Brand usage

We are thrilled to present Coppe’s new Brand Manual: an essential guide to understanding and applying our brand identity consistently and effectively across a variety of digital and printed media.
The Coppe brand is a valuable asset that strengthens our reputation and credibility, and attracts interest in the institution. Its identity is formed by visual and conceptual elements that reflect our essence, values and purpose. Our identity combines sobriety and avant-garde, highlighting our legacy of more than 60 years and our vision for the future, focused on innovation and cutting-edge technology.



The successful implementation of this manual depends on the collaboration and commitment of everyone. It is vital that we all understand and follow the established guidelines, regardless of our role.
This way, we ensure that our brand is represented consistently and with integrity, reinforcing our image and the impact we seek to achieve.

It is the gateway for who we are: innovation and excellence.
The new visual identity united sobriety and avant-garde, translating the strength of our past with a gaze turned to the future, to cutting-edge technology and innovation which defines us.




Correct

Do not rotate

Do not impair legibility

Do not exclude elements

Do not use vibrant backgrounds

Do not alter the proportion

Do not alter the alignment

Do not alter to colors other than the main ones accounted for in the manual



Institutional graphic pieces play a fundamental role in organizing and building a visual identity. More than just aesthetic elements, they are strategic communication tools.
Here you’ll find the layout of institutional pieces to ensure the correct application of Coppe’s visual identity across different materials and communication contexts.



We hope this Manual is not just a compendium of guidelines. It was designed to provide practical guidance on the use of the brand in all our activities, serving as a helpful tool for everyday reference.
If you have any questions or needs that were not covered in this manual, please contact Coppe’s Visual Programming/Communications Department by e-mail: asscom@adc.coppe.ufrj.br


Why do we need a brand manual if we are not a company?
A marca é a porta de entrada numa organização, seja ela empresa, organismo público, instituições de ensino, dentre outros.
O manual serve como um roteiro que assegura que a nossa marca seja apresentada de forma coesa e uniforme em todos os pontos de contato, criando uma impressão forte e reconhecível para nossos públicos. A consistência é um elemento-chave, prevenindo a diluição e convergindo a força de nossa marca.
Respeitar esses parâmetros é fundamental para que todos os materiais sejam integrados, garantindo assim a unidade da comunicação e a consolidação da imagem institucional.
What is a brand manual and what is it for?
A identidade visual é formada pelo conjunto de elementos visuais e conceituais que representam e distinguem a marca. A identidade abrange todos os elementos que formam a nossa imagem, desde o logotipo, tipografia, paleta de cores e a forma visual – as imagens que usamos.
Is this manual designed for design agency professionals?
Designers, comunicadores, gestores e qualquer outro profissional envolvido na criação e/ou distribuição de conteúdo – em mídias digitais e impressas – devem se familiarizar com o manual e aplicá-lo corretamente. Dessa forma, garantimos que a nossa marca seja representada de maneira consistente e com integridade, reforçando a nossa imagem e o impacto que buscamos alcançar.
Can anyone use the Coppe brand?
O uso de uma marca segue normas legais, e sua propriedade é de direito exclusivo de seu possuidor. A marca da Coppe deverá ser utilizada de acordo com as instruções disponibilizadas neste Manual de Identidade Visual.
O conjunto de imagens só estará disponível para instituições externas ou empresas privadas com autorização expressa da diretoria da Coppe. O uso, a divulgação ou reprodução não autorizados de nome, imagem ou logotipo da Coppe estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.
Nossa marca constitui um ativo e deve ser gerenciada por todos.
Em caso de dúvidas ou orientações entre em contato com a Asscom – asscom@adc.coppe.ufrj.br
What has changed in comparison to the previous material?
Como o manual anterior foi criado antes da profusão da comunicação digital, ele foi baseado apenas nos formatos impressos e não previa aplicações em meios digitais. Por isso, a nova versão traz algumas novidades:
Parâmetros para fotografias que devem retratar a Coppe como um lugar vivo, diverso e acolhedor, mostrando toda a comunidade envolvida na universidade, o aprendizado prático e a realização pessoal de cada indivíduo.
A determinação de uma hierarquia na coabitação de diferentes marcas – entre programas e laboratórios, exige que se estabeleçam alguns critérios que facilitem o entendimento de todos os públicos, não apenas o interno.
Outra atualização se refere ao uso de cores. Nesta nova versão do manual, oferecemos uma paleta de cores que trará mais diversidade e vivacidade às aplicações, incluindo os temas transversais.
Criação de uma alegoria – grafismo que confere ritmo e dinamismo à linguagem visual.
I didn’t find any guidance for applying the brand. What should I do?
Qualquer dúvida ou necessidade não prevista neste manual, entre em contato com a área de Programação Visual / Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ.