Pesquisadores da Coppe lançam projeto para ampliar participação feminina nas áreas tecnológicas

A participação feminina nas áreas científicas tem progredido. Mas o quadro atual mostra que é preciso construir um futuro ainda melhor, com maior paridade de gênero em STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Justamente para que tal equilíbrio seja alcançado, pesquisadores da Coppe/UFRJ e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, desenvolveram o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína (Heroine’s Learning Journey). Trata-se de uma iniciativa voltada para a capacitação de alunas, com idades entre 15 e 21 anos, de forma a melhorar suas habilidades e as motivar a atuarem nas áreas STEM. Áreas em que no Brasil as mulheres respondem por apenas 31% mercado de trabalho e 33% no ensino superior.

O projeto é executado por pesquisadores do Laboratório do Futuro e do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes), ligados ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, em parceria com o Departamento de Matemática do IST de Lisboa. Sua primeira aplicação será durante um curso gratuito de Aprendizado de Máquinas (machine learning), com matemática e ética, na plataforma IST MOOC, que será oferecido, principalmente no Brasil e em Portugal, no próximo mês, em março de 2022. Todas as alunas que completarem o curso integralmente e realizarem as avaliações receberão certificado ao final.

O pesquisador do Laboratório do Futuro, Yuri Lima, diz que o equilíbrio de gêneros no ensino superior na área de STEM pode demorar mais de 20 anos, caso se mantenha o atual ritmo de crescimento da participação feminina, que é de 0,47%, em média, ao ano. O pesquisador da Coppe explica que o patamar mínimo de paridade de gênero nestas áreas científicas é de 45%, e que para este percentual ser atingido serão necessários 24 anos se não houver uma aceleração na presença das mulheres.

A previsão tem como base dados do projeto Igualdade STEM que mostram que em 2010 a participação feminina no total de alunos formados em STEM era 29,5% e, em 2019, ampliou para 33,7%, resultando em um salto de 4,2% em dez anos. Caso seja levado em conta os cursos ligados à área da Tecnologia como Ciência da Computação, a participação feminina é menor ainda, em torno de 11%. O levantamento revela também que as mulheres representam 60% dos alunos de todos os cursos de ensino superior e 66% dos que não envolvem STEM. “As mulheres estão sub-representadas nos cursos de ensino superior e, consequentemente, no mercado de trabalho das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Foi o desafio de reverter este quadro em menos tempo do que o previsto, que motivou o desenvolvimento da Jornada de Aprendizagem da Heroína”, explica Yuri.

A iniciativa de se criar o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína tem como base o estudo do aluno de doutorado da Coppe, Luis Felipe Coimbra Costa, que realiza sua pesquisa no Ludes. O principal objetivo é que o projeto seja um “quadro de motivação” que ajude as alunas a superar os desafios que estão presentes em um curso STEM. “Isso é feito orientando a aquisição de novas habilidades e conhecimentos, apresentando modelos inspiradores, apoiando a confiança e a autorregulação da aprendizagem. O nosso modelo de jornada é projetado para ser flexível, levando em consideração os recursos tecnológicos e/ou humanos disponíveis para a implementação do curso, de forma a se propiciar diferentes escolhas possíveis para as funções a serem desempenhadas”, explica Luis Felipe, que também está realizando trabalho de campo sobre o assunto no IST.

De acordo com o pesquisador da Coppe, a inserção de mulheres em STEM passa por diversos desafios que incluem toda a construção social de ideias que são ouvidas por meninas desde a infância. Luis Felipe explica que elas ouvem que são melhores em “atividades de cuidado” e não “foram feitas para as exatas”. Então, ao ingressar em um curso voltado para a área de STEM, além de toda essa visão negativa que receberam ao longo da vida, as mulheres ainda encontram uma linguagem machista, lidam com preconceito e exclusão por serem minorias não tendo suas ideias ouvidas de maneira igualitária ou nem mesmo tendo espaço para se expressar. Por isso, Luis Felipe diz ser fundamental que qualquer curso voltado para a formação de mulheres em STEM tenha um cuidado especial com relação à motivação das jovens mulheres tanto para a sua entrada quanto para a sua permanência ao longo da formação.

O Jornada de Aprendizagem da Heroína pode ser acompanhado pelo site  https://heroicjourneys.life e mais informações estão disponíveis no site do projeto.

Coppe participa de projeto europeu em computação de alto desempenho

A Coppe/UFRJ, por meio do seu Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad), participa do RISC2 – A network for supporting the coordination of Computing research between Europe and Latin America. O projeto reúne os principais stakeholders (grupos de interesse) europeus e latino-americanos em computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês), com objetivo de promover e aprofundar a cooperação entre a comunidade científica e o setor industrial nos dois continentes, fortalecendo o ambiente de inovação e fomentando o intercâmbio das melhores práticas de HPC.

De acordo com o professor Alvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil da Coppe e coordenador do Nacad, o projeto “promove sinergia entre as instituições mais importantes de cada país, a mobilidade entre pesquisadores do setor, difundindo conhecimento no estado da arte da computação de alto desempenho”.

De acordo com Fabrizio Gagliardi, nomeado diretor-geral do RISC2, a computação de alto desempenho é crucial para diversos aspetos da vida atual, desde a segurança interna, passando pelos negócios e os cuidados de saúde, ou mesmo a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. “Tanto na Europa, como na América Latina, existem já vários talentos nesta área. Estamos convencidos de que, promovendo um diálogo entre estas duas regiões, ambas as partes sairão beneficiadas. O RISC2 visa, precisamente, estabelecer essa ponte. Estou bastante feliz por ter a oportunidade de contribuir para esta iniciativa, com toda a minha experiência e todo o meu entusiasmo”, afirma Gagliardi.

No âmbito do RISC2, serão criados um observatório em HPC e um roteiro das respectivas atividades existentes na Europa e na América Latina. O projeto, além de promover a ciência, tecnologia e inovação, vai contribuir para a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e lidar com inúmeras outras questões sociais, industriais e ambientais, como é o caso da segurança energética, política cibernética internacional ou mudanças climáticas.

O projeto inclui 16 parceiros, oriundos de 12 países, sendo liderado pelo Barcelona Supercomputing Center-Centro Nacional de Supercomputación (BSC-CNS), na Espanha. Além da Coppe e do BSC, fazem parte o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, Brasil); Centro de Investigaciones Energéticas Medioambientales y Tecnológicas (Espanha); Forschungzentrum Jülich GmbH (Alemanha); Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique e Atos Bull (França); Consorzio Interuniversitario (Itália), Universidade de Coimbra e INESC TEC (Portugal); Universidad de Buenos Aires (Argentina); Universidad Industrial de Santander, High Performance and Scientific Computing Center (Colômbia); Universidad de la República, National Supercomputing Center (Uruguai); Centro de Investigaciones y Estudios Avanzados (México); National Laboratory for High Performance Computing (Chile) e Centro Nacional de Alta Tecnología (Costa Rica).

A Coppe abriga o supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do país. Gerenciado pelo Nacad, o Lobo Carneiro tem capacidade de 226 Teraflops e pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.

Oportunidade para estágio em web design e comunicação digital

Estão abertas até o dia 25 de fevereiro as inscrições para estágio na Coppe/UFRJ em Design, Web Design e Comunicação. Os candidatos devem estar cursando a graduação a partir do 5º período ou está com pós-graduação em andamento em uma das seguintes áreas: Comunicação Visual, Design, Web Design ou Comunicação Social. A duração da bolsa é de dois anos e a carga horária de 20 horas semanais, de forma flexível e híbrida (presencial e home office).

Saiba como participar do processor seletivo e as principais atribuições do bolsista:

Vaga para estágio em Design e Comunicação

O Futuro que você vai criar é tema de palestra do Ciclo de Seminários PESC

No dia 2 de fevereiro será realizada a primeira edição do Ciclo de Seminários PESC de 2022, que contará com a apresentação do engenheiro Paulo Sérgio Pinto, líder de arquitetura em nuvem para AdTech da Publicis Groupe. Durante sua palestra intitulada “Cloud, Metaverses, Hyper-Reality and X-Tech: o futuro que você vai criar”, Paulo dará um novo panorama da Computação. A proposta é passar uma “visão” de alto nível sobre os jargões atuais desta área, que abre caminho para discussões de como a Ciência da Computação está evoluindo, sobre seus efeitos na maneira em que os desenvolvedores trabalham e o que os força a serem mais especializados.

O evento, às 18 horas, será transmitido pelo canal do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe/UFRJ no YouTube.

O tema da palestra está em sintonia com a data 2/2/22, que remete ao famoso
Expresso 2222, o trem imaginário, em música de Gilberto Gil, que parte para o futuro, para depois do ano 2.000. Um futuro que já fazia parte da carreira de Paulo Pinto, que trabalhou como cientista de dados antes mesmo deste termo ser criado. A evolução da área foi e continua muita dinâmica e, durante o evento, o engenheiro abordará sobre o rápido crescimento do mercado de ponta da ciência computacional e a consequente demanda por profissionais (desenvolvedores) cada vez mais especializados.

Saiba mais sobre o palestrante

Paulo Sergio Pinto obteve o grau de engenheiro químico no Instituto Militar de Engenharia (IME), em 1988. A partir daí, iniciou uma carreira na área que hoje é conhecida com Data Science, obtendo o título de doutor em Ciências pelo mesmo instituto, em colaboração com a École Polytechnique da França. Como Data Scientist, Paulo trabalhou no Centro de Pesquisas da Elf-Aquitaine na França e no Pacific National Nuclear Lab, no estado de Washington (USA).

Em 1999, Paulo começou sua carreira na Indústria de alta tecnologia como engenheiro de pesquisa na Microsoft em Redmond, WA. Desenvolveu métodos de agregação de dados e simulação de sistemas de mensagens na Internet, foi líder de desenvolvimento e qualidade da MSN para algoritmos SEO, propaganda e relevância de conteúdo. Na Microsoft, ainda participou como arquiteto na conversão dos Data Centers da MSN para o Azure e foi arquiteto em vários projetos da mudança para Internet, para suportar transporte de vídeos com base na nuvem, em colaboração com várias telcos globais.

Desde 2019, Paulo tem trabalhado como líder de arquitetura na Publicis na área de AdTech, uma área nova no contexto da cloud com muitas oportunidades e inovações.

Saiba mais sobre o Ciclo de Seminários PESC: https://www.cos.ufrj.br/seminarios

Incubadora da Coppe lança edital para seleção de novas empresas

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ está com inscrições abertas para seleção de novas empresas, até o dia 30 de janeiro. A chamada, por meio de edital de fluxo contínuo, é voltada para startups que desenvolvam produtos ou serviços de base tecnológica, com alto grau de inovação e potencial de interação com a universidade.

As empresas selecionadas terão à disposição uma sala de uso privativo, acesso à infraestrutura de uso comum como salas de reunião, auditório e copa, além de serviços de assessoria e capacitações em gestão de negócio. O edital ficará aberto por seis meses, e para saber mais sobre o processo de seleção e como se candidatar, os interessados devem acessar a página de editais da Incubadora

Inscrições abertas para o mestrado e doutorado em Planejamento Energético da Coppe

Estão abertas até dia 29 de janeiro as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ. Estão disponíveis para o ano letivo de 2022, 12 vagas para mestrado e 8 para doutorado, nas áreas de pesquisa em planejamento energético e planejamento ambiental, cada qual com metade das vagas em ambos os casos.

