Professora da Coppe recebe premiação mais importante da área de Geotecnia

A professora Laura Motta, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, foi contemplada com o “Prêmio Terzaghi”, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). A premiação é em função de suas contribuições à Geotecnia, especialmente na área de Mecânica dos Pavimentos.

O Prêmio Terzaghi da ABMS, considerado como o mais importante na área de Geotecnia, reconhece o autor do melhor trabalho ou do melhor conjunto de trabalhos publicados no Brasil. É voltado para celebrar aqueles que dedicaram grande parte de suas carreiras a produzir pesquisas, livros e artigos de grande relevância para o meio técnico. 

A premiação leva o nome de Karl von Terzaghi, engenheiro austríaco reconhecido como o pai da mecânica dos solos e da engenharia geotécnica. 

Fundação Geo-Rio inaugura biblioteca e auditório em homenagem ao Professor Willy Lacerda

A Fundação Geo-Rio inaugurou, em sua sede, a biblioteca e o auditório Professor Willy Alvarenga Lacerda, em tributo a este destacado docente do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ e emérito da UFRJ.

Os novos espaços já estão abertos ao público e apresentam uma rica coleção de livros, fotografias, cadernetas de campo, prêmios e diversos documentos, incluindo diplomas. Esses itens foram doados ao município pelo próprio Willy Lacerda e pela filial carioca da Geobrugg AG, uma empresa suíça especializada em proteção de rochas e prevenção de deslizamentos. A iniciativa visa preservar e promover a história da geotecnia no Brasil.

Willy Lacerda foi um dos fundadores da Geo-Rio, criada em 1966 pelo governo do Estado da Guanabara, em resposta aos devastadores eventos de chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, resultando em mais de 300 mortes devido a deslizamentos de terra. Por essa razão, a Geo-Rio foi escolhida como o local ideal para abrigar o acervo.

Para visitar a biblioteca, localizada no bairro de São Cristóvão, é necessário agendar um horário, entrando em contato com a Fundação Geo-Rio através dos telefones e e-mails disponíveis em seu site: https://georio.prefeitura.rio.

Coppe lidera estudos para monitorar a presença de poluentes eternos no Rio de Janeiro

Pesquisadores do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ estão à frente de um projeto para monitorar a presença de poluentes eternos, conhecidos como PFAS, em ambientes hídricos do estado do Rio de Janeiro, incluindo rios urbanos e bacias hidrográficas.

Resultantes da síntese industrial de produtos contendo átomos de flúor e de carbono, que uma vez sintetizados transformam-se em moléculas não degradáveis, as substâncias PFAS (Perfluoralquil e Polifluoralquil) foram criadas, principalmente, para tornar produtos antiaderentes, impermeáveis, mais resistentes à temperatura, e para não absorver gorduras e manchas. Mas, se estas propriedades trouxeram mais praticidade e conforto às pessoas, em praticamente todos os lares do mundo, trouxeram também uma série de riscos à saúde, como doenças renais, da tireóide, hipertensão induzida pela gravidez, e até mesmo câncer. Estudos internacionais já constataram que 98% dos americanos têm FPAS no organismo.

São vários os produtos que contém PFAS. A estimativa varia de 4.700 a 14.000, dependendo da classificação do que foi fabricado, contemplando ou não subprodutos e derivados. Entre eles estão embalagens de alimentos, tintas, casacos, cosméticos, fio dental, panelas, sofás, e panelas, principalmente as que têm teflon.

Os PFAS se desgrudam dos produtos que os utilizam e, assim, podem ficar suspensos no ar, se fixar nos solos e alcançar águas de rios, lagoas e mares, contaminando peixes e outros animais, a exemplo do boi, fontes de boa parte das carnes consumidas regularmente pela população.

Coordenado pela professora do PEQ/Coppe, Márcia Dezotti, o estudo será possível a partir da utilização de um avançado equipamento, a ser adquirido com financiamento da Faperj no valor de R$ 4 milhões, por meio do Programa de apoio às fronteiras da ciência e inovação – infraestrutura multiusuária em equipamentos de grande porte. Intitulado “Implementação de Infraestrutura para monitoramento de poluentes eternos (PFAS) em ambientes hídricos do estado do Rio De Janeiro”, o projeto será executado em parceria com mais quatro grupos, que atuam na Escola de Química da UFRJ, na UFRRJ, na UERJ, e na Fiocruz.

O nível de alcance e danos das PFAS é objeto de estudos de inúmeros cientistas no mundo, e eliminar tais substâncias, que já foram detectadas em águas tidas como potável, ainda está longe de uma solução viável. Por isso, monitorar a sua presença torna-se também fundamental, como explica a professora Márcia Dezotti. A missão é difícil e muito complexa, mas se tornará possível com o uso do equipamento denominado Cromatógrafo de Ultra-Performance (UPLC®), que é equipado com espectrômetro de massa de quadrupolo. Este é um instrumento essencial para identificar e quantificar compostos em uma amostra, seja de água ou mesmo do solo.

Márcia, que coordena o Laboratório de Controle da Poluição das Águas (LabPol) do PEQ/Coppe, diz que as amostras para análises serão coletadas inicialmente no Rio Paraíba do Sul, no Rio Guandu, na Baía de Guanabara e em alguns rios e solos urbanos, incluindo a Ilha Grande que tem grande importância ambiental. “O objetivo principal é identificar e quantificar no novo equipamento os PFAS para ver seu índice de concentração na água ou no solo e, a partir daí, analisar formas de remoção e locais para onde possam ser removidas e armazenadas sem causar outros danos”, explica a professora da Coppe.

