanência ao longo da formação.

O Jornada de Aprendizagem da Heroína pode ser acompanhado pelo site  https://heroicjourneys.life e mais informações estão disponíveis no site do projeto.

Coppe participa de projeto europeu em computação de alto desempenho

A Coppe/UFRJ, por meio do seu Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad), participa do RISC2 – A network for supporting the coordination of Computing research between Europe and Latin America. O projeto reúne os principais stakeholders (grupos de interesse) europeus e latino-americanos em computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês), com objetivo de promover e aprofundar a cooperação entre a comunidade científica e o setor industrial nos dois continentes, fortalecendo o ambiente de inovação e fomentando o intercâmbio das melhores práticas de HPC.

De acordo com o professor Alvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil da Coppe e coordenador do Nacad, o projeto “promove sinergia entre as instituições mais importantes de cada país, a mobilidade entre pesquisadores do setor, difundindo conhecimento no estado da arte da computação de alto desempenho”.

De acordo com Fabrizio Gagliardi, nomeado diretor-geral do RISC2, a computação de alto desempenho é crucial para diversos aspetos da vida atual, desde a segurança interna, passando pelos negócios e os cuidados de saúde, ou mesmo a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. “Tanto na Europa, como na América Latina, existem já vários talentos nesta área. Estamos convencidos de que, promovendo um diálogo entre estas duas regiões, ambas as partes sairão beneficiadas. O RISC2 visa, precisamente, estabelecer essa ponte. Estou bastante feliz por ter a oportunidade de contribuir para esta iniciativa, com toda a minha experiência e todo o meu entusiasmo”, afirma Gagliardi.

No âmbito do RISC2, serão criados um observatório em HPC e um roteiro das respectivas atividades existentes na Europa e na América Latina. O projeto, além de promover a ciência, tecnologia e inovação, vai contribuir para a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e lidar com inúmeras outras questões sociais, industriais e ambientais, como é o caso da segurança energética, política cibernética internacional ou mudanças climáticas.

O projeto inclui 16 parceiros, oriundos de 12 países, sendo liderado pelo Barcelona Supercomputing Center-Centro Nacional de Supercomputación (BSC-CNS), na Espanha. Além da Coppe e do BSC, fazem parte o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, Brasil); Centro de Investigaciones Energéticas Medioambientales y Tecnológicas (Espanha); Forschungzentrum Jülich GmbH (Alemanha); Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique e Atos Bull (França); Consorzio Interuniversitario (Itália), Universidade de Coimbra e INESC TEC (Portugal); Universidad de Buenos Aires (Argentina); Universidad Industrial de Santander, High Performance and Scientific Computing Center (Colômbia); Universidad de la República, National Supercomputing Center (Uruguai); Centro de Investigaciones y Estudios Avanzados (México); National Laboratory for High Performance Computing (Chile) e Centro Nacional de Alta Tecnología (Costa Rica).

A Coppe abriga o supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do país. Gerenciado pelo Nacad, o Lobo Carneiro tem capacidade de 226 Teraflops e pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.

Oportunidade para estágio em web design e comunicação digital

Estão abertas até o dia 25 de fevereiro as inscrições para estágio na Coppe/UFRJ em Design, Web Design e Comunicação. Os candidatos devem estar cursando a graduação a partir do 5º período ou está com pós-graduação em andamento em uma das seguintes áreas: Comunicação Visual, Design, Web Design ou Comunicação Social. A duração da bolsa é de dois anos e a carga horária de 20 horas semanais, de forma flexível e híbrida (presencial e home office).

Saiba como participar do processor seletivo e as principais atribuições do bolsista:

Vaga para estágio em Design e Comunicação

O Futuro que você vai criar é tema de palestra do Ciclo de Seminários PESC

No dia 2 de fevereiro será realizada a primeira edição do Ciclo de Seminários PESC de 2022, que contará com a apresentação do engenheiro Paulo Sérgio Pinto, líder de arquitetura em nuvem para AdTech da Publicis Groupe. Durante sua palestra intitulada “Cloud, Metaverses, Hyper-Reality and X-Tech: o futuro que você vai criar”, Paulo dará um novo panorama da Computação. A proposta é passar uma “visão” de alto nível sobre os jargões atuais desta área, que abre caminho para discussões de como a Ciência da Computação está evoluindo, sobre seus efeitos na maneira em que os desenvolvedores trabalham e o que os força a serem mais especializados.

O evento, às 18 horas, será transmitido pelo canal do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ no YouTube.

O tema da palestra está em sintonia com a data 2/2/22, que remete ao famoso
Expresso 2222, o trem imaginário, em música de Gilberto Gil, que parte para o futuro, para depois do ano 2.000. Um futuro que já fazia parte da carreira de Paulo Pinto, que trabalhou como cientista de dados antes mesmo deste termo ser criado. A evolução da área foi e continua muita dinâmica e, durante o evento, o engenheiro abordará sobre o rápido crescimento do mercado de ponta da ciência computacional e a consequente demanda por profissionais (desenvolvedores) cada vez mais especializados.

Saiba mais sobre o palestrante

Paulo Sergio Pinto obteve o grau de engenheiro químico no Instituto Militar de Engenharia (IME), em 1988. A partir daí, iniciou uma carreira na área que hoje é conhecida com Data Science, obtendo o título de doutor em Ciências pelo mesmo instituto, em colaboração com a École Polytechnique da França. Como Data Scientist, Paulo trabalhou no Centro de Pesquisas da Elf-Aquitaine na França e no Pacific National Nuclear Lab, no estado de Washington (USA).

Em 1999, Paulo começou sua carreira na Indústria de alta tecnologia como engenheiro de pesquisa na Microsoft em Redmond, WA. Desenvolveu métodos de agregação de dados e simulação de sistemas de mensagens na Internet, foi líder de desenvolvimento e qualidade da MSN para algoritmos SEO, propaganda e relevância de conteúdo. Na Microsoft, ainda participou como arquiteto na conversão dos Data Centers da MSN para o Azure e foi arquiteto em vários projetos da mudança para Internet, para suportar transporte de vídeos com base na nuvem, em colaboração com várias telcos globais.

Desde 2019, Paulo tem trabalhado como líder de arquitetura na Publicis na área de AdTech, uma área nova no contexto da cloud com muitas oportunidades e inovações.

Saiba mais sobre o Ciclo de Seminários PESC: https://www.cos.ufrj.br/seminarios

Incubadora da Coppe lança edital para seleção de novas empresas

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ está com inscrições abertas para seleção de novas empresas, até o dia 30 de janeiro. A chamada, por meio de edital de fluxo contínuo, é voltada para startups que desenvolvam produtos ou serviços de base tecnológica, com alto grau de inovação e potencial de interação com a universidade.

As empresas selecionadas terão à disposição uma sala de uso privativo, acesso à infraestrutura de uso comum como salas de reunião, auditório e copa, além de serviços de assessoria e capacitações em gestão de negócio. O edital ficará aberto por seis meses, e para saber mais sobre o processo de seleção e como se candidatar, os interessados devem acessar a página de editais da Incubadora

Inscrições abertas para o mestrado e doutorado em Planejamento Energético da Coppe

Estão abertas até dia 29 de janeiro as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ. Estão disponíveis para o ano letivo de 2022, 12 vagas para mestrado e 8 para doutorado, nas áreas de pesquisa em planejamento energético e planejamento ambiental, cada qual com metade das vagas em ambos os casos.

