Engenharia da Saúde

A COPPE

O desenvolvimento da área da saúde humana e animal envolve uma grande cadeia de bens e serviços de alta tecnologia, podendo inclusive vir a se consolidar como um dos mais importantes vetores para o desenvolvimento econômico e social de um país. Responsável por parte considerável do PIB nacional, esta área gera milhões de empregos e contribui fortemente com a pesquisa brasileira em CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Engenharia da Saúde

Uma das especialidades que mais impulsionam a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias é o que se pode chamar de Engenharia da Saúde e que consiste, em sua essência, na aplicação de conhecimentos da Engenharia em suas múltiplas áreas para, conjuntamente às Ciências Biomédicas, Econômicas e Sociais, internas e externas à UFRJ, buscar a melhoria da saúde humana, bem como da saúde animal, em seu sentido mais amplo.

A aplicação desses conhecimentos e princípios viabiliza a realização de projetos e a materialização de soluções para o desenvolvimento e implementação, por exemplo, de tecnologias de ponta, sistemas eletrônicos, softwares, novos materiais, miniaturização e dispositivos óticos, a serem endereçados a questões como o aumento contínuo dos custos de saúde, a qualidade e segurança dos procedimentos médico-hospitalares, a atenção ao envelhecimento populacional e a gestão hospitalar e laboratorial, entre outros aspectos importantes.

A criação de um ecossistema de inovação em Saúde se espelha no conceito dos ecossistemas de negócios ou empresariais e na influência que passaram a exercer para o desenvolvimento da inovação ao redor do mundo. 

Voltado essencialmente para as necessidades humanas, um ecossistema com essas características pressupõe a complementação de competências aliadas à excelência em pesquisa, ao acesso à infraestrutura de PD&I, a recursos públicos de fomento, ao mercado e a um mindset inovador para a criação de valor e para a solução de problemas complexos. A formação de recursos humanos altamente especializados e a geração de empregos e renda no país complementam esse quadro.

Entre os potenciais entregáveis originários do ecossistema de inovação em saúde merecem destaque: 

  • Tecnologias inovadoras para o setor de saúde e novos processos otimizados;
  • Colaboração na concepção e implementação de uma agenda nacional em Saúde para o atendimento às demandas do SUS e para a retomada da indústria nacional;
  • Avaliação tecnológica em saúde para apoio à ANVISA, a partir da integração de laboratórios da COPPE e da UFRJ;
  • Estruturação de um complexo econômico-industrial da saúde para a produção de próteses, órteses e equipamentos;
  • Desenvolvimento de uma plataforma de laboratórios da UFRJ, localizada no Parque Tecnológico da UFRJ, para o desenvolvimento das tecnologias para o setor de saúde.

Atuação e infraestrutura da COPPE no setor da saúde

As competências da COPPE no setor da saúde podem ser representadas em quatro dimensões:

  • Laboratórios de PD&I;
  • Expertise em recursos humanos qualificados em diversos campos da Engenharia;
  • Projetos de PD&I no setor de Saúde, tanto desenvolvidos quanto em andamento; e
  • Inovação em Saúde, na forma de patentes originadas pelas pesquisas realizadas.

Projetos de PD&I

Os projetos desenvolvidos pela COPPE, por meio de seus diferentes Programas de Engenharia, se dão nas categorias Materiais e Produtos, Processos e Equipamentos, com escopo de atuação nos segmentos de atendimento básico, secundário e terciário do SUS.

Competências transversais

A COPPE possui competência desenvolvida na gestão de negócios inovadores desde 1994, ano em que foi criada a Incubadora de Empresas da COPPE. Desde então, a Incubadora oferece suporte para que seus residentes desenvolvam habilidades empreendedoras e impulsionem seus negócios por meio de capacitações, assessorias, mentorias, acompanhamento e ampliação de networks. Sendo assim, a Incubadora constitui um espaço ideal para que alunos, pesquisadores e professores da UFRJ transformem suas ideias, pesquisas e tecnologias em negócios, sendo aberta igualmente ao público interno e externo à Instituição.

Confira nossas outras áreas transversais