
A Coppe/UFRJ recebeu, nesta quinta-feira, 24 de abril, representantes da Cosco Shipping, uma das maiores operadoras de transporte marítimo do mundo. A visita teve como objetivo apresentar aos parceiros chineses uma visão mais aprofundada sobre o setor de biocombustíveis no Brasil, incluindo os percentuais de etanol e biodiesel utilizados no transporte, a caracterização dos biocombustíveis e o potencial de uso de alternativas ao bunker — combustível tradicional da navegação internacional — como estratégia para descarbonizar esse setor considerado de difícil transição (hard-to-abate).
Participaram da reunião a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; o coordenador da Coppe Internacional, Pedro Spadale; e os professores Márcio D’Agosto (Programa de Engenharia de Transportes), Lino Marujo (Programa de Engenharia de Produção) e Fabio Toniolo (Programa de Engenharia Química).
A Cosco Shipping foi representada pelo engenheiro sênior e líder de equipe Tianyong Hu, além dos gerentes regionais do Cluster Brasil: Yaodong Han, Wuzou Yuan e Botao Wong.
Durante o encontro, foram debatidos temas como a disponibilidade de matéria-prima para produção de biocombustíveis, os percentuais possíveis de substituição do bunker convencional, a logística de distribuição até os portos e as demandas específicas da Cosco nesse processo de transição energética.
“Somos mais do que uma empresa de transporte marítimo — também somos consumidores de bunker. Por isso, estamos estudando alternativas como o bio-bunker”, afirmou Tianyong Hu. Segundo ele, a Cosco vê o Brasil como um país estratégico na produção de biocombustíveis e destacou a organização da Coppe como um diferencial: “A Coppe funciona como uma empresa na forma como organiza seus recursos. Acredito que a Tsinghua também segue esse modelo”.
Em novembro, a Coppe e a Universidade de Tsinghua, parceiras no Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, lançaram a “Iniciativa para a cooperação China-Brasil no reflorestamento de terras degradadas na Amazônia: criando uma cadeia industrial de bioenergia e promovendo o desenvolvimento de baixo carbono e a redução da pobreza”.
Saiba mais
Sediada em Xangai, na China, a Cosco Shipping é uma empresa líder no transporte de contêineres, granéis sólidos, navios-tanque e cargas especializadas, com atuação em mais de 400 portos distribuídos por mais de 160 países. A companhia também opera em áreas como financiamento para construção naval, gerenciamento de frotas e tripulações, engenharia naval, operações portuárias e soluções logísticas integradas. Fortemente comprometida com a inovação e a sustentabilidade, a Cosco investe continuamente para reduzir suas emissões e aumentar a eficiência energética de suas operações.