Professores da Coppe receberão a Medalha ALIO

Os professores eméritos Jayme Szwarcfiter e Nelson Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ, receberão a medalha ALIO, da Asociación Latino-Iberoamericana de Investigación Operativa (Associação Latino-Iberoamericana de Pesquisa Operacional).

Os professores foram contemplados em função de suas inúmeras contribuições na área de pesquisa e ensino, e a medalha será entregue em outubro, em Guadalajara, no México, durante o congresso da associação – CLAIO.

O professor Jayme está sendo agraciado nesta edição de 2024 da premiação. Já o professor Maculan receberá a medalha por ter sido contemplado na edição anterior, a de 2022, na época da pandemia.

Coppe e Uerj realizam seminário sobre descomissionamento offshore

Como fomentar uma abordagem colaborativa que impulsione a adoção de práticas sustentáveis e inovadoras no descomissionamento offshore?

Este será o pilar central do seminário “Aspectos jurídicos e regulatórios do descomissionamento de instalações de produção offshore de O&G no Brasil”, promovido pelo Descom.sub, grupo de pesquisa em Descomissionamento Sustentável da Coppe/UFRJ e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Uerj. 

O objetivo do seminário é apresentar os resultados da pesquisa que mapeou a opinião dos diferentes stakeholders, promover o debate e acolher as considerações.

O evento, híbrido, será realizado no dia 31 de julho, no Centro Cultural da PGE-RJ (rua Primeiro de Março, S/Nº), das 9 às 16h30, e será transmitido no YouTube (o link será enviado aos inscritos).

Clique aqui para acessar a programação do evento e inscreva-se.

Conhece o Descom.sub?  A missão do Descom.sub é avançar em soluções inovadoras e sustentáveis na área de descomissionamento de instalações de produção de O&G no Brasil, por meio da pesquisa, desenvolvimento e extensão de forma interdisciplinar. Saiba mais clicando aqui.

Novas vagas para mestrado e doutorado na Coppe

Pensando no seu desenvolvimento profissional? A Coppe/UFRJ está com processos seletivos abertos para 88 novos alunos em cinco de seus programas acadêmicos. São 41 vagas para mestrado e 47 para doutorado em áreas de pesquisa estrategicamente selecionadas para antecipar e atender às necessidades futuras da sociedade e do mercado, promovendo avanços significativos e sustentáveis.

O Programa de Planejamento Energético (PPE) tem seis vagas para o mestrado (três na área de pesquisa em planejamento energético e três em planejamento ambiental) e quatro para o doutorado (duas para cada área de pesquisa). As inscrições estão abertas até 25 de julho.

O Programa de Engenharia Química (PEQ) tem inscrições abertas até o dia 26 de julho para dez vagas de doutorado.

Há quatro vagas abertas para doutorado no Programa de Engenharia de Transportes (PET), uma para cada área de pesquisa: Cidades e Mobilidade; Gestão e Operação de Transportes; Logística;  e Transporte Sustentável. O edital está aberto até o dia 26 de julho.

O Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) tem 35 vagas para o mestrado e 14 para o doutorado, nas áreas de pesquisa em Engenharia Naval e Oceânica (18 vagas para mestrado e duas para doutorado) e Costeira e Oceanográfica (17 para mestrado e 12 para doutorado). As inscrições estão abertas até 30 de julho.

O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) tem 15 vagas abertas para o curso de doutorado. As inscrições ficarão abertas até o dia 23 de agosto.

Promovendo a inclusão: Coppe e Fiotec lançam material didático para qualificação profissional de pessoas surdas

No dia 17 de julho, pesquisadores da Coppe em parceria com a Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec) lançarão um material didático destinado à formação profissional de pessoas surdas. Trata-se de um conjunto de três livros com finalidades distintas e integradas para a construção de ambientes de trabalho inclusivos e produtivos, nos quais cada trabalhador possa se desenvolver social e profissionalmente em fundações ou em instituições semelhantes. 

O material é o mais recente produto desenvolvido no âmbito do Projeto de Inserção Profissional Qualificada de Pessoas com Deficiência no Ambiente de Trabalho (Projeto IPQ). Desde 2021, uma equipe multidisciplinar do Laboratório Trabalho e Formação (LT&F), do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, realiza diversos estudos e atividades de enfrentamento aos problemas de acesso, aproveitamento e participação de PCDs em ambientes profissionais. Sob a coordenação do professor da Coppe, Fabio Zamberlan, a equipe desenvolveu uma série de produtos ao longo desses três anos analisando níveis gerenciais e entrevistando funcionários para entender a situação do problema. 

Apesar da Lei de Cotas (Lei 8213/91) garantir um número mínimo de empregados com deficiência, na prática, algumas empresas cumprem a cota, mas sem se preocupar com o desenvolvimento e inclusão dos funcionários. “A dificuldade, muitas vezes, de quem contrata é justamente não ter as condições para fazer com que esse profissional se desenvolva”, explica Zamberlan. Segundo ele, existem várias maneiras de assegurar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Algumas são até lícitas mas, eticamente condenáveis. Eu posso, por exemplo, contratar uma pessoa e deixá-la em casa ou ela não vir trabalhar. Ou vir trabalhar, mas ficar num canto, igual uma planta, não fazendo nada”.

O projeto atua em três frentes, cada qual por um livro: 

  • Formação para o Trabalho – Auxiliar Administrativo, para formar pessoas surdas que irão ingressar no mercado de trabalho e que tenham pouca ou nenhuma experiência de trabalho na área administrativa. Esta obra qualifica essa pessoa para a função de Auxiliar Administrativo.
  • Formação para o Trabalho – Assistente Administrativo II, para quem já se encontra empregado e que queira e possa ter, de fato, uma carreira profissional nessas organizações. Este material qualifica esses trabalhadores para atuarem na função de Assistente Administrativo II.
  • Formação para o Trabalho – Mudança Atitudinal, é voltado para profissionais que irão trabalhar com as pessoas surdas em seus respectivos ambientes de trabalho, visando a três aspectos fundamentais: mudanças atitudinais, melhoria na comunicação e alteração da organização do trabalho para um processo qualificante para todos. 