Confira o edital e inscreva-se em: http://www.ppe.ufrj.br/index.php/pt/admissao/edital

Professores da Coppe participam da Rio Innovation Week

Os professores da Coppe/UFRJ, Leda Castilho, Segen Estefen e Richard Stephan, participam da Rio Innovation Week 2022, que será realizada de 13 a 16 de janeiro, no Jockey Club, na Gávea. O objetivo do evento é transformar o Rio de Janeiro em um estado que seja referência em inovação e empreendedorismo tecnológico, impulsionando negócios, gerando novas oportunidades, conectando setores e investidores. A Rio Innovation Week contará com mais de 500 palestrantes, além da presença de mil startups e 190 expositores, em 19 palcos segmentados por mercados de atuação.

Nesta quinta-feira, 13 de janeiro, a professora Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química, falará sobre a UFRJVac, vacina trivalente para variantes de SARS-COV-2 em desenvolvimento na UFRJ. A palestra terá início às 14h e será realizada no palco Health Tech.

No domingo, 16 de janeiro, a palestra do professor Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica, será realizada remotamente às 11h, e terá como tema “O trem de levitação magnética MagLev-Cobra: modelos para explicar a inovação criada a partir do conhecimento científico”. O palco desta palestra não foi definido ainda. Também no domingo, às 16h, no palco 2, o professor Segen Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica, abordará o tema “Energia Renovável no Oceano: Oportunidades para a Inovação”.

Confira a programação completa e saiba mais sobre o evento, no site da Rio Innovation Week.

Inscrições abertas para o projeto Origem UFRJ

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o projeto Origem UFRJ. Liderado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) e apoiado pelo Parque Tecnológico da UFRJ, o projeto busca capacitar empreendedores do ramo da alimentação sustentável e certificá-los com o Selo SOU (Sustentabilidade Origem UFRJ).

Coordenado por Ivan Burstzyn, professor do INJC e professor colaborador do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, o projeto visa incentivar e promover atitudes que garantam a sustentabilidade e a qualidade de produtos de origens animal e vegetal, assim como dos seus respectivos, e específicos, processos de produção, além de apoiar o empreendedorismo e a inovação no ambiente universitário.

Ao longo do processo de certificação serão promovidos alimentos e bebidas feitos de forma artesanal, cujos negócios estejam comprometidos em (re)organizar as suas produções articulando seis dimensões distintas e complementares: origem (aquisição dos insumos); produção (gestão do estoque e da produção); oferta (comunicação e comercialização); respeito (boas práticas nas relações); afeto (sociabilidades e significados) e diversidade (representatividade e inserção produtiva).

Serão selecionados até 25 empreendedores da área de alimentos e bebidas artesanais. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso da UFRJ, além de egressos dos cursos de graduação em Gastronomia e Nutrição do INJC. Os empreendedores selecionados participarão de um processo formativo com o intuito de estimulá-los a identificar em cada etapa da produção oportunidades para inovar no sentido da sustentabilidade.

Também participam do projeto a professora Rita Afonso, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e colaboradora do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, e as alunas Carolina Soares e Larissa Farias, do PEP.

Saiba mais sobre o projeto, acesse o edital e se inscreva em: https://origem.gastronomia.ufrj.br/

Invent for the Planet: em fevereiro, nova edição da maratona mundial da inovação

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para a edição 2022 do Invent for the Planet (IFTP), um desafio de 48 horas para que estudantes de 40 universidades de diversos países tenham ideias que possuam potencial para mudar o mundo. O objetivo do desafio liderado pela Texas A&M University (EUA) é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta, por meio de projetos tecnologicamente inovadores. A equipe brasileira, representada por alunos da Coppe/UFRJ, Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), é a atual bicampeã do desafio, tendo vencido as edições de 2019 e 2020 (no ano passado, o IFTP não foi disputado, devido à pandemia). A edição deste ano será realizada de 18 a 20 de fevereiro.

Coordenados pelos professores Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe e Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, e Pedro Pacheco, do Cefet, a equipe formada por alunos da Coppe e do Cefet conquistou a edição 2020 do desafio com um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências.  Em 2019, alunos da Coppe, Escola Politécnica e Cefet, venceram a maratona mundial de inovação com o desenvolvimento do EVI –Echolocation for the visual impaired (ecolocalização para os deficientes visuais).