Confira o edital e inscreva-se em: http://www.ppe.ufrj.br/index.php/pt/admissao/edital

Professores da Coppe participam da Rio Innovation Week

Os professores da Coppe/UFRJ, Leda Castilho, Segen Estefen e Richard Stephan, participam da Rio Innovation Week 2022, que será realizada de 13 a 16 de janeiro, no Jockey Club, na Gávea. O objetivo do evento é transformar o Rio de Janeiro em um estado que seja referência em inovação e empreendedorismo tecnológico, impulsionando negócios, gerando novas oportunidades, conectando setores e investidores. A Rio Innovation Week contará com mais de 500 palestrantes, além da presença de mil startups e 190 expositores, em 19 palcos segmentados por mercados de atuação.

Nesta quinta-feira, 13 de janeiro, a professora Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química, falará sobre a UFRJVac, vacina trivalente para variantes de SARS-COV-2 em desenvolvimento na UFRJ. A palestra terá início às 14h e será realizada no palco Health Tech.

No domingo, 16 de janeiro, a palestra do professor Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica, será realizada remotamente às 11h, e terá como tema “O trem de levitação magnética MagLev-Cobra: modelos para explicar a inovação criada a partir do conhecimento científico”. O palco desta palestra não foi definido ainda. Também no domingo, às 16h, no palco 2, o professor Segen Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica, abordará o tema “Energia Renovável no Oceano: Oportunidades para a Inovação”.

Confira a programação completa e saiba mais sobre o evento, no site da Rio Innovation Week.

Inscrições abertas para o projeto Origem UFRJ

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o projeto Origem UFRJ. Liderado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) e apoiado pelo Parque Tecnológico da UFRJ, o projeto busca capacitar empreendedores do ramo da alimentação sustentável e certificá-los com o Selo SOU (Sustentabilidade Origem UFRJ).

Coordenado por Ivan Burstzyn, professor do INJC e professor colaborador do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, o projeto visa incentivar e promover atitudes que garantam a sustentabilidade e a qualidade de produtos de origens animal e vegetal, assim como dos seus respectivos, e específicos, processos de produção, além de apoiar o empreendedorismo e a inovação no ambiente universitário.

Ao longo do processo de certificação serão promovidos alimentos e bebidas feitos de forma artesanal, cujos negócios estejam comprometidos em (re)organizar as suas produções articulando seis dimensões distintas e complementares: origem (aquisição dos insumos); produção (gestão do estoque e da produção); oferta (comunicação e comercialização); respeito (boas práticas nas relações); afeto (sociabilidades e significados) e diversidade (representatividade e inserção produtiva).

Serão selecionados até 25 empreendedores da área de alimentos e bebidas artesanais. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso da UFRJ, além de egressos dos cursos de graduação em Gastronomia e Nutrição do INJC. Os empreendedores selecionados participarão de um processo formativo com o intuito de estimulá-los a identificar em cada etapa da produção oportunidades para inovar no sentido da sustentabilidade.

Também participam do projeto a professora Rita Afonso, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e colaboradora do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, e as alunas Carolina Soares e Larissa Farias, do PEP.

Saiba mais sobre o projeto, acesse o edital e se inscreva em: https://origem.gastronomia.ufrj.br/

Invent for the Planet: em fevereiro, nova edição da maratona mundial da inovação

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para a edição 2022 do Invent for the Planet (IFTP), um desafio de 48 horas para que estudantes de 40 universidades de diversos países tenham ideias que possuam potencial para mudar o mundo. O objetivo do desafio liderado pela Texas A&M University (EUA) é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta, por meio de projetos tecnologicamente inovadores. A equipe brasileira, representada por alunos da Coppe/UFRJ, Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), é a atual bicampeã do desafio, tendo vencido as edições de 2019 e 2020 (no ano passado, o IFTP não foi disputado, devido à pandemia). A edição deste ano será realizada de 18 a 20 de fevereiro.

Coordenados pelos professores Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe e Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, e Pedro Pacheco, do Cefet, a equipe formada por alunos da Coppe e do Cefet conquistou a edição 2020 do desafio com um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências.  Em 2019, alunos da Coppe, Escola Politécnica e Cefet, venceram a maratona mundial de inovação com o desenvolvimento do EVI –Echolocation for the visual impaired (ecolocalização para os deficientes visuais).