“Muitas vezes a gente fica olhando os aspectos físicos de acessibilidade, mas tem coisas que são atitudes, é o software da coisa. As empresas precisam mudar suas atitudes”. Segundo ele, as organizações precisam ensinar Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as pessoas sem diagnóstico se comunicarem com as pessoas surdas. E, quanto à estrutura organizacional, ela precisa ser qualificante. “Se eu quero uma organização que ninguém aprende nada, inclusive aqueles que não são surdos, ninguém vai aprender nada”, explica.  

 Prestigie: o evento será realizado no Auditório Alberto Luiz Coimbra, às 9h, no Bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ. 

Transformar conhecimento em inovação? Pesquisadores são contemplados no Programa Doutor Empreendedor

Evandro Luiz Cardoso Macedo (à esquerda) e André Tiago Queiroz

Os pesquisadores da Coppe/UFRJ, Evandro Luiz Cardoso Macedo e André Tiago Queiroz, tiveram seus projetos contemplados no programa, da Faperj, Doutor empreendedor: Transformando conhecimento em inovação. O resultado final do edital foi divulgado dia 4 de julho e, ao todo, foram contemplados 40 pesquisadores de todo o estado do Rio de Janeiro, sendo cinco na área de Engenharias.

Evandro Macedo, pesquisador do Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, foi contemplado pelo projeto “Controle Dinâmico e Eficiente do Fluxo de Passageiros e Tripulantes em Cruzeiros e Embarcações de Grande Porte”.

O projeto tem como finalidade desenvolver uma ferramenta computacional para o controle eficiente de pessoas em embarcações de grande porte a fim de atender às crescentes demandas de movimentações em portos provocadas, por exemplo, por cruzeiros e navios de carga. De acordo com o pesquisador, será possível monitorar quem está a bordo em uma embarcação, quem irá embarcar ou mesmo sair dela, de forma a se controlar o fluxo de pessoas.

Para tanto, serão utilizadas leitura de códigos MRZ dos documentos dos tripulantes (que estão presentes em uma área específica da documentação, com dados pessoais do titular, e que só podem ser lidos por uma máquina), e inteligência artificial para reconhecimento facial. As técnicas que estão sendo utilizadas neste projeto culminaram na criação de uma startup, que em breve ingressará na Incubadora de Empresas da Coppe.

André Queiroz, pesquisador do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (Lafae) do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe, foi contemplado com o projeto “Desenvolvimento de um Catamarã Autônomo Solar para Monitoramento Ambiental”.

O projeto é da startup Innomaker, incubada na UFF, da qual André é sócio fundador, e conta com a parceria do Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR) do PEE e da startup dotBot Robotics da Incubadora de Empresas da Coppe.

O projeto contemplado consiste no aperfeiçoamento tecnológico do Innobat, que é um catamarã não tripulado movido à energia solar, desenvolvido para monitorar remotamente a qualidade das águas em orlas, baías e demais regiões costeiras. O aperfeiçoamento envolve a parte de automação e de controle remoto da embarcação, por meio da implantação do Jetson, que é um sistema autônomo e inteligente; e de um Sistema Operacional de Robôs (ROS). Além disso, também será implantada uma antena da Starlink para potencializar a transmissão de dados via internet para o centro de operações da Innomaker, onde fica o piloto.

Para o monitoramento da qualidade da água, o Innoboat, que tem 2,3 m de comprimento, 1,5 m de largura e pesa 80 kg, possui acoplado abaixo do convés uma sonda multiparamétrica que é capaz de analisar os dados da qualidade da água e mostrá-los para um operador que se encontra no centro de operações. A embarcação foi projetada para realizar este monitoramento, com mais segurança e maior qualidade na coleta dos dados e menor custo, em comparação com o monitoramento tradicional que utiliza embarcações tripuladas movidas a motores de combustão. Os dados do Innoboat são transmitidos em tempo real para um dashboard (painel visual de controle), de forma que as ações possam ser tomadas com mais agilidade e precisão por parte dos órgãos responsáveis. Para tanto, ele conta um sistema de comunicação para envio das informações em tempo real de dados coletados por sensores nele embarcados.

Segundo a Diretoria de Tecnologia de Faperj, é fundamental criar massa crítica de inovação, induzir a diversificação da economia e ampliar a competitividade e sofisticação produtiva do estado e também disseminar a cultura empreendedora na pós-graduação, fomentar a interação universidade-empresa e gerar novas alternativas para os doutores titulados no estado.

Nove projetos inovadores da Coppe classificados para competição na China

Nove inovadores projetos de pesquisa, desenvolvidos na Coppe, com alto grau de prontidão tecnológica foram aprovados para participarem em uma competição de inovação industrial na China. A competição, promovida pelo Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação (MIIT) chinês, foi aberta a empresas, institutos de pesquisa, parques tecnológicos e universidades dos países que compõem os Brics+.

Os nove projetos foram apresentados a representantes do MIIT nesta quarta-feira, 10 de julho, no espaço Conexão Coppe-I. Na ocasião, pesquisadores da Coppe apresentaram seus projetos, no formato “pitch”, em temas como robótica, automação industrial, captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS), produção de hidrogênio verde e outras aplicações tecnológicas de baixo carbono.

Em agosto, um comitê de especialistas selecionará 200 projetos finalistas, 40 para cada uma das cinco áreas temáticas da competição:

  •  “Inteligência Artificial – Modelos de Linguagem Avançados”,
  •  “Manufatura Inteligente – Equipamentos Inteligentes”,
  • “Indústrias Verdes – Tecnologias e Aplicações de Baixo Carbono”,
  • “Economia de Baixa Altitude – Aviação Geral”
  • “Eletrônica de Energia – Fotovoltaicos e Novos Armazenamentos de Energia”

A seleção final será realizada numa combinação de atividades online e presenciais, incluindo roadshows, defesas e avaliação por especialistas. Haverá prêmios para os três melhores projetos em cada área. Os projetos vencedores serão anunciados no site oficial após a aprovação do Comitê Organizador.

A cerimônia de premiação ocorrerá no âmbito do Fórum de Parceria dos Brics sobre a Nova Revolução Industrial.

Confira, abaixo, o video com a chegada da comitiva chinesa e a reunião realizada no Coppe-I.

Pela primeira vez no Brasil, a Coppe recebe colóquio internacional sobre perfuração profunda

A Coppe/UFRJ recebeu na semana passada o 6º Colóquio Internacional sobre Dinâmica Não Linear e Controle de Sistemas de Perfuração Profunda – Sixth International Colloquium on Nonlinear Dynamics and Control of Deep Drilling Systems.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento foi coordenado pelos professores Thiago Ritto e Daniel Castello, do Programa de Engenharia Mecânica, e pelos professores Balakumar Balachandran (Universidade de Maryland, EUA); Emmanuel Detournay (Universidade de Minnesota, EUA); e Nathan van de Wouw (Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Holanda).

Foram 18 apresentações de pesquisadores convidados, um painel sobre os desafios na pesquisa em dinâmica de perfuração profunda e uma visita técnica ao Laboratório de Acústica e Vibrações (Lavi).

As apresentações evidenciaram que para satisfazer as crescentes exigências nas práticas de perfuração, novos progressos necessitam de esforços colaborativos em áreas de pesquisa diversas, incluindo ciências computacionais, sistemas dinâmicos, vibrações estruturais não lineares, geomecânica, tecnologia de perfuração e teoria de controle

 O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e contou com o patrocínio e apoio Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro (Faperj), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e das empresas Tomax, SLB, Halliburton e ExxonMobil.

Alcance internacional: na Ásia, Coppe participa de eventos mundiais de Offshore e assinatura de MoU

O mês de junho foi marcado pela participação da Coppe em dois eventos que reuniram, na Ásia, os principais nomes internacionais no mercado de offshore.

De 9 a 14 de junho, uma comitiva de professores e pesquisadores de diferentes programas da Coppe/UFRJ estiveram presentes à 43ª Conferência Internacional de Engenharia Oceânica, Offshore e Ártica (OMAE) 2024, realizada em Cingapura.

Estiveram presentes os professores Jean-David Caprace; Marcelo Igor; Milad Shadman; Murilo Vaz; e Segen Estefen; Theodoro Antoun (todos do Programa de Engenharia Oceânica) e Luís Sagrilo, do Programa de Engenharia Civil. A conferência, organizada pela American Society of Mechanical Engineers (ASME), trouxe forte viés de sustentabilidade e transição energética, e os pesquisadores da Coppe fizeram apresentações sobre descomissionamento sustentável, geração de energia offshore, economia azul, captura e armazenamento de carbono, dutos e corrosão de equipamentos offshore.

Já nos dias 17 e 18, os professores Jean-David Caprace; Milad Shadman; Murilo Vaz; e Segen Estefen participaram do 3º Fórum China-Brasil de Tecnologia Offshore, realizado em Shenzhen (China). Os professores abordaram os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO) do Laboratório de Simulação de Processos de Engenharia Naval (Labsen), do Grupo de Energias Renováveis no Oceano (Gero) e do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo).

No Fórum, o professor Jean-David Caprace apresentou trabalhos sobre o papel do aprendizado de máquina no monitoramento da corrosão de equipamentos na indústria offshore e sobre a incorporação de incertezas ao descomissionamento de dutos submarinos.

Além disso, a Coppe assinou no dia 28 de junho um memorando de entendimento (MOU) com o China-Latin America and Caribbean Technology Transfer Center (CLTTC). O acordo tem vigência de três anos e prevê atividades conjuntas, como sessões de treinamento, conferências, fóruns, simpósios e projetos de pesquisa em diversas áreas, de modo a promover o intercâmbio e a difusão da inovação tecnológica.

Rede Refugia: Transformando pesquisa acadêmica em impacto social

O Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ lançou, no dia 28 de junho, a Rede Refugia. Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar no âmbito do Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia para Desastres (Ceped) da Coppe/UFRJ, a plataforma é mais um exemplo de iniciativa que nasce no ambiente acadêmico, se desenvolve e gera impacto para a sociedade.

Realizado no Auditório Alberto Luiz Coimbra, no Centro de Tecnologia da UFRJ, o evento contou com rodas de conversas com imigrantes de diversas origens, representando a diversidade das comunidades. Os participantes debateram sobre experiências no Brasil e expectativas para a II Conferência Nacional sobre Migração, Refúgio e Apátrida, que ocorrerá em novembro em Foz do Iguaçu (PR). A conferência
tem o objetivo de discutir políticas públicas e estratégias eficazes para garantir a integração e o acolhimento digno de migrantes e refugiados em todo o país.

Destacando-se por sua abordagem inclusiva e participativa, a Rede Refugia não é apenas para refugiados e migrantes, mas foi desenvolvida em conjunto com essas comunidades. Houve um cuidadoso trabalho de escuta das principais demandas e necessidades desses grupos, garantindo que ela seja verdadeiramente útil e relevante para quem a utiliza. “A colaboração dos próprios refugiados em todas as etapas de criação foi
fundamental dentro do contexto de desastres e ajuda humanitária”, explicou o coordenador do Ceped/Coppe, Tharcisio Fontainha. Segundo o professor, o beneficiário não é um ator passivo, que apenas recebe ajuda humanitária, mas se engaja na sua própria vinculação a um novo território. “A tecnologia é um instrumento para potencializar essas relações”, enfatiza.

Idealizada pelo doutorando Estevão Leite durante seu curso de mestrado no PEP, a plataforma tem o objetivo de fortalecer as comunidades de migrantes e refugiados que já existem no Brasil, ocupando um lugar instrumental de apoio, mas não substitui o papel do estado na garantia dos direitos. “A tecnologia não cria a colaboração entre refugiados, mas se estabelece como uma ferramenta digital para facilitar esses
encontros”, explica Estevão.