O Invent for the Planet é uma experiência intensiva de projeto de engenharia considerando temas de impacto planetário. Cada equipe de estudantes trabalha em um dos desafios de projeto propostos pela organização do evento e interage com equipes de outros países. O IFTP tem objetivos acadêmicos como o desenvolvimento de mentalidade empreendedora, criatividade e inovação. Os participantes têm o desafio de apresentar propostas dentro do prazo, convencendo os julgadores de que suas soluções são as melhores para os problemas apresentados. As cinco melhores soluções do mundo participam de um evento nos Estados Unidos, em data posterior.

O evento será realizado no campus do Cefet, no Maracanã, de 18 a 20 de fevereiro, e a organização seguirá os protocolos de biossegurança necessários devido à pandemia de Covid-19. O evento será cancelado, caso existam recomendações sanitárias neste sentido.

As inscrições para o IFTP 2022 estão abertas para alunos de graduação, mestrado e doutorado de todas as Engenharias. Programação e inscrições em: https://sites.google.com/mecanica.coppe.ufrj.br/iftp2022-brasil.

Laboratório do Futuro da Coppe completa cinco anos e se associa a grupos internacionais

Laboratório do Futuro da Coppe/UFRJ, que completou cinco anos no último mês de dezembro, associou-se recentemente a dois relevantes grupos internacionais que atuam na área de pesquisa sobre o futuro: a World Futures Studies Federation (WFSF) e o Projeto Millennium (MP).

A WFSF é uma ONG global que foi fundada, oficialmente, em 1973, em Paris, para encorajar e promover o desenvolvimento dos estudos futuros como um campo acadêmico e profissional transdisciplinar em todas as partes do mundo. Ela opera como uma rede global de futuristas praticantes, envolvendo pesquisadores, professores, acadêmicos, analistas de políticas, ativistas e outros especialistas dedicados ao tema, de aproximadamente 60 países.

A associação do Laboratório da Coppe, que pertence ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da instituição, foi oficializada durante a conferência internacional da WFSF, em Berlim, entre 26 e 29 de outubro, com a participação do professor Jano Moreira de Souza (coordenador do laboratório) e dos pesquisadores Yuri Lima e Alan Lyra.

Já o MP é um think tank participativo global, estabelecido em 1996 sob o Conselho Americano para a Universidade das Nações Unidas, que se tornou independente em 2009 e cresceu para 67 nós ao redor do mundo. Cada nó, no MP, refere-se a um grupo de instituições e indivíduos que conectam locais e perspectivas globais, e o Laboratório do Futuro fará parte do nó brasileiro já existente que é composto pela futurista Rosa Alegria e pelo Núcelo de Estudos Futuros (NEF) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenado pelo professor Arnoldo José de Hoyos Guevara.

Os integrantes do Laboratório do Futuro participaram da reunião global do Projeto Millennium, em 15 de dezembro, na qual foram apresentadas as atividades que serão realizadas nos próximos anos pelo nó brasileiro, que incluem a realização de workshops sobre o futuro do trabalho e tecnologias em 2050 e a realização de uma pesquisa sobre os desafios do Brasil para este mesmo ano.

De acordo com o professor Jano, a inclusão do Laboratório do Futuro em dois importantes grupos internacionais de pesquisas sobre o futuro mostra a maturidade atingida pelo trabalho da equipe nesses cinco anos de existência. “Estas associações representam a criação de grandes oportunidades para a participação do nosso laboratório e de outros grupos da Coppe nas discussões sobre o futuro do Brasil e do mundo”, afirma Jano.

Inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe

Até o dia 14 de janeiro de 2022 estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe/UFRJ. As linhas de pesquisa do Programa se concentram nas seguintes áreas: Biomateriais; Cerâmicas Avançadas; Corrosão; Ensaios Não Destrutivos; Materiais Compósitos; Materiais Poliméricos; Metalurgia Extrativa: Tecnologia Mineral e Ambiental; Metalurgia Física e Propriedades Mecânicas; Processamento Termomecânico e Engenharia Microestrutural; Soldagem; e Superfícies e Filmes Finos.