O Invent for the Planet é uma experiência intensiva de projeto de engenharia considerando temas de impacto planetário. Cada equipe de estudantes trabalha em um dos desafios de projeto propostos pela organização do evento e interage com equipes de outros países. O IFTP tem objetivos acadêmicos como o desenvolvimento de mentalidade empreendedora, criatividade e inovação. Os participantes têm o desafio de apresentar propostas dentro do prazo, convencendo os julgadores de que suas soluções são as melhores para os problemas apresentados. As cinco melhores soluções do mundo participam de um evento nos Estados Unidos, em data posterior.

O evento será realizado no campus do Cefet, no Maracanã, de 18 a 20 de fevereiro, e a organização seguirá os protocolos de biossegurança necessários devido à pandemia de Covid-19. O evento será cancelado, caso existam recomendações sanitárias neste sentido.

As inscrições para o IFTP 2022 estão abertas para alunos de graduação, mestrado e doutorado de todas as Engenharias. Programação e inscrições em: https://sites.google.com/mecanica.coppe.ufrj.br/iftp2022-brasil.

Laboratório do Futuro da Coppe completa cinco anos e se associa a grupos internacionais

Laboratório do Futuro da Coppe/UFRJ, que completou cinco anos no último mês de dezembro, associou-se recentemente a dois relevantes grupos internacionais que atuam na área de pesquisa sobre o futuro: a World Futures Studies Federation (WFSF) e o Projeto Millennium (MP).

A WFSF é uma ONG global que foi fundada, oficialmente, em 1973, em Paris, para encorajar e promover o desenvolvimento dos estudos futuros como um campo acadêmico e profissional transdisciplinar em todas as partes do mundo. Ela opera como uma rede global de futuristas praticantes, envolvendo pesquisadores, professores, acadêmicos, analistas de políticas, ativistas e outros especialistas dedicados ao tema, de aproximadamente 60 países.

A associação do Laboratório da Coppe, que pertence ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da instituição, foi oficializada durante a conferência internacional da WFSF, em Berlim, entre 26 e 29 de outubro, com a participação do professor Jano Moreira de Souza (coordenador do laboratório) e dos pesquisadores Yuri Lima e Alan Lyra.

Já o MP é um think tank participativo global, estabelecido em 1996 sob o Conselho Americano para a Universidade das Nações Unidas, que se tornou independente em 2009 e cresceu para 67 nós ao redor do mundo. Cada nó, no MP, refere-se a um grupo de instituições e indivíduos que conectam locais e perspectivas globais, e o Laboratório do Futuro fará parte do nó brasileiro já existente que é composto pela futurista Rosa Alegria e pelo Núcelo de Estudos Futuros (NEF) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenado pelo professor Arnoldo José de Hoyos Guevara.

Os integrantes do Laboratório do Futuro participaram da reunião global do Projeto Millennium, em 15 de dezembro, na qual foram apresentadas as atividades que serão realizadas nos próximos anos pelo nó brasileiro, que incluem a realização de workshops sobre o futuro do trabalho e tecnologias em 2050 e a realização de uma pesquisa sobre os desafios do Brasil para este mesmo ano.

De acordo com o professor Jano, a inclusão do Laboratório do Futuro em dois importantes grupos internacionais de pesquisas sobre o futuro mostra a maturidade atingida pelo trabalho da equipe nesses cinco anos de existência. “Estas associações representam a criação de grandes oportunidades para a participação do nosso laboratório e de outros grupos da Coppe nas discussões sobre o futuro do Brasil e do mundo”, afirma Jano.

Inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe

Até o dia 14 de janeiro de 2022 estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe/UFRJ. As linhas de pesquisa do Programa se concentram nas seguintes áreas: Biomateriais; Cerâmicas Avançadas; Corrosão; Ensaios Não Destrutivos; Materiais Compósitos; Materiais Poliméricos; Metalurgia Extrativa: Tecnologia Mineral e Ambiental; Metalurgia Física e Propriedades Mecânicas; Processamento Termomecânico e Engenharia Microestrutural; Soldagem; e Superfícies e Filmes Finos.

Os resultados da etapa de avaliação e o final do processo seletivo serão divulgados dias 24 de janeiro e 7 de fevereiro, respectivamente. O edital e o link para inscrição no processo seletivo estão disponíveis a partir do site do Programa: https://bit.ly/3FgGzeQ

Conceito 6 na avaliação da Capes, concedido a cursos com ótimo desempenho nas áreas de ensino e pesquisa, o PEMM, criado em 1967, é reconhecido pela excelência no ensino e na pesquisa. Mantém intenso intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e participa do ensino de graduação, destacando-se pela integração com a Escola Politécnica da UFRJ.

Conheça o Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe no canal da instituição no Youtube.

Inscrições abertas para cursos de Especialização da Engenharia de Produção

O Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ está com inscrições abertas para dois cursos de pós-graduação lato sensu: Gestão de Operações, e Ergonomia e Projetos.

O curso Gestão de Operações, em sua segunda turma, fornecerá aos alunos ferramentas técnicas e analíticas para gerenciar os recursos e garantir o crescimento dos negócios.

O curso de Ergonomia e Projetos, já em sua quarta turma, tem como objetivo formar profissionais com competências na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para inserção da dimensão do trabalho e dos fatores humanos e organizacionais nos processos de projeto.

Confira abaixo mais informações:

Curso de Especialização Lato Sensu em Ergonomia e Projetos

Previsão de início: 15/03/2022
Carga horária teórica e prática: 440 horas / (aulas terças e quintas, das 18h às 22h)
Carga horária teórico-prática disciplinas complementares: 80 horas
Duração: 1 ano
Telefone: (21) 96729-7408
E-mail: especializacao.ergoproj@gmail.com
Site: www.ergoproj.coppe.ufrj.br
Inscrições: : https://forms.gle/RjoPuENdzjsfaD35A

Gestão de Operações

Previsão de início: 08/03/2022
Carga horária: 360 horas (aulas: terças e quintas, de 18h às 20h)
Duração: 1 ano e meio
Telefone: (21) 96729-7408
Email: gestao-operacoes@pep.ufrj.br
Site: http://www.producao.ufrj.br/index.php/br/especializacao/gestao-de-operacoes
Inscrições: https://forms.gle/tep1Wy444H5Z9q297

Acolhe Coppe lança site sobre saúde mental

O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe lançou um site com informações sobre suas modalidades de atendimento e conteúdo sobre saúde mental. O projeto reúne informações detalhadas sobre as rodas de conversa, o acolhimento individual, o grupo de apoio e disponibiliza acesso online às Práticas Integrativas e Complementares (Pics), como, por exemplo, aplicação de Reiki, arteterapia, massagem auricular, indicação de florais e aromas. O acesso já está disponível no link https://acolhecoppe.coppe.ufrj.br/.

Na página também é possível acessar dois canais diretos de comunicação, com a psicóloga do Acolhe Coppe, Josiane Barros e com a diretora-adjunta de Gestão de Pessoas, Vanda Borges. Em breve, serão disponibilizadas cartilhas que tratam sobre assédio moral, nas relações de trabalho e nas relações acadêmicas. 

“O site é um importante canal de informação e comunicação entre a comunidade da Coppe/UFRJ e o Acolhe Coppe, tanto para a solicitação de acolhimento como também para a divulgação das diversas atividades online e presenciais que serão oferecidas”, explica Josiane. 