Para a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Coppe, Amanda Xavier, a Rede Refugia materializa o papel das universidades, que é o desenvolvimento do conhecimento para impactar positivamente a vida das pessoas. “É um resultado concreto de compreendermos a ciência como serviço da sociedade trazendo legitimidade para o plano diretivo da instituição, transformando pesquisa acadêmica em impacto social” explica.

Projeto da Coppe voltado para inserção de jovens mulheres nas áreas tecnológicas é finalista em concurso da SBC

O projeto “Jornada da Heroína Aprendiz”, desenvolvido por pesquisadores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ, é um dos cinco finalistas do concurso “Selo de Inovação SBC 2024”, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O projeto é voltado para a capacitação de jovens mulheres, com idades entre 15 e 21 anos, de forma a melhorar suas habilidades e as motivar a atuarem nas áreas STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O resultado final do concurso sairá dia 22 de julho, durante o Congresso da SBC, no qual os proponentes finalistas apresentarão um pitch decisivo para a classificação final.

Possuindo um modelo considerado como inovador para revolucionar o aprendizado, o projeto Heroine’s Learning Journey (como foi registrado em inglês) é liderado pelos pesquisadores do Pesc/Coppe, Luis Felipe Coimbra Costa e Yuri Lima. O objetivo é reduzir a desigualdade de gênero nas áreas STEM, com um foco especial na computação. Ele foi estruturado por três grupos de pesquisa, do Brasil e de Portugal: os do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes) e do Laboratório do Futuro, ligados ao Pesc da Coppe, e o do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa.

Conforme explica Luis, vários cursos podem ser oferecidos usando este modelo, dos quais, alguns podem exigir somente a inscrição do público feminino, e outros podem permitir a participação de todos os gêneros.

Em 2022, o modelo foi validado cientificamente no IST, após uma análise dos resultados alcançados na segunda edição de um curso online e gratuito de Machine Learning (Aprendizagem de Máquinas). O curso foi aberto a todos os gêneros, mas, nesta segunda edição, que foi aplicado no Brasil, ao mesmo tempo que em Portugal, o foco maior foi na atração e motivação de meninas com o uso da metodologia do projeto. Como resultado, os pesquisadores perceberam um aumento de 73,9% na motivação delas para completar o curso, e registraram um aumento do percentual da participação feminina que passou de 37,3% para 59,2%. Ou seja, no primeiro curso os homens representavam mais de 60% dos alunos, e, no segundo, elas praticamente inverteram a posição.

O projeto tem como base os estudos realizados por Luis para sua tese de doutorado defendida em 2023, sob orientação do professor do Pesc/Coppe e coordenador do Ludes, Geraldo Xexéo, e co-orientação da professora Ana Moura Santos, do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa, onde Luis cursou o doutorado em co-tutoria, atuando como pesquisador visitante. Parte dos estudos foi realizada no Laboratório do Futuro, onde Luis e Yuri Lima já estavam executando o projeto Igualdade STEM, com orientação do professor do Pesc/Coppe, Jano Moreira. A partir daí, Luis e Yuri passaram a trabalhar em conjunto nos dois laboratórios da Coppe, liderando equipes de pesquisas voltadas para a inserção feminina nas áreas tecnológicas, sob coordenação geral dos professores Ana, Jano e Xexéo.

Agora, com apoio das startups LABORe, brasileira nativa do Pesc/Coppe, e Inovlabs, de Portugal, será oferecido um curso de Inteligência Artificial, baseado nas indicações da UNESCO para o uso de IA na educação nos dois países, aplicando o modelo da Jornada da Heroína Aprendiz. O novo curso já começou a ser desenvolvido por Luis Felipe, um dos coordenadores pela Inovlabs, e por Yuri Lima, que é sócio proprietário da LABORe. A expectativa é que seja ofertado no início de 2025.

Em paralelo, os pesquisadores buscam realizar parcerias com empresas que pretendem capacitar mulheres nas áreas STEM, oferecendo serviços pelas duas startups. Além disso, as instituições que tenham interesse podem utilizar, de forma gratuita, a plataforma (framework) do sistema desenvolvido.

O projeto já obteve outros reconhecimentos, a exemplo do prêmio de melhores práticas do IST, e do prêmio de Melhor Artigo publicado no IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, o EduComp 2024, destacando-se por sua abordagem inovadora no campo da educação. Intitulado “STEM Education for Young Women via Heroic Narratives: Evaluating the Heroine’s Learning Journey”, o artigo tem como autores Luis Felipe, Yuri Lima, Jano Moreira, Geraldo Xexéo e  Ana Moura Santos, além dos pesquisadores Carlos Eduardo Barbosa e Luciana Nascimento, e da aluna de mestrado Larissa Galeno, todos do Pesc/Coppe. Agora, um novo artigo com praticamente os mesmos autores acaba de ser aceito para publicação em outra renomada revista internacional, a Computing in Science and Engineering, CISESI.

Manifesto: Sobre a Avaliação de Títulos e Trabalhos na Coppe/UFRJ

Este manifesto versa sobre o parágrafo 4 do Artigo 47 da Resolução número 15 do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os potenciais impactos negativos que sua interpretação rígida pode trazer aos institutos da universidade. O parágrafo do CONSUNI determina que “o julgamento de Títulos e Trabalhos deve seguir a tabela com pontuações e critérios de cada instância acadêmica, devidamente aprovada por seu órgão colegiado superior e publicada no Boletim da UFRJ até a data final de inscrições prevista no edital de abertura do Concurso Público.”