Os resultados da etapa de avaliação e o final do processo seletivo serão divulgados dias 24 de janeiro e 7 de fevereiro, respectivamente. O edital e o link para inscrição no processo seletivo estão disponíveis a partir do site do Programa: https://bit.ly/3FgGzeQ

Conceito 6 na avaliação da Capes, concedido a cursos com ótimo desempenho nas áreas de ensino e pesquisa, o PEMM, criado em 1967, é reconhecido pela excelência no ensino e na pesquisa. Mantém intenso intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e participa do ensino de graduação, destacando-se pela integração com a Escola Politécnica da UFRJ.

Conheça o Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe no canal da instituição no Youtube.

Inscrições abertas para cursos de Especialização da Engenharia de Produção

O Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ está com inscrições abertas para dois cursos de pós-graduação lato sensu: Gestão de Operações, e Ergonomia e Projetos.

O curso Gestão de Operações, em sua segunda turma, fornecerá aos alunos ferramentas técnicas e analíticas para gerenciar os recursos e garantir o crescimento dos negócios.

O curso de Ergonomia e Projetos, já em sua quarta turma, tem como objetivo formar profissionais com competências na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para inserção da dimensão do trabalho e dos fatores humanos e organizacionais nos processos de projeto.

Confira abaixo mais informações:

Curso de Especialização Lato Sensu em Ergonomia e Projetos

Previsão de início: 15/03/2022
Carga horária teórica e prática: 440 horas / (aulas terças e quintas, das 18h às 22h)
Carga horária teórico-prática disciplinas complementares: 80 horas
Duração: 1 ano
Telefone: (21) 96729-7408
E-mail: especializacao.ergoproj@gmail.com
Site: www.ergoproj.coppe.ufrj.br
Inscrições: : https://forms.gle/RjoPuENdzjsfaD35A

Gestão de Operações

Previsão de início: 08/03/2022
Carga horária: 360 horas (aulas: terças e quintas, de 18h às 20h)
Duração: 1 ano e meio
Telefone: (21) 96729-7408
Email: gestao-operacoes@pep.ufrj.br
Site: http://www.producao.ufrj.br/index.php/br/especializacao/gestao-de-operacoes
Inscrições: https://forms.gle/tep1Wy444H5Z9q297

Acolhe Coppe lança site sobre saúde mental

O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe lançou um site com informações sobre suas modalidades de atendimento e conteúdo sobre saúde mental. O projeto reúne informações detalhadas sobre as rodas de conversa, o acolhimento individual, o grupo de apoio e disponibiliza acesso online às Práticas Integrativas e Complementares (Pics), como, por exemplo, aplicação de Reiki, arteterapia, massagem auricular, indicação de florais e aromas. O acesso já está disponível no link https://acolhecoppe.coppe.ufrj.br/.

Na página também é possível acessar dois canais diretos de comunicação, com a psicóloga do Acolhe Coppe, Josiane Barros e com a diretora-adjunta de Gestão de Pessoas, Vanda Borges. Em breve, serão disponibilizadas cartilhas que tratam sobre assédio moral, nas relações de trabalho e nas relações acadêmicas. 

“O site é um importante canal de informação e comunicação entre a comunidade da Coppe/UFRJ e o Acolhe Coppe, tanto para a solicitação de acolhimento como também para a divulgação das diversas atividades online e presenciais que serão oferecidas”, explica Josiane. 