Professora Angela Uller fala sobre cenário de C,T&I no Rio de Janeiro

A diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, professora Angela Uller, falou sobre o cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 6 de dezembro, em um webinário promovido pela Fundação Perseu Abramo e pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na avaliação da professora, o Rio de Janeiro deve se tornar um estado inteligente, inovador e sustentável, e destacou a iniciativa da UFRJ de tentar fazer da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, um projeto de cidade inteligente. “Temos um conjunto de propostas como a integração de energias com smart grid, mobilidade com ônibus híbrido elétrico-etanol e hidrogênio, iluminação inteligente, sistemas fotovoltaicos, aquecimento de água com energia solar. Termos um laboratório urbano vivo, com o desenvolvimento de soluções inteligentes para a construção civil. Um ambiente inovador no qual academia, governo, instituições públicas e privadas cocriam para desenvolver uma plataforma institucional que permita desenvolvimento de soluções inovadoras e inteligentes”, explicou.

“É preciso reduzir as distâncias entre academia e gestão pública, academia e sociedade. Falta uma ação na educação. Promover a digitalização de todas as escolas públicas, colocar FabLabs (laboratórios de fabricação digital) em todas as escolas de segundo grau, introduzir estudo de programação e robótica, promover competições em temas tecnológicos”, defendeu Angela Uller.

Conforme destacou a professora do Programa de Engenharia Química (PEQ), 70% dos pesquisadores que atuam no Rio de Janeiro estão nas 171 instituições de ensino superior e centros de pesquisa sediados no estado. Com tanta participação do setor público na inovação, o setor depende das verbas destinadas pelos órgãos federais (CNPq, Capes, Finep, BNDES, Embrapii, Sebrae) e estaduais (Faperj e AgRio). No caso da Faperj, professora Angela destacou a evolução recente do orçamento da Fundação. “Em 2018, eram 34 milhões de reais mais bolsas, que variam entre 18 e 20 milhões. No ano seguinte, 88 milhões mais bolsas. Em 2020, 157 milhões mais bolsas, e, finalmente, em 2021 são 600 milhões de reais no total, cerca de metade do orçamento da Fapesp”.

“O que não fazemos adequadamente e deveríamos fazer, é difundir a cultura da ciência, tecnologia e inovação. Assim, ao menos quando fossemos atacados, a sociedade nos protegeria. Precisamos usar mais o que a gente produz, mas em prol da sociedade. Estados podem encomendar projetos e estudos às ICT´s (instituições de Ciência e Tecnologia) para modernizarem-se”, propôs a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe.

O webinário “Políticas inclusivas para Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro” está disponível na íntegra no canal do PT-RJ no YouTube.

Pesquisadores da Coppe conquistam o 1º Prêmio Capes/Minfra de Excelência em Infraestrutura

A ex-aluna de mestrado Jéssyka Wisnieski Souza, o professor Hostilio Ratton Neto e os alunos de doutorado Fabio Santos Cerbino e Marina Donato, todos do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, foram contemplados com o primeiro lugar no Prêmio Capes/Minfra de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura 2021, na categoria Ferrovias. A conquista foi em função do artigo The unbundling project applied to the Açailândia – Barcarena rail link in Brazil: why didn’t it work?.

Esta foi a primeira edição desta premiação que é fruto de uma parceria entre a Capes e Ministério da Infraestrutura e tem como objetivo estimular e reconhecer a produção de artigos científicos de alta qualidade e relevância aceitos e/ou publicados em periódicos acadêmicos ou científicos voltados para a temática de Infraestrutura.

O artigo contemplado tem como base o estudo realizado por Jéssyka para sua dissertação de mestrado, concluída em 2017, sob orientação do professor Hostílio, no qual avalia o motivo do fracasso do leilão da concessão da ferrovia Açailândia – Barcarena, que é o trecho final da Ferrovia Norte-Sul. Após o término do mestrado de Jéssyka, o estudo foi ampliado e atualizado com a participação dos alunos Fabio Cerbino e Marina Donato, também orientados por Hostilio, e as principais conclusões estão no artigo premiado.