Considere-se, incialmente, que, no rito do Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério Superior, são contemplados critérios de homologação da inscrição dos candidatos, no intuito de habilitar sua participação. Em particular, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Engenharia e Pesquisa de Pós-Graduação (COPPE), estes critérios envolvem, além da pertinência em títulos obtidos e em atividades e trabalhos realizados, também a avaliação quantitativa da produção científica de acordo com os critérios de classificação estabelecidos nas Normas que regulamenta a avaliação de docentes da COPPE/ UFRJ. Desta forma, candidatos com sua inscrição homologada iniciam o concurso atendendo a um critério mínimo estabelecido pela unidade e serão diferenciados pelo desempenho acima desse limiar nas provas.

Na avaliação dos candidatos homologados, o estabelecimento de critérios rígidos com percentuais pré-estabelecidos para diferentes itens pode causar distorções inaceitáveis. O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Engenharia e Pesquisa de Pós-Graduação (COPPE) compreende 13 programas em diferentes áreas de engenharia e ciência da computação, cada qual com especificidades bem distintas. Essas diferenças requerem, inclusive, diferentes comissões avaliadoras na CAPES para as diversas áreas de atuação da COPPE. Além disso, existem nítidas distinções entre subáreas dentro do mesmo campo. Por exemplo, documentos de área de Computação da CAPES já destacaram que fatores de impacto, como JCR e H-index, variam significativamente entre subáreas, dificultando comparações diretas de índices de impacto.  Esse é apenas um exemplo.  O problema se intensifica ainda mais em áreas multidisciplinares. Portanto, é impossível capturar adequadamente toda a diversidade inerente às diferentes áreas de atuação em índices numéricos resumidos em uma planilha. Buscar um indicador médio aplicável a áreas tão diversas e com condições distintas apresenta um risco considerável de negligenciar ou subavaliar contribuições relevantes em uma área em comparação com outra. Outro exemplo é a dificuldade de avaliar a produção resultante de pesquisa em rede com muitos coautores usando um indicador simples. A lista de exemplos onde a aplicação de índices “gerais” causa distorções inaceitáveis para uma avaliação cuidadosa é extensa.

É por isso que o papel das comissões de especialistas é vital. Essas comissões devem ter autonomia para julgar e ponderar critérios nas avaliações científicas. O papel da comissão é crucial para resolver questões complexas, e ela deve ter liberdade para fazê-lo. Restringir o trabalho de uma comissão de especialistas a uma mera tabela de pontuação prejudica seu julgamento. A análise qualitativa e cuidadosa por uma comissão de especialistas seniores com reconhecida competência acadêmica não deve ser minimizada em favor de métricas simplistas expressas em índices de planilha. O trabalho de uma comissão de especialistas pode ser totalmente transparente em seu julgamento, apesar da existência de itens qualitativos no processo de avaliação.

A COPPE sempre foi defensora da liberdade e autonomia universitária. É essencial alertar para o crescente aumento de regras nos processos de avaliação que buscam satisfazer órgãos de controle externos ao ambiente acadêmico. Esses órgãos, sem conhecimento adequado e experiência de como é processada a avaliação por pares – pilar do processo científico – indiretamente vêm promover o uso simplista de métricas que resultam na distorção completa do processo de avaliação e comprometem a autonomia universitária. Portanto, solicitamos que as avaliações realizadas por comissões acadêmicas especializadas em áreas específicas não sejam reduzidas a meros algoritmos computacionais e que a essas comissões de especialistas seja dada a liberdade necessária para realizar suas avaliações de forma eficaz.


Aprovado no Conselho Deliberativo da

COPPE/UFRJ de 02 de julho de 2024

Welcome to Coppe/UFRJ

Folder institucional apresentando as principais áreas, programas e contribuições no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento do país.

Dedicação e Precisão: O Caminho da Coppe para a Excelência Acadêmica

Coordenadores dos programas de pós-graduação da Coppe/UFRJ estiveram às voltas, até abril, com o preenchimento de muitas páginas de informação para inserção na plataforma Sucupira, usada pela Capes para coletar dados acadêmicos e subsidiar a avaliação feita, anualmente, dos programas acadêmicos do país.

Embora esse processo por vezes seja penoso, a exatidão das informações é fundamental para que as instituições acadêmicas (e o sistema nacional de pós-graduação) conheçam a si mesmas com confiabilidade e transparência e possam planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo.

Dez dos treze programas de pós-graduação da Coppe estão avaliados com conceitos máximos – notas 6 e 7 – o que equivale a cursos de excelência correspondente aos dos principais centros de pesquisa e ensino do mundo. De acordo com o diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, professor Jean-David Caprace, esse diferencial da Coppe é uma conquista que precisa ser renovada anualmente. “A Capes ranqueia os programas de pós-graduação com base em uma Avaliação Quadrienal. Estamos no último ano do ciclo de avaliação quantitativa.  Somente no ano que vem, será feito um trabalho qualitativo, avaliativo, sobre os dados acumulados nos últimos 4 anos. E novas notas serão anunciadas.” E o ciclo se repete por mais quatro anos.

A importância para a Avaliação Capes

Tanto esforço no preenchimento e envio de dados é fundamental para algo que é importantíssimo para as instituições de ensino e pesquisa em pós-graduação – e seus programas acadêmicos: a Avaliação Capes. Realizada a cada quatro anos, a Avaliação é feita para avaliar a qualidade dos programas de pós-graduação, promover o desenvolvimento dos mesmos e garante aos programas acadêmicos mais bem avaliados o acesso a mais recursos financeiros e mais autonomia em sua gestão. Dentre outras coisas, a Avaliação Capes permite:

  • Analisar os projetos de ensino e pesquisa dos programas;
  • Verificar a qualificação do corpo docente;
  • Examinar a infraestrutura física e tecnológica;
  • Avaliar a produção científica e a inserção social dos egressos;
  • Considerar a gestão do programa e o compromisso com a ética e a responsabilidade social.
  • Identificar pontos fortes e fracos dos programas;
  • Oferecer subsídios para o aprimoramento da qualidade;
  • Incentivar a colaboração entre instituições e áreas do conhecimento;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para o país.