Professora Angela Uller fala sobre cenário de C,T&I no Rio de Janeiro

A diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, professora Angela Uller, falou sobre o cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 6 de dezembro, em um webinário promovido pela Fundação Perseu Abramo e pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na avaliação da professora, o Rio de Janeiro deve se tornar um estado inteligente, inovador e sustentável, e destacou a iniciativa da UFRJ de tentar fazer da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, um projeto de cidade inteligente. “Temos um conjunto de propostas como a integração de energias com smart grid, mobilidade com ônibus híbrido elétrico-etanol e hidrogênio, iluminação inteligente, sistemas fotovoltaicos, aquecimento de água com energia solar. Termos um laboratório urbano vivo, com o desenvolvimento de soluções inteligentes para a construção civil. Um ambiente inovador no qual academia, governo, instituições públicas e privadas cocriam para desenvolver uma plataforma institucional que permita desenvolvimento de soluções inovadoras e inteligentes”, explicou.

“É preciso reduzir as distâncias entre academia e gestão pública, academia e sociedade. Falta uma ação na educação. Promover a digitalização de todas as escolas públicas, colocar FabLabs (laboratórios de fabricação digital) em todas as escolas de segundo grau, introduzir estudo de programação e robótica, promover competições em temas tecnológicos”, defendeu Angela Uller.

Conforme destacou a professora do Programa de Engenharia Química (PEQ), 70% dos pesquisadores que atuam no Rio de Janeiro estão nas 171 instituições de ensino superior e centros de pesquisa sediados no estado. Com tanta participação do setor público na inovação, o setor depende das verbas destinadas pelos órgãos federais (CNPq, Capes, Finep, BNDES, Embrapii, Sebrae) e estaduais (Faperj e AgRio). No caso da Faperj, professora Angela destacou a evolução recente do orçamento da Fundação. “Em 2018, eram 34 milhões de reais mais bolsas, que variam entre 18 e 20 milhões. No ano seguinte, 88 milhões mais bolsas. Em 2020, 157 milhões mais bolsas, e, finalmente, em 2021 são 600 milhões de reais no total, cerca de metade do orçamento da Fapesp”.

“O que não fazemos adequadamente e deveríamos fazer, é difundir a cultura da ciência, tecnologia e inovação. Assim, ao menos quando fossemos atacados, a sociedade nos protegeria. Precisamos usar mais o que a gente produz, mas em prol da sociedade. Estados podem encomendar projetos e estudos às ICT´s (instituições de Ciência e Tecnologia) para modernizarem-se”, propôs a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe.

O webinário “Políticas inclusivas para Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro” está disponível na íntegra no canal do PT-RJ no YouTube.

Pesquisadores da Coppe conquistam o 1º Prêmio Capes/Minfra de Excelência em Infraestrutura

A ex-aluna de mestrado Jéssyka Wisnieski Souza, o professor Hostilio Ratton Neto e os alunos de doutorado Fabio Santos Cerbino e Marina Donato, todos do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, foram contemplados com o primeiro lugar no Prêmio Capes/Minfra de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura 2021, na categoria Ferrovias. A conquista foi em função do artigo The unbundling project applied to the Açailândia – Barcarena rail link in Brazil: why didn’t it work?.

Esta foi a primeira edição desta premiação que é fruto de uma parceria entre a Capes e Ministério da Infraestrutura e tem como objetivo estimular e reconhecer a produção de artigos científicos de alta qualidade e relevância aceitos e/ou publicados em periódicos acadêmicos ou científicos voltados para a temática de Infraestrutura.

O artigo contemplado tem como base o estudo realizado por Jéssyka para sua dissertação de mestrado, concluída em 2017, sob orientação do professor Hostílio, no qual avalia o motivo do fracasso do leilão da concessão da ferrovia Açailândia – Barcarena, que é o trecho final da Ferrovia Norte-Sul. Após o término do mestrado de Jéssyka, o estudo foi ampliado e atualizado com a participação dos alunos Fabio Cerbino e Marina Donato, também orientados por Hostilio, e as principais conclusões estão no artigo premiado.