Os pesquisadores avaliaram se as condições específicas do processo de licitação teriam contribuído para o abandono do que foi a primeira tentativa de introdução do modelo de desverticalização para as concessões ferroviárias no Brasil. Hostilio explica que também foram examinados contextos prospectivos para viabilizá-lo. Para isso, de acordo com o professor da Coppe, foram estimados o potencial econômico da área de influência da ferrovia, a demanda e as tarifas de cobrança necessárias. “Os resultados indicaram que houve erros na concepção e montagem do processo licitatório os quais, se corrigidos, ampliariam as perspectivas de sucesso do projeto”, explica Hotilio.

“Como a renovação das concessões verticais, em vigor desde os anos 90, está sendo antecipada e envolve a possibilidade de as concessionárias devolverem ao governo trechos não operados, por não serem comercialmente viáveis em sua escala de negócios, concessões nos moldes da ligação Açailândia – Barcarena são uma das opções para permitir a retomada de sua exploração, criando o mercado de short lines no País, como existe nos Estados Unidos da América do Norte. O caso estudado trouxe à baila elementos pertinentes para a discussão dessa questão”, conclui o professor da Coppe.

Professora Gabriela é eleita membro da ABC

A professora Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ acaba de ser eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), como membro afiliada. Com início dia 1º de janeiro, o mandato de Gabriela irá até 2.026 e a cerimônia de posse será durante o simpósio científico da Região Rio de Janeiro.

A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores e de excelência, com até 40 anos de idade, das seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.

Gabriela Pereira

Professora Associada da UFRJ e pesquisadora 2 do CNPq, Gabriela Ribeiro Pereira é coordenadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, onde ingressou como docente em 2011. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ultrassom, Phased Array, Termografia, Ensaios Magnéticos, Radiografia, Microtomografia por Transmissão de Raios X, PoD e desenvolvimento de sensores. Particularmente neste último tópico é reconhecida internacionalmente por seus estudos com foco no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

Mestre (2006) e doutora (2010) pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, também atua como vice-chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica. Em sua curta trajetória, destaca-se pelo dinamismo, liderança e produtividade. Ainda no início da carreira, logo que entrou no PEMM, assumiu a chefia da área de Ensaios Não Destrutivos do PEMM, sediada no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), e em seguida a Coordenação Acadêmica da Pós-Graduação do Programa.

Gabriela foi contemplada com o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani 2020, na categoria Docente Jovem, junto com o professor João Paulo Bassin, do Programa de Engenharia Química. É Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, e conquistou, junto com outros colegas da Coppe e um pesquisador do Cenpes, o prêmio Calgary Award, em 2019, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pelo estudo intitulado “In-line inspection tool for clad pipeline integrity evaluation”. Concedida durante o congresso Rio Pipeline, a premiação contempla a melhor contribuição técnica apresentada durante o evento. Esse mesmo trabalho ganhou o prêmio Plínio Cantanhede 2020, que tem como objetivo contemplar os melhores trabalhos apresentados em eventos realizados pelo IBP no período compreendido entre as duas últimas versões da Rio Oil&Gas Expo and Conference.

Veja a relação de professores da Coppe membros da ABC:

Titulares
Edmundo Albuquerque de Souza e Silva
Edson Hirokazu Watanabe
Eugenius Kaszkurewicz
Geraldo Lippel
Fabiano Thompson
Jayme Szwarcfiter
José Carlos Pinto
Liu Hsu
Luiz Bevilacqua
Luiz Pereira Calôba
Luiz Pinguelli Rosa
Márcia Dezotti
Martin Schmal
Nelson Ebecken
Nelson Maculan Filho
Paulo Sérgio Diniz
Renato Cotta
Roberto Schaeffer
Romildo Toledo
Sandoval Carneiro Junior
Valmir Carneiro Barbosa
Walter Mannheimer

Afiliados
Leda Castilho (2009 – 2013)
Juliana Braga Rodrigues Loureiro (2012 – 2016)
Carolina Naveira Cotta (2015 – 2019)
Miguel Campista (2018 – 2022)
André Lucena (2020 – 2024)
João Paulo Bassin (2021 – 2025)

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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