Conforme explica o professor Jean-David Caprace, a Capes avalia os programas acadêmicos de acordo com áreas do conhecimento, sendo quatro para os diversos ramos da Engenharia. Os 13 programas da Coppe se enquadram nas Engenharias I, II, III, e IV, com a exceção do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) que se enquadra na área de Computação.

“Cada grande área tem o próprio comitê da avaliação e as suas próprias regras. No momento vigente, são três quesitos principais. O primeiro avalia o corpo docente, infraestrutura laboratorial, etc. O segundo quesito, diz respeito à formação, envolve diretamente os alunos, onde os seus egressos estão trabalhando, se os alunos conseguiram publicar um artigo de alto fator de impacto, esse tipo de avaliações. E, finalmente, o terceiro quesito é sobre o impacto na sociedade, o impacto internacional, como é visto o programa de fora da universidade. São os três grandes quesitos. Agora, os detalhes como medir isso mudam para cada grande área”, esclarece o diretor acadêmico.

Ser avaliado com grau de excelência (conceitos 6 e 7, em uma escala que varia de 3 a 7), equiparável às melhores instituições de pós-graduação stricto sensu do mundo traz reconhecimento, prestígio e recursos financeiros e bolsas de pesquisa. De acordo com o professor Jean-David Caprace, a Avaliação Capes é crucial para a recepção de recursos e para a gestão dos mesmos. “Para você conseguir manter o seu grupo de pesquisa, o seu laboratório e tudo mais, a nota é fundamental para ter essa alocação de recursos e manter atividade no planejamento para o futuro”.

Rede Refugia será lançada na Coppe conectando migrantes, refugiados e organizações humanitárias

Na sexta-feira, 28 de junho, será lançada a plataforma digital Rede Refugia, uma iniciativa inovadora destinada a transformar a maneira como migrantes, refugiados e organizações se conectam e colaboram no Brasil. Desenvolvida a partir de pesquisas realizadas no Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia para Desastres (Ceped) do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ, a Rede Refugia é mais um exemplo de iniciativa que nasce no ambiente acadêmico, se desenvolve e gera impacto para a sociedade.

 “A Rede Refugia materializa os conhecimentos desenvolvidos na instituição. A universidade a serviço de pensar soluções para questões humanitárias e sociais”, explica Estevão Leite, estudante de doutorado da Coppe. “O objetivo da ferramenta é potencializar a colaboração mútua entre migrantes, refugiados e outros atores que atuam na crise de refugiados no Brasil”.

De acordo com dados divulgados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), em 2023 foram feitas 58.628 solicitações da condição de refugiado, provenientes de 150 países. As principais nacionalidades solicitantes em 2022 foram venezuelanas (50,3%), cubanas (19,6%) e angolanas (6,7%).

Pesquisa realizada em 2021 pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) identificou que os principais desafios das pessoas refugiadas no Brasil são: geração de renda, insegurança, violência, acesso à moradia, água, saneamento, higiene, saúde e educação. A pesquisa entrevistou centenas de pessoas refugiadas que relataram falta de informações para abertura de microempresas, para acesso a serviços especializados de saúde e sobre vagas disponíveis no sistema de ensino, dentre outras.

 “A colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes é um processo que já acontece em maior ou menor grau de acordo com as relações interpessoais estabelecidas entre os sujeitos. A Rede Refugia inova com o propósito de impulsionar a integração e a colaboração comunitária, facilitando o acesso às informações sobre acolhimento, aos serviços públicos e à ajuda humanitária de organizações não governamentais”, explica Estevão.

O evento de lançamento será realizado no Auditório Alberto Luiz Coimbra, na sala G-122, bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ, às 9h, e contará com rodas de conversas, apresentações culturais e experiência gastronômica de migrantes e refugiados de diversos países como República Democrática do Congo, Venezuela e Síria.

Para participar é necessária inscrição, gratuita, pelo link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_1gOEksriKnPR5wQzwEI8FcepB6CCX-o9nyxcNkV2_ZJefA/viewform

Professor da Coppe pesquisará IA em simulação de turbulência, na Universidade de Stanford (EUA)

O professor Roney Thompson, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe/UFRJ, participará do Summer Research Program, promovido pelo Center for Turbulence Research, da Universidade de Stanford (EUA), maior centro do mundo em simulação numérica de turbulência.

O professor da Coppe e os alunos de doutorado Matheus Macedo e Bernardo Brener participarão do prestigioso programa de colaboração científica internacional para desenvolverem o projeto “Using autoencoders to enhance data-driven turbulence models“.

O projeto versa sobre o uso de uma ferramenta de machine learning (aprendizado de máquina), um ramo da Inteligência Artificial, em modelos de turbulência. “É uma nova técnica de aprendizado de máquina pouquíssimo aplicada em fluidos e turbulências. Associada a autoencoders, redes neurais que codificam e decodificam a informação que é inserida. Uma técnica nova e muito promissora”, antecipa o professor Roney Thompson.

Conforme explica o professor, “a turbulência é um fenômeno físico mais comum do que se imagina. Quando você abre a torneira, o escoamento é laminar, abrindo mais um pouco o fluxo de água já é um escoamento turbulento. Você pode dividir os escoamentos em externos e internos (dentro de tubulação, por exemplo). É um fenômeno que permite um amplo escopo de pesquisas, como a indústria aeronáutica, aeroespacial, óleo e gás, polímeros e muitas outras”.

No Summer Program, que será realizado de 23 de junho a 19 de julho, Stanford garante financiamento para passagem e estadia dos pesquisadores. Além disso, a universidade coloca à disposição programas e clusters de computadores de última geração, além do auxílio de alunos de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado para a execução do projeto. “São feitas reuniões periódicas, além de palestras e troca de informações com os diversos grupos de pesquisa. Além de termos as melhores condições para fazermos nosso projeto, estaremos expostos aos demais projetos que serão feitos. É uma posição privilegiada, é beber na fonte dos melhores insights, do estado da arte na mecânica da turbulência, e desenvolvemos um projeto em um mês que, com boa probabilidade, renderá frutos para colaborações futuras”, destaca Roney Thompson.