Os pesquisadores avaliaram se as condições específicas do processo de licitação teriam contribuído para o abandono do que foi a primeira tentativa de introdução do modelo de desverticalização para as concessões ferroviárias no Brasil. Hostilio explica que também foram examinados contextos prospectivos para viabilizá-lo. Para isso, de acordo com o professor da Coppe, foram estimados o potencial econômico da área de influência da ferrovia, a demanda e as tarifas de cobrança necessárias. “Os resultados indicaram que houve erros na concepção e montagem do processo licitatório os quais, se corrigidos, ampliariam as perspectivas de sucesso do projeto”, explica Hotilio.

“Como a renovação das concessões verticais, em vigor desde os anos 90, está sendo antecipada e envolve a possibilidade de as concessionárias devolverem ao governo trechos não operados, por não serem comercialmente viáveis em sua escala de negócios, concessões nos moldes da ligação Açailândia – Barcarena são uma das opções para permitir a retomada de sua exploração, criando o mercado de short lines no País, como existe nos Estados Unidos da América do Norte. O caso estudado trouxe à baila elementos pertinentes para a discussão dessa questão”, conclui o professor da Coppe.

Professora Gabriela é eleita membro da ABC

A professora Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ acaba de ser eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), como membro afiliada. Com início dia 1º de janeiro, o mandato de Gabriela irá até 2.026 e a cerimônia de posse será durante o simpósio científico da Região Rio de Janeiro.

A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores e de excelência, com até 40 anos de idade, das seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.

Gabriela Pereira

Professora Associada da UFRJ e pesquisadora 2 do CNPq, Gabriela Ribeiro Pereira é coordenadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, onde ingressou como docente em 2011. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ultrassom, Phased Array, Termografia, Ensaios Magnéticos, Radiografia, Microtomografia por Transmissão de Raios X, PoD e desenvolvimento de sensores. Particularmente neste último tópico é reconhecida internacionalmente por seus estudos com foco no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

Mestre (2006) e doutora (2010) pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, também atua como vice-chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica. Em sua curta trajetória, destaca-se pelo dinamismo, liderança e produtividade. Ainda no início da carreira, logo que entrou no PEMM, assumiu a chefia da área de Ensaios Não Destrutivos do PEMM, sediada no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), e em seguida a Coordenação Acadêmica da Pós-Graduação do Programa.

Gabriela foi contemplada com o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani 2020, na categoria Docente Jovem, junto com o professor João Paulo Bassin, do Programa de Engenharia Química. É Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, e conquistou, junto com outros colegas da Coppe e um pesquisador do Cenpes, o prêmio Calgary Award, em 2019, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pelo estudo intitulado “In-line inspection tool for clad pipeline integrity evaluation”. Concedida durante o congresso Rio Pipeline, a premiação contempla a melhor contribuição técnica apresentada durante o evento. Esse mesmo trabalho ganhou o prêmio Plínio Cantanhede 2020, que tem como objetivo contemplar os melhores trabalhos apresentados em eventos realizados pelo IBP no período compreendido entre as duas últimas versões da Rio Oil&Gas Expo and Conference.

Veja a relação de professores da Coppe membros da ABC:

Titulares
Edmundo Albuquerque de Souza e Silva
Edson Hirokazu Watanabe
Eugenius Kaszkurewicz
Geraldo Lippel
Fabiano Thompson
Jayme Szwarcfiter
José Carlos Pinto
Liu Hsu
Luiz Bevilacqua
Luiz Pereira Calôba
Luiz Pinguelli Rosa
Márcia Dezotti
Martin Schmal
Nelson Ebecken
Nelson Maculan Filho
Paulo Sérgio Diniz
Renato Cotta
Roberto Schaeffer
Romildo Toledo
Sandoval Carneiro Junior
Valmir Carneiro Barbosa
Walter Mannheimer

Afiliados
Leda Castilho (2009 – 2013)
Juliana Braga Rodrigues Loureiro (2012 – 2016)
Carolina Naveira Cotta (2015 – 2019)
Miguel Campista (2018 – 2022)
André Lucena (2020 – 2024)
João Paulo Bassin (2021 – 2025)