Coppe inaugura planta de produção de hidrogênio verde

Coppe inaugura planta de produção de hidrogênio verde

A Coppe/UFRJ inaugurou nesta sexta-feira, 11 de agosto, uma planta piloto de produção e aplicabilidade de hidrogênio verde. O projeto envolve a produção de hidrogênio a partir da eletrólise da água, usando energia fotovoltaica, e o seu uso em processos industriais, em bicicletas movidas a H2, e em pilhas a combustível de óxido sólido. A iniciativa contou com recursos da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e com a participação de pesquisadores de quatro laboratórios da Coppe: Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT), Núcleo de Catálise (Nucat), e Laboratório de Hidrogênio (LabH2).

De acordo com a professora Andrea Santos, coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS) e do projeto , a cooperação abrange um leque extenso de objetivos como a geração estacionária de energia elétrica, armazenamento de energia na forma de gás e energia elétrica (células/pilhas a combustível de óxido sólido); produção de e-fuel (SAF, sigla para Sustainable Aviation Fuels), empregando H2 verde como matéria-prima renovável e CO2 capturado; e o uso do hidrogênio verde (H2V) na microbilidade urbana, com bicicletas elétricas movidas a H2V.

Professoras Suzana Kahn e Andrea Santos

“Teremos no campus quatro bicicletas híbridas elétrico/hidrogênio. Elas têm 150 km de autonomia, o cilindro de combustível com capacidade para dois