De acordo com o professor, há temas desafiadores no estudo de turbulência, sobretudo quando a geometria do objeto estudado é complexa como em um avião, o custo computacional de rodar uma simulação de alta fidelidade/acurácia é muito alto. “Fica proibitivo resolver uma simulação com esse grau de refinamento. O contraponto a isso é fazer uma simulação barata, porém pouco acurada. O aprendizado de máquina faz com que as simulações baratas aprendam com as caras. Você roda algumas simulações caras e ensina as simulações baratas de modo que estas, com os ajustes que o aprendizado de máquina é capaz de fazer, com performance semelhante às de alta fidelidade/acurácia”, explica o professor do Programa de Engenharia Mecânica.

Além disso, segundo o professor, as simulações de alta fidelidade geram tanta informação, que não é possível armazenar todos os dados gerados. “Quando um grupo realiza simulação de alta fidelidade, eles divulgam médias do que fizeram e essas médias não conseguem recuperar o que seriam as médias desejadas. Eu desenvolvi uma maneira de calcular indiretamente médias que seriam melhores para servirem de aprendizado para o aprendizado de máquina. Esse é uma das razões pelas quais a minha pesquisa é inovadora”, informa o professor Roney Thompson.

Stanford é considerada uma das universidades mais conceituadas do mundo, dentre seus professores e ex-alunos 36 já ganharam prêmios Nobel. Isso sem falar nos outros 19 professores que receberam o prêmio Turing, considerado o Nobel da computação, e 4 que receberam o Prêmio Pulitzer.

Diversas oportunidades internacionais para alunos de pós-graduação

Diversas oportunidades internacionais estão abertas para alunos de mestrado, doutorado, pesquisadores pós-doc e professores visitantes.

Confira abaixo uma seleção de ótimas oportunidades com candidaturas abertas de junho a novembro.

As propostas devem ser inseridas no Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). Para mais informações: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/franca/cofecub

  • Estão abertas as inscrições para submissão de projetos do edital nº 8/2024 referente ao Programa Capes/Cofecub, para fomentar pesquisa e intercâmbio entre instituições do Brasil e França. As modalidades de bolsas são: Doutorado Sanduíche; Pós-Doutorado; Professor Visitante Júnior; Professor Visitante Sênior. Os benefícios incluem mensalidade e auxílios de seguro saúde, instalação e deslocamento. O edital tem por objeto a seleção de até 35 projetos conjuntos de pesquisa Brasil-França no âmbito do Programa Capes/Cofecub, divididos em duas chamadas. A vigência do projeto será de até quatro anos.

As propostas devem ser inseridas no Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). Para mais informações: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/franca/cofecub

PRAZO: 1° de julho

  • A Faperj está com inscrições abertas para o “Programa de Mobilidade Internacional Ásia e Oceania – 2024″, que tem por objetivo apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores com destino a instituições de ensino e/ou pesquisa na Ásia e Oceania. A Faperj vai apoiar pesquisadores com grau de doutor, vinculados a instituições do estado do Rio de Janeiro, que desejem realizar missões de mobilidade em países da Ásia e Oceania por um período de 30 a 90 dias. Será necessário possuir um parceiro de pesquisa estrangeiro na instituição de destino, onde parte da pesquisa será realizada.

Mais informações: https://www.faperj.br/?id=558.7.7
PRAZO: 15 de julho

  • A Comissão Fulbright está com inscrições abertas para bolsas para ensino e/ou pesquisa nos EUA para professores e pesquisadores com doutorado em todas as áreas do conhecimento.Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, ter proficiência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas e estar no Brasil durante a seleção. Candidatos também não podem estar recebendo bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo. Mais informações e inscrição: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/professor-pesquisador-visitante-nos-eua/

Além disso, a Comissão Fulbright vai oferecer até vinte e cinco bolsas em todas as áreas do conhecimento para brasileiros desenvolverem parte de sua pesquisa nos Estados Unidos. Somente candidatos com nacionalidade brasileira, sem dupla-nacionalidade norte-americana, são elegíveis. Os candidatos também devem residir e estar matriculados em curso de doutorado no Brasil e ter proficiência em inglês com resultado obtido após 27 de julho de 2023: no mínimo 81 TOEFL iBT, 6.5 IELTS ou 110 Duolingo. Mais informações e inscrição: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/doutorado-sanduiche-nos-estados-unidos/

PRAZO (para ambas): 28 de julho

  • A chamada 23 do programa Capes/Humboldt está com inscrições abertas até o dia 29 de novembro.  O programa é uma cooperação entre a Capes e a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha e oferece bolsas de pós-doutorado e bolsas para pesquisadores experientes, com duração variando de 6 a 24 meses e incluindo mensalidade, passagens aéreas, auxílio-instalação, auxílios para mobilidade e seguro saúde, além de curso de alemão quando necessário e subsídios para dependentes. As candidaturas deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. As propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.

No Brasil, as inscrições serão feitas junto à Capes – Link 

Na Alemanha, as inscrições serão feitas junto à AvH – Link PRAZO: 29 de novembro

Pesquisadores da Coppe criam tecnologia para detectar em 20 minutos água contaminada

Pesquisadores da Coppe/UFRJ desenvolveram um sensor de fibra óptica nano-bio-tecnológico inovador, capaz de detectar contaminação por coliformes fecais na água em apenas 20 minutos. Os atuais processos envolvem várias etapas laboratoriais que podem levar até dois dias para fornecer resultados. A nova tecnologia se destaca pela rapidez e sensibilidade dos resultados, baixo custo, capacidade de miniaturização e facilidade de fabricação. O estudo, coordenado pelo professor Marcelo Werneck, dos Programas de Engenharia Elétrica e de Engenharia da Nanotecnologia da Coppe/UFRJ, foi publicado recentemente na revista Polymers.