Os pesquisadores e alunos envolvidos serão treinados por professores que atuam no projeto, incluindo João Paulo Bassin (LabPol/Coppe), Juacyara Campos (Escola de Química/UFRJ), Alexandre Nascentes (UFRRJ), Enrico Saggioro (Fiocruz), André Luís Salomão e Daniele Bila (UERJ). “Esse grande projeto acadêmico, com o apoio fundamental da Faperj, coloca novamente o estado do Rio na vanguarda do conhecimento”, ressalta Márcia.

Além do monitoramento, o projeto também visa estudar métodos de tratamento dos PFAS. Enquanto os resultados não são obtidos, serão realizadas investigações sobre a degradação e avaliações de toxicidade e genotoxicidade, que induzem as alterações genéticas em organismos expostos a essas substâncias.

Inovação em Alta: Quatro Projetos da Coppe na Final do Prêmio ANP 2024

A Coppe/UFRJ conta com quatro projetos selecionados para a final do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024. Destes, dois foram realizados em colaboração com a Petrobras e os outros dois com a Petrogal, do Grupo Galp.

O prêmio tem seis categorias e reconhece resultados de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem inovação tecnológica de interesse para o setor, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e/ou empresas brasileiras.

Os projetos são realizados em parceria com empresas do setor petrolífero, utilizando total ou parcialmente recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P) que determina a aplicação de percentual da receita bruta de campos com grande produção, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação prevista para 2 de dezembro. Vamos torcer!

Confira os 4 Projetos da Coppe que vão para a Final:

O Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) participa da final com dois projetos na Categoria II – “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento”.

1. DETEPIG

Este projeto visa desenvolver uma ferramenta inovadora e de baixo custo para detectar trepanações clandestinas. O objetivo é aumentar a frequência de monitoramento e garantir mais segurança nas operações contra furtos em tubulações que transportam petróleo e derivados.
Empresa Petrolífera: Petrobras

2. SAIREP

O projeto “Sistema de Avaliação da Integridade dos Revestimentos Poliméricos Internos de Dutos ‘Topside’ de FPSO através de Técnicas Não Destrutivas” busca criar um sistema de monitoramento contínuo para identificar a evolução de danos em revestimentos poliméricos.
Empresa Petrolífera: Petrogal Brasil

Na Categoria III – “Transição Energética, Energias Renováveis”, a Coppe tem um projeto finalista, representado pelo Laboratório de Nano e Microfluídica e de Microssistemas (LabMEMS) e Embrapii. 

3. Dissipadores Térmicos para Células Fotovoltaicas

Este projeto foca em desenvolver dissipadores térmicos baseados em microcanais para células fotovoltaicas de alta concentração, com recuperação do calor rejeitado para dessalinização. Ele ajuda a reduzir custos operacionais e logísticos na indústria de óleo e gás, oferecendo um sistema autossuficiente em energia e água para locais remotos, além de melhorar a eficiência energética e fornecer água de alta qualidade.
Empresa Petrolífera: Petrogal Brasil

Na Categoria V – “Indústria 4.0 / Transformação Digital / Inteligência Artificial”, a Coppe será representada pelo Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (LACEO) e pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).

4. Gêmeo Digital e Ferramentas WEB

Este projeto envolve o desenvolvimento de metodologias e ferramentas web para avaliar e gerenciar a integridade de dutos flexíveis.
Empresa Petrolífera: Petrobras

UFRJ cria cátedra em homenagem a Luiz Pinguelli Rosa focada em sustentabilidade

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE/UFRJ lança no dia 18 de outubro, a cátedra Luiz Pinguelli Rosa com o tema: Um futuro desejável: uma transição justa para um desenvolvimento compatível com o clima no Brasil. Essa iniciativa presta homenagem ao ex-diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, que faleceu em 2022 e teve um papel significativo nas discussões sobre Futuros Desejáveis e Transição Energética no Brasil.

“Apresentei uma proposta de trabalho e a professora Ana Célia Castro, diretora do CBAE, me informou que eu deveria indicar um patrono para a cátedra. Imediatamente, pensei no Pinguelli. Ele teve um papel muito importante, quando coordenou o Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), em catalisar os cientistas brasileiros para discutirem as mudanças climáticas”, explica o professor Emilio Lèbre La Rovere, do Programa de Planejamento Energético da Coppe.

La Rovere lembra: “Sob a liderança de Pinguelli, em 1990-91, realizamos um inventário preliminar de emissões de gases de efeito estufa do Brasil, em colaboração com instituições como Ipea e Ibama. Auxiliamos o ministro José Israel Vargas nos preparativos para a Rio-92, o que o levou a criar uma unidade de mudança climática no Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi no FCC que nasceu o ‘embrião’ da participação dos cientistas brasileiros, culminando na proposta levada à conferência de Kyoto (1997) sobre a responsabilidade histórica dos países do Anexo I nas emissões acumuladas de gases de efeito estufa e a criação de um mecanismo de desenvolvimento limpo.”

As atividades iniciais da cátedra, com a elaboração de dois trabalhos com colaboração internacional, serão apresentadas por La Rovere, com a participação das diretoras da Coppe e do CBAE, professoras Suzana Kahn e Ana Célia Castro. Os debates contarão com a presença de Ana Toni (secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), embaixador André Corrêa do Lago (secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores), Izabella Teixeira (ex-ministra do Meio Ambiente), Maria Netto Schneider (diretora do Instituto Clima e Sociedade – iCS) e professor Jean-Charles Hourcade (Centre International de Recherches sur l’Environnement et le Développement – Cired, Paris).

O evento ocorrerá no auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário da UFRJ, campus da Praia Vermelha, na Avenida Pasteur, 250, 2º andar, das 14h às 18h.

Confira, abaixo, a programação completa.

14:00 – Abertura: Professora Ana Celia Castro (Diretora, CBAE) e Professora Suzana Kahn (Diretora, Coppe) 14:15 – Apresentação da Cátedra e do Evento: Professor Emilio Lèbre La Rovere (PPE/Coppe/UFRJ, Coordenador da Cátedra “Luiz Pinguelli Rosa” do CBAE/UFRJ)

14:30 – Painel 1: Instrumentos financeiros para viabilizar investimentos em projetos de baixo carbono e resiliência climática nos países em desenvolvimento.

Moderação: Prof. Emilio L. La Rovere (Coordenador da Cátedra de Transição Justa, UFRJ)

– Jean-Charles Hourcade (CIRED, autor do IPCC desde 1992): “Um Mecanismo de

Garantias Multisoberanas”, Comentário apresentado ao T20 Brasil 20242

– Maria Netto Schneider (Diretora, iCS; ex-BID e Secretariado da UNFCCC)

– Ana Toni (Secretária de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente e

Mudanças Climáticas)


15:30 – Debate

16:00 – Intervalo

16:15 – Painel 2: Perspectivas de superação do impasse na negociação internacional sobre clima. Moderação: Professora Marta Irving (Pesquisadora Sênior, PPED/IE/UFRJ, INCT/PPED/CNPq)

– Professor Emilio L. La Rovere (UFRJ): “Norte e Sul diante do Paradoxo da Urgência Climática”3

– Izabella Teixeira (CEBRI; ministra do Meio Ambiente de 2010 a 2016)

– Embaixador André A. Corrêa do Lago (Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do

Ministério de Relações Exteriores)

17:30 – Debate

18:00 – Encerramento

Alunos classificam reputação e valorização do currículo como principais motivos para escolher a Coppe

No último dia 2 de outubro, a Coppe/UFRJ deu as boas-vindas aos novos alunos que ingressaram em seus 13 programas de pós-graduação acadêmica para o segundo e terceiro períodos de 2024. O evento não apenas apresentou a estrutura e os procedimentos da instituição, mas também incluiu uma pesquisa reveladora: 63% dos alunos escolheram a Coppe por sua reputação e pela valorização de seu currículo, destacando a excelência da instituição no cenário acadêmico.

Os docentes altamente qualificados, a excelência acadêmica e a infraestrutura de ponta foram outros fatores que atraíram esses estudantes. A pesquisa também ressaltou o interesse dos alunos em atuar com Inteligência Artificial (IA). e seguir carreiras acadêmicas (44%), enquanto 36% se voltam para o mercado de trabalho. No entanto, muitos ainda não consideram o potencial do empreendedorismo, uma área onde a Coppe se destaca, e que foi abordado pela diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa.

A professora apresentou as iniciativas da Coppe voltadas para o desenvolvimento do empreendedorismo entre seus alunos. Ela destacou que a tecnologia criada na instituição deve ser levada ao mercado, ressaltando que empresas estão sempre em busca de inovação — às vezes, até em tecnologias já existentes, mas com novas aplicações. Um exemplo citado foi a transição de tecnologias desenvolvidas para a indústria do petróleo e que encontram novos usos em fontes de energia renovável.

Outro diferencial da Coppe é a flexibilidade no currículo, que permite aos alunos cursar disciplinas de outros programas. Durante a recepção, o professor Jean-David Caprace, diretor de Assuntos Acadêmicos, enfatizou a importância dessa abordagem, que enriquece a formação dos alunos, oferecendo oportunidades em áreas como IA, Engenharia da Saúde, Cidades Inteligentes e Economia Azul.

Adicionalmente, a Coppe oferece bolsas complementares e a possibilidade de participar de projetos para a indústria, criando uma ponte entre teoria e prática. Entretanto, o professor alertou sobre a necessidade de administrar bem o tempo diante dos desafios que surgirão. Para apoiar os alunos, foi apresentada a iniciativa Acolhe Coppe, liderada pela diretora de Gestão de Pessoal, Vanda Borges. Ela sublinhou a importância de uma relação humanizada para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais. Com sua combinação de reputação, infraestrutura, inovação e suporte humano, a Coppe/UFRJ se destaca como uma escolha excepcional para quem busca uma pós-graduação que não apenas valoriza o currículo, mas também prepara os alunos para um futuro promissor e empreendedor.

Venha criar sua startup com apoio e expertise da Coppe

Tem um projeto inovador e quer transformá-lo num negócio? Você tem até o dia 27 de outubro para se inscrever no Programa de Incubação de Startups da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ.

Com o apoio de grandes parceiros como beOn Claro, EloGroup, IBM, Microsoft, NVIDIA e Visagio, a Incubadora da Coppe convida empreendedores a participar de um programa de incubação dinâmico e inovador, desenhado para transformar startups em soluções escaláveis. Ao longo dessa jornada, nossos parceiros estarão ao seu lado, ajudando a moldar sua startup e conectando-a com oportunidades reais de mercado.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição,  e enviar um pitch de apresentação. Confira o edital completo no site da incubadora.

Por que escolher a Incubadora da Coppe?

As startups da incubadora da Coppe podem fazer parcerias e/ou interagir com alguns dos mais de 100 laboratórios modernos e de ponta da instituição, que formam um dos maiores complexos laboratoriais da América Latina. Além disso, elas têm acesso ao corpo científico e tecnológico de professores, pesquisadores e alunos da Coppe dente outras vantagens como:

* Método diferenciado de empreendedorismo

* Conexões com investidores

* Mentorias e networking

* Oportunidades de fomento

Melhoria do transporte público no Rio depende de ações colaborativas e inclusivas, aponta relatório da Coppe

O relatório final do estudo realizado pela Coppe/UFRJ destaca que a melhoria do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) só será possível através de uma abordagem colaborativa e inclusiva. O estudo, coordenado pelo professor Glaydston Mattos Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transporte da Coppe, analisou o impacto da pandemia de Covid-19 na mobilidade urbana e revelou a necessidade urgente de medidas para reconquistar a confiança dos usuários e tornar o sistema de transporte mais eficiente e acessível.

A pesquisa, que ouviu 4.300 pessoas, operadores de empresas e gestores públicos, identificou que a queda no número de passageiros em trens, metrô, barcas e ônibus está diretamente relacionada a fatores como o desemprego, mudança de destino e o aumento do trabalho remoto. Além disso, o uso crescente de aplicativos de transporte, principalmente por pessoas de maior renda e escolaridade, também contribuiu para a diminuição da demanda pelo transporte público.

As operadoras de transporte público e gestores da RMRJ concordam que ações coordenadas entre governos estaduais e municipais são essenciais. Eles defendem a criação de uma autoridade metropolitana para integrar fisicamente e tarifariamente os diversos modais de transporte. A segurança pública e o custo elevado das tarifas foram apontados como fatores cruciais que afastam os usuários, além da falta de infraestrutura adequada e modernização do sistema.

Considerando a percepção da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil, em conjunto com a revisão bibliográfica, os pesquisadores da Coppe mapearam as estratégias integradas para a melhoria e promoção do transporte público sustentável na RMRJ. O mapeamento levou em conta a confiança dos usuários, a eficiência operacional, e a sustentabilidade ambiental. Também foram consideradas medidas de gestão de demanda, e investimentos em infraestrutura dedicada e o uso de tecnologia.

O estudo propõe um conjunto de dez ações prioritárias para transformar o transporte público na região:

  1. Restaurar a confiança dos usuários pós-pandemia;
  2. Reduzir tempos de viagem, aumentar a frequência e garantir conforto e segurança;
  3. Implementar subsídios para reduzir tarifas e incentivar o uso do transporte público;
  4. Investir em infraestrutura, especialmente no primeiro e último trecho da viagem e nos pontos de ônibus;
  5. Aplicar medidas de gestão de demanda, como pedágio urbano e restrições de estacionamento;
  6. Construir infraestrutura dedicada ao transporte público, como faixas exclusivas para aumentar a velocidade;
  7. Utilizar tecnologia para melhorar a comunicação com os usuários antes e durante as viagens;
  8. Promover o uso de veículos não poluentes, tornando o sistema mais sustentável;
  9. Planejar linhas de transporte que promovam a integração física e tarifária, evitando sobreposições;
  10. Criar uma autoridade metropolitana para coordenar as ações entre os municípios da RMRJ.

Essas medidas visam garantir que o transporte público na RMRJ seja eficiente, seguro e sustentável, atendendo às necessidades da população de forma inclusiva e colaborativa.

Veja o Relatório:

Coppe brilha com quatro projetos vencedores no Brics Industrial Innovation Contest 2024

A Coppe/UFRJ se destacou de forma impressionante no “Brics Industrial Innovation Contest 2024”, levando quatro projetos ao pódio em diversas áreas temáticas. Dos projetos que brilharam, três foram desenvolvidos inteiramente na Coppe, conquistando o terceiro lugar, enquanto um iniciou sua jornada na instituição e garantiu o segundo lugar. Esta competição, promovida pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, reuniu 200 propostas inovadoras de empresas, instituições de pesquisa, parques tecnológicos e universidades dos países do Brics+.

Um dos destaques foi o projeto revolucionário do Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (Lead), que trouxe uma solução inovadora com drones autônomos para rastreamento, decolagem e pouso em ambientes dinâmicos. Sob a coordenação do professor Alessandro Jacoud, o sistema robótico combina veículos aéreos autônomos e embarcações não tripuladas para detectar vazamentos de petróleo, utilizando sensores avançados. Além disso, o projeto é capaz de coletar dados meteo-oceanográficos e aplicar algoritmos de inteligência artificial para análise de manchas de óleo, oferecendo um impacto significativo na preservação ambiental.

Outro projeto que brilhou foi desenvolvido no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC). A pesquisa resultou em uma pasta cimentícia inovadora, que libera um inibidor “verde” contra corrosão, especialmente útil em instalações de poços de injeção de CO2 para captura e armazenamento de carbono. Coordenado pela professora Tatiana Almeida, e com a pesquisadora Merlin Bandeira à frente, este projeto visa proteger as tubulações metálicas em um contexto crítico para a sustentabilidade.

A startup Aquapower, incubada na Coppe, também conquistou o terceiro lugar na categoria “Eletrônica de Energia”. Sua solução inovadora consiste na instalação de turbinas de pequena escala nas tubulações de cidades e indústrias, gerando energia elétrica de forma eficiente. O CEO da empresa, Franco Vernazza, destacou que a empresa já está implementando projetos no Brasil e até planejando um piloto na China, demonstrando a viabilidade e o potencial dessa tecnologia.

Foi na Incubadora de Empresas da Coppe que surgiu a base de outro projeto vencedor, o da startup Vidya, que ficou em segundo lugar na área “Inteligência Artificial – Modelos de Linguagem Avançados”, com sua plataforma inovadora para operação e manutenção de plantas industriais. O Vidya Software Platform (VSP) integra dados de captura de realidade e engenharia, utilizando inteligência artificial para otimizar a manutenção e prever falhas. Com mais de 24 indústrias já beneficiadas no Brasil e nos Estados Unidos, essa tecnologia é uma verdadeira ponte para a inovação industrial.

Marcela Rolim Ribas, coordenadora de Marketing da Vidya, diz que o software tem potencial para gerar impacto em toda cadeia industrial e, com isso, ter uma ponte para expansão no BRICS é extremamente estratégico, principalmente tendo em mente os diversos incentivos e programas que essa rede possui.

Ao todo, nove projetos da Coppe se destacaram na final, todos com alto potencial tecnológico em áreas como robótica, automação industrial, captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS), produção de hidrogênio verde e outras aplicações tecnológicas de baixo carbono.

Espaço Coppe inspira futuros cientistas: uma visita transformadora

Na última semana, o Espaço Coppe abriu suas portas para um grupo especial de jovens cientistas em potencial. Alunos do 8º ano da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, localizada em Costa Barros, Rio de Janeiro, tiveram a chance de explorar o fascinante mundo da ciência através de uma visita guiada repleta de descobertas e inspiração.

O objetivo da visita, parte de um projeto contínuo da Coppe, é aproximar esses jovens da ciência e demonstrar como a pesquisa pode fazer uma diferença real em áreas como sustentabilidade, energia, saúde e tecnologia. Durante o tour, os estudantes não apenas observaram de perto protótipos e experimentos inovadores do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, mas também interagiram com pesquisadores e professores,mergulhando na realidade da ciência e da pesquisa.

O ponto alto da visita foi a exploração dos nichos do Espaço Coppe Miguel de Simoni Tecnologia e Desenvolvimento Humano. Este espaço é dedicado a despertar novasvocações e estimular a discussão de temas importantes e atuais para os jovens visitantes.

O projeto de visitas guiadas do Espaço Coppe é uma iniciativa contínua que visa inspirar e educar a nova geração, mostrando como a ciência pode ser uma força transformadora no mundo. Se sua escola deseja vivenciar essa experiência enriquecedora, acesse www.espaco.coppe.ufrj.br para agendar uma visita.

Rio Oil & Gás 2024: Fique de olho no Calendário de Participações da Coppe

Pesquisadores da Coppe/UFRJ terão uma presença marcante no Congresso Rio Oil & Gás (ROG.e) 2024, um dos maiores eventos globais do setor de energia. Entre os dias 23 e 26 de setembro, cinco professores, três pesquisadores e três alunos da Coppe, além de Alfredo Renault, diretor do Centro de Soluções de Baixo Carbono da Coppe, participarão de debates e apresentarão trabalhos técnicos.

Além de debater e fazer apresentações, a Coppe tem também um papel estratégico no evento como integrante do Comitê Organizador.  Seu quadro é formado por executivos de empresas e da academia no segmento de energia. Entre eles estão a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, e o professor do Programa de Engenharia Oceânica da instituição, Segen Estefen, também diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas do (Inpo).

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Rio Oil & Gás ocupará seis armazéns do Boulevard Olímpico, reunindo mais de 450 empresas expositoras.

Destaques da Participação da Coppe:

Dia 23 de setembro

– 14h00 – 15h00, Sala Origem

Alfredo Renault, diretor do Centro de Soluções de Baixo Carbono, debate o tema “Apagão de talentos no setor de Energia”, discutindo soluções para a escassez de talentos qualificados, que sempre ocorre quando há o reaquecimento do setor de energia.

– 14h00 – 15h00, Sala TotalEnergies

O professor Alexandre Szklo, do Programa de Planejamento Energético da Coppe, participa do painel “Transição Energética Justa”, abordando os desafios da transição sustentável em países produtores de petróleo, de forma a avaliar e como balancear os desafios sociais e climáticos e o papel da indústria de Óleo & Gás no aproveitamento do potencial energético renovável do Brasil. A questão envolve os riscos e oportunidades, impactos físicos, impactos reputacionais e sociais, passando pela requalificação dos recursos humanos para um futuro de baixo carbono.

– 14h00 – 15h30, Arena de Renováveis e Biocombustíveis – Armazém principal, 2º andar

O professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, estará no painel de abertura sobre “Energia Renováveis”.

Dia 24 de setembro:

– 14h00 – 14h30, Arena de Renováveis e Biocombustíveis – Armazém principal, 2º andar

O professor Paulo Emílio Valadão de Miranda participa do painel sobre o “Marco Legal Regulatório para Hidrogênio de baixa emissão de Carbono”.

– 15h30 – 16h00, Arena de Renováveis e Biocombustíveis – Armazém principal, 2º andar

Os professores Segen Estefen e Milad Shadman, do Programa de Engenharia Oceânica, debatem sobre “Energia Renovável do Oceano”.

Dia 26 de setembro:

– 09h40 – 10h40, Palco Principal

O diretor do Centro de Soluções de Baixo Carbono Alfredo Renault realiza uma Masterclass como parte dos eventos “IUP Innovation Connections”.

– 14h00 – 14h30, Palco Principal

O pesquisador Hudson Mendonça, do Labrintos – Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços – participa da sessão “Universidades e Empreendedorismo: Impulsionando a Inovação no Setor de O&G”.

Apresentação de Trabalhos Técnicos

Durante o evento empresas e universidades e outros centros de pesquisa apresentarão estudos recém concluídos que vão desde novas técnicas para a cadeia produtiva até a iniciativas para tornar o setor de óleo e gás mais inclusivo, passando pelas tecnologias para a transição energética. Confira os estudos que contam com a participação de integrantes da Coppe:

* O pesquisador Felipe Moreira Eler, do Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRap) da Coppe, apresentará seu trabalho desenvolvido na área de “Caracterização e Modelagem de Reservatórios 1”, no dia 25, entre 15h10 e 16h10, na sala 1 – Equinor.

* O professor Virgílio José Martins Ferreira Filho, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, apresentará trabalho voltado para a área de Logística e Planejamento de Operações, no dia 25, entre 17h40 e 18h40, na sala 2 – Galp.

* A aluna Júlia Fernandes Sant’ Ana, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, apresentará trabalho na área “Descomissionamento e Reciclagem”, no dia 26, entre 14 e 15 horas, na sala 1 – Equinor.

* A pesquisadora Agatha Densy dos Santos Francisco, do Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRap) da Coppe, apresentará trabalho na área de “Descarbonização do E&P 2”, no dia 26, entre 9 e 10 horas, na sala 1 – Equinor.

* O aluno de mestrado Robson de Siqueira Oggioni, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, apresentará trabalho voltado para a área de “Machine Learning 1”, no dia 26, entre 9 e 10 horas, na sala 4 – TotalEnergies.

Confira a programação completa no site do evento: https://roge.energ

Coppe participa de proposta de mecanismo financeiro ao G20

Pesquisadores da Coppe/UFRJ e de outras instituições, que colaboram com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), apresentaram uma proposta inovadora de instrumento financeiro para garantir investimentos em mitigação climática em países do Sul global. A proposta, chamada Arquitetura de Garantias Multi-Soberanas (MSGA), foi submetida ao T20  (grupo de think tanks dos países do G20) e será discutida durante a reunião do G20, que ocorre em novembro, no Brasil.

Segundo Emilio La Rovere, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe e coautor do estudo, ações redução da emissão de gases de efeito estufa demandam altos investimentos iniciais e têm retorno financeiro a longo prazo, o que torna difícil atrair investidores. “Há uma preferência global por investimentos especulativos, que não contribuem para o financiamento produtivo necessário para enfrentar as mudanças climáticas”, comenta o professor. Para ele, este é um dos maiores desafios na luta contra a crise climática.

Com o espaço fiscal dos governos cada vez mais limitado, os autores da proposta defendem o uso de garantias públicas como forma de reduzir riscos e atrair fluxos de investimentos privados a custos mais baixos. A ideia é que países com alta credibilidade no mercado, avaliados com grau de investimento AAA, forneçam garantias que funcionariam como uma espécie de seguro para viabilizar projetos em países em desenvolvimento. Isso tornaria mais aceitável para os cidadãos de países ricos saber que seus impostos garantem investimentos (sendo gastos somente no fracasso dos projetos) em vez de transferências diretas de recursos.

Professor Emilio La Rovere, coordenador do Centro Clima

La Rovere destaca que essas garantias não são uma solução milagrosa, mas, se bem desenhadas e aplicadas, podem desbloquear fluxos de capital privado e ampliar o financiamento para iniciativas de baixo carbono. Ele argumenta que a Arquitetura de Garantias Multi-Soberanas (MSGA) é essencial para alavancar o financiamento privado e apoiar as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Acordo de Paris.

O estudo visa contribuir para superar o desafio de multiplicar os investimentos em mitigação climática em várias regiões: de 7 a 14 vezes no Sul da Ásia, de 5 a 12 vezes na África, e de 6 a 8 vezes na América Latina, entre outras áreas. O professor explica que o “déficit de investimento climático” é resultado do “paradoxo da infraestrutura”, onde projetos com alto retorno potencial não recebem financiamento devido aos riscos iniciais elevados. Essa realidade afeta especialmente pequenas ilhas e regiões rurais, que ficam fora do radar dos grandes investidores.

Como exemplo de iniciativas multilaterais similares, La Rovere menciona a Just Energy Transition Partnership (Jet-P), uma iniciativa que envolveu países ricos financiando a transição energética de nações como África do Sul, Indonésia e Vietnã. Ele destaca que essas parcerias, que combinam doações e empréstimos, podem ser uma inspiração para o MSGA.

Investidores institucionais, como fundos de pensão, também se beneficiariam da MSGA, pois procuram projetos de longo prazo e baixo risco. “Ter países AAA como garantidores fornece a segurança necessária para atrair esse tipo de capital”, afirma o professor.

Em resumo, La Rovere reforça que, com maior mobilização de capital privado, mais recursos públicos podem ser direcionados para ações de adaptação climática, que, embora mais desafiadoras de financiar, são cruciais para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Para mais informações sobre a MSGA, consulte o artigo completo em inglês, neste artigo

A Coppe no Engie Day

Quais os contextos ambiental e econômico das mudanças climáticas? Foi para debater este tema que a diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn participou do Engie Day.

O evento realizado no Museu do Amanhã na última quarta-feira, 18/9, foi promovido pela Engie Brasil para entender como a transição energética ocorre na prática, como o Brasil lida com as mudanças climáticas, quais os impactos econômicos e socioambientais destas mudanças e como a sociedade pode contribuir com a mitigação.

Professora Suzana participou do debate com Flávia Teixeira (gerente de Sustentabilidade da Engie Brasil), Juliana Falcao (Confederação Nacional da Indústria – CNI), Guilherme Spaggiari (Ambev) e Luiz Gustavo Bezerra (Tauil & Chequer Advogados). A diretora da Coppe destacou que muito se tem falado sobre transição energética, mas o que estamos vivenciando é uma transição tecnológica acelerada: “um risco para aqueles – governos e/ou empresas que não investem em inovação tecnológica”.

O painel abordou o estado da arte e perspectivas futuras sobre inovação tecnológica, gargalos e capacitação de mão-de-obra para a economia de baixo carbono, o cenário geopolítico, e muito mais.

A Engie é um grupo empresarial francês, o segundo maior do mundo no ramo de energia, segundo a revista Fortune, e atua na geração e distribuição de eletricidade, gás natural e energia renovável. No Brasil, presente há mais de 20 anos, a Engie é a maior produtora privada de energia elétrica no país. O grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.

Coppe promove seminário sobre novas fontes renováveis e redes inteligentes no planejamento energético nacional

A Coppe/UFRJ, por meio do Programa de Planejamento Energético (PPE), realizará no dia 2 de outubro o 7° Seminário “Inserção de Novas Fontes Renováveis e Redes Inteligentes no Planejamento Energético Nacional” (Sinrenova). O evento, com participação e apoio da Wärtsilä, empresa de origem finlandesa, líder global em tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia, reunirá especialistas e líderes do setor para discutir os desafios e oportunidades das novas fontes de energia e das redes inteligentes no planejamento energético nacional.

A abertura contará com a presença da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; do coordenador do evento e professor do PPE/Coppe, Amaro Pereira; e do diretor de Energia da Wärtsilä Brasil, Jorge Alcaide.

O seminário ocorrerá no auditório da Coppe, localizado no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na Cidade Universitária. Para mais informações e inscrições, acesse formulário de inscrição.

Diretoria da Coppe participa da Conferência Julius Baer

Professora Suzana Kahn, na Conferência Julius Baer

O Julius Baer, maior banco privado da Suíça e um dos mais tradicionais do país, reuniu especialistas, clientes e investidores no dia 17 de setembro, no Rio de Janeiro para discutir temas relevantes ao planejamento financeiro e patrimonial, investimentos a curto e longo prazo, e o risco ambiental, que não poderia ficar de fora.

A Coppe participou do debate, representada pela diretora, professora Suzana Kahn, pelo diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação, professor Thiago Aragão e pelo Head de Inovação, Marcos Chaves.

O professor Thiago Aragão, diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação, enfatizou que o encontro abordou não apenas o cenário macroeconômico, mas também eventos climáticos e a transição energética. “Esses temas são fundamentais para a Coppe e para a formulação de políticas públicas que visem reduzir vulnerabilidades e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

O evento também serviu como plataforma para apresentar a Incubadora de Empresas da Coppe. Marcos Chaves, Head de Inovação, ressaltou a importância de estabelecer parcerias com investidores interessados em projetos inovadores, especialmente aqueles focados na redução da pegada de carbono.

O tema e os impactos da transformação digital também foram abordados pela diretora Suzana Kahn: “O mundo está em uma transição cada vez mais acelerada, e essa mudança demanda um nível crescente de conhecimento tecnológico, o que amplia a disparidade entre países emergentes e desenvolvidos e entre grupos sociais”.

Fundado em 1890, o Julius Baer é um banco especializado em gestão de patrimônio e consultoria de valores mobiliários, atuando em mais de 25 países e 60 cidades ao redor do mundo, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

No Brasil, é um dos maiores family offices independentes, oferecendo serviços abrangentes de planejamento patrimonial. O banco também é conhecido por seu apoio a eventos culturais e esportivos, além de iniciativas sociais por meio da Fundação Julius Baer, que se dedica a questões como reciclagem e desigualdade de renda.

Nuclep recebe alunos da Coppe e Politécnica em visita inédita para fortalecer parceria acadêmica

A Nuclep, empresa estratégica no setor nuclear brasileiro, recebeu pela primeira vez, na terça-feira, dia 10 de setembro, estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia Nuclear da Escola politécnica e da Coppe, da UFRJ. A visita, conduzida pela professora Inayá Lima, do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, marcou o início de uma parceria promissora entre academia e indústria, com o objetivo de aproximar os futuros engenheiros da prática profissional no setor nuclear.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto as instalações da Nuclep, uma das principais empresas brasileiras no campo de engenharia pesada, especializada na fabricação de equipamentos essenciais para o setor nuclear. A Nuclep desempenha um papel fundamental na construção de componentes estratégicos, como os equipamentos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha do Brasil, e da usina nuclear Angra 3, tornando-se uma referência no setor industrial e nuclear do país.

Os estudantes exploraram as áreas de produção e tiveram a oportunidade de entender como as operações da Nuclep se conectam ao mercado de energia nuclear e às demandas de infraestrutura nacional. Essa experiência foi especialmente enriquecedora para os alunos, proporcionando uma visão prática das suas futuras áreas de atuação. “Ver de perto como esses projetos são conduzidos nos dá uma perspectiva muito mais ampla sobre o que aprendemos na sala de aula,” comentou um dos alunos presentes.

A interação com o presidente da Nuclep, Almirante Carlos Seixas, foi um dos pontos altos da visita. Além de mostrar receptividade, Seixas compartilhou seu vasto conhecimento sobre os desafios e oportunidades no setor nuclear, abordando temas como o Prosub e a relevância dos projetos de Angra 3 para a matriz energética brasileira. Para os alunos, essa troca direta com um profissional de renome foi inspiradora, pois lhes proporcionou uma visão prática do que o futuro da engenharia nuclear reserva.

A professora Inayá Lima destacou a importância dessa proximidade entre os estudantes e os profissionais experientes do setor: “Essa interação ajuda a manter o interesse dos jovens e a combater a evasão. Ver de perto a realidade da engenharia nuclear e conversar com líderes da área é essencial para motivá-los a seguir nessa trajetória.” Muitos alunos expressaram satisfação com a oportunidade de vivenciar, ainda durante a graduação, o ambiente em que poderão atuar no futuro.

A visita marcou o início de uma colaboração que promete ser contínua. A professora Inayá Lima vê com otimismo a possibilidade de futuras visitas e eventos, considerando o sucesso do primeiro encontro. “Esse é apenas o início de uma parceria que estamos construindo há anos. Acredito que teremos visitas regulares à Nuclep, já que a procura é muito grande. Esperamos realizar esses encontros três ou quatro vezes por ano,” afirmou.

Para a Nuclep, essa interação com as universidades é estratégica. Segundo o Almirante Seixas, receber os futuros engenheiros é fundamental para a continuidade e desenvolvimento do setor nuclear no Brasil. “Somos a única empresa nacional capacitada a fabricar equipamentos nucleares. É crucial que os futuros profissionais conheçam a importância do que fazemos aqui e estejam preparados para dar continuidade ao nosso trabalho,” destacou Seixas.

A iniciativa de aproximar academia e indústria fortalece a formação de mão de obra qualificada, capaz de atender às demandas tecnológicas e estratégicas do Brasil. Além de beneficiar os estudantes, a parceria promete contribuir significativamente para o crescimento do setor nuclear no país.

* Com site Defesa em Foco

Coppe recebe visita do editor da Springer Nature

Eduardo Goldani, entre os professores Jean-David Caprace (à esquerda) e Murilo Vaz (à direita)

O neurocientista Eduardo Goldani, um dos editores-chefes da Springer Nature, uma das maiores editoras acadêmicas do mundo, visitou a Coppe/UFRJ na última quinta-feira, 5 de setembro.

A Springer Nature tem em seu portfólio um vasto catálogo de revistas científicas, livros e periódicos, dentre eles, Marine Systems & Ocean Technology e Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (veja abaixo), cujos editores-chefes são, respectivamente, o diretor de Assuntos Acadêmicos, professor Jean-David Caprace, do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) e o professor Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM).

De acordo com o professor Jean-David Caprace, ter professores da Coppe nessas posições é naturalmente importante para a instituição. “É importante para a internacionalização de nossas pesquisas, para a visibilidade de estudos sobre nossos problemas nacionais”. Além disso, Jean-David destaca que manter periódicos nacionais editados em inglês, hospedados em plataformas de prestígio, “é um reconhecimento da excelência da Coppe e isso se reflete positivamente na Avaliação Capes e também na atração de bons alunos”, conclui o professor Jean-David.

“É um trabalho árduo e importante para a nossa comunidade de Ciências Mecânicas em geral, com interface com outras Engenharias como Oceânica, Aeronáutica, entre outras”, descreveu o professor Marcelo Savi, que assumiu recentemente (julho) a posição de editor-chefe, junto com a professora Angela Nieckele da PUC-Rio.

Professor Marcelo Savi e Eduardo Goldani

Saiba mais sobre as revistas:

Marine Systems & Ocean Technology é a revista oficial da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) e seus artigos abordam temas como análise hidrodinâmica e estrutural de sistemas marinhos fixos e flutuantes, tecnologia submarina, robótica, métodos computacionais e estudos ambientais.

Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering é a revista oficial da Associação Brasileira de Engenharia e Ciência Mecânicas (ABCM) e aborda temas como mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos, dinâmica, mecânica estrutural, materiais avançados, fenômenos não-lineares, termodinâmica, transferência de calor e manufatura.

Abertas as inscrições para o Módulo III da Disciplina Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis

Estão abertas até o dia 27 de setembro as inscrições para o Módulo III da Disciplina Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis. Oferecida pela professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia de Produção, e atual diretora de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional da Coppe/UFRJ, a disciplina terá suas aulas todas as quintas-feiras, das 9 às 12 horas, e a primeira será no dia 26 de setembro.

O principal objetivo é desenvolver novas abordagens para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e as transições sustentáveis, de forma a se compreender modelos econômicos e de negócios contemporâneos e seus desafios reais. A disciplina funciona como um espaço e uma ferramenta para explorar o potencial criativo e sistêmico da engenharia, integrando os diversos conhecimentos dos alunos pesquisadores dos 13 Programas da Coppe.

O Módulo III terá sua dinâmica a partir de discussões e uso de ferramentas de Inteligência Artificial. Mesmo sendo continuidade dos dois primeiros, este terceiro módulo pode ser cursado por todos os alunos da Coppe, independente de terem frequentado os Módulo I e II.

“Esta é uma das ações da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe que visam incentivar o desenvolvimento de competências em tópicos relacionados à inovação e ao empreendedorismo, considerando o forte embasamento tecnológico tradicionalmente oferecido nos cursos de mestrado e doutorado”, diz o professor Thiago Aragão, diretor adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe.

Os interessados em cursar este módulo, cujo código é CPP789, devem enviar um e-mail para a professora Amanda (amandaxavier@pep.ufrj.br), copiando a Rebeca Amaral (rebeca.amaral@pep.ufrj.br). As aulas serão ministradas no Centro Multimídia de Difusão Tecnológica da Coppe (CMDT/Coppe/UFRJ), localizado no Bloco 3 do Centro de Tecnologia 2 (CT2 – 3º pavimento – sala multiuso), na Rua Moniz Aragão, 360, Cidade Universitária.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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