Iniciativas como essa são cada vez mais importantes em um mundo onde as fontes de água limpa estão se tornando escassas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 27% da população mundial não tinham acesso a serviços de água potável segura em 2022. No Brasil, cerca de 34 milhões de pessoas (16% da população) não têm acesso à água tratada em casa, segundo o Instituto Trata Brasil. Além disso, a presença de água tratada não garante sua qualidade, pois ainda podem ocorrer problemas de contaminação nos sistemas de abastecimento. 

Como funciona

Marcelo Werneck explica que a fibra óptica do sensor funciona de forma semelhante às usadas nas telecomunicações. “Porém, ao invés de feixes de sílica, nós usamos fibras ópticas plásticas POF (da sigla em inglês, plastic optical fiber), que são mais baratas e mais fáceis de manipular. Elas transmitem feixes de luz de uma extremidade à outra dentro do dispositivo e, qualquer alteração na superfície da fibra afeta a intensidade de luz recebida na outra extremidade do sensor, permitindo a detecção de alterações microscópicas, como a causada por bactérias”, explica o professor da Coppe.

A professora Regina Célia Allil, também do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, faz parte do projeto e explica que, para a detecção de microrganismos, anticorpos específicos são fixados na superfície da fibra, usando nanopartículas de ouro. “Esses anticorpos capturam as bactérias de Escherichia coli que possam estar presentes na água. A nanotecnologia permite melhorar, consideravelmente, a aderência da armadilha de anticorpos, aumentando a sensibilidade do resultado”, ressalta.

O dispositivo, desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF) da Coppe, opera ainda com dois sensores de fibra óptica em paralelo: um contendo os anticorpos e outro sem. A comparação dos resultados entre eles permite identificar a presença de bactérias Escherichia coli com elevada seletividade, eliminando a interferência de outros detritos que possam estar na água.

Vantagens e aplicações

Os biossensores desenvolvidos oferecem vantagens significativas em comparação aos métodos tradicionais de detecção de contaminação da água, que são complexos, caros e demorados. Os biossensores desenvolvidos pela equipe da Coppe exigem menos materiais, menos mão de obra e oferecem resultados em 20 minutos, com um treinamento mínimo necessário para seu uso. Os professores afirmam que é viável reproduzir esse sensor em larga escala e o custo é muito pequeno. O objetivo é que o protótipo final seja um dispositivo móvel e portátil, que possa ser facilmente transportado para medições diretamente nos locais suspeitos de contaminação e utilizado em campanhas ou missões no interior do país.

Pesquisas futuras e desafios

A equipe do LIF/Coppe desenvolve essa pesquisa há cerca de dez anos, no entanto, ainda faltam algumas etapas para conquistar um protótipo ideal. “Estamos estudando qual é o prazo de duração dessa fibra óptica funcionalizada com anticorpos. E também queremos aumentar ainda mais a sensibilidade, para detectar se a água está apta para consumo humano”, afirma Werneck, acrescentando que acredita em chegar a um produto mais compacto e sensível ainda este ano.

A pesquisa faz parte da Rede de Nanotecnologia “Pesquisa Cooperativa em Materiais Nanoestruturados e Engenharia de Dispositivos Funcionais”, financiada pela Faperj. A Fundação apoia um bolsista de pós-doutorado e um de iniciação científica e investiu cerca de R$1.158.000 na pesquisa. Além disso, o projeto também recebe apoio do CNPq.

* Com Marina Verjovsky, da Faperj.

Inscrições abertas para curso de Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis – Módulo II

A Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ anuncia ao corpo discente dos 13 programas da instituição que estão abertas as inscrições para o Módulo II da Disciplina Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis, oferecida pela professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia de Produção, e atual diretora de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional da Coppe.

O principal objetivo da disciplina é compreender modelos econômicos e de negócios contemporâneos e seus desafios reais, bem como os meios adequados para transições sustentáveis no contexto de um ecossistema de inovação empreendedor.

De acordo com Amanda Xavier, para falar de inovação, é preciso vivê-la. Não é diferente no processo de ensino-aprendizagem. “A disciplina Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis adota exclusivamente métodos ativos de aprendizagem, colocando os pesquisadores como principais agentes do processo educacional. Ela funciona como um espaço e uma ferramenta para explorar o potencial criativo e sistêmico da engenharia, integrando os diversos conhecimentos dos alunos pesquisadores dos 13 Programas de Engenharia da Coppe. O objetivo é desenvolver novas abordagens para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e as transições sustentáveis”, explica.

Com carga horária total de 45 horas, o Módulo II terá início no dia 27 de junho, e as aulas serão todas as quintas-feiras, das 9 às 12 horas. Mesmo sendo continuidade do primeiro, este segundo Módulo pode ser cursado por todos os alunos da Coppe, independente de terem frequentado o Módulo I. Ele será todo desenvolvido a partir da Game-Based Learning (GBL), a aprendizagem baseada em jogos.

Os interessados em cursar este módulo da disciplina devem enviar um e-mail para a professora Amanda Xavier (amandaxavier@pep.ufrj.br), com cópia para Rebeca Amaral (rebeca.amaral@pep.ufrj.br).

As aulas serão ministradas no Centro Multimídia de Difusão Tecnológica da Coppe (CMDT/Coppe/UFRJ), localizado no Bloco 3 do Centro de Tecnologia 2 (CT2 – 3º pavimento – sala multiuso), na Rua Moniz Aragão, 360, Cidade Universitária.

Esta é uma das ações da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe que visam incentivar o desenvolvimento de competências em tópicos relacionados à inovação e ao empreendedorismo, considerando o forte embasamento tecnológico tradicionalmente oferecido nos cursos de mestrado e doutorado.

A Diretoria da Coppe entende ser importante que a instituição continue sendo referência nacional e internacional na produção e aplicação de conhecimento inédito e acredita que deve ser dado um passo adiante na formação do seu competente corpo discente, promovendo a cultura inovadora e empreendedora.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

Clique aqui para agendar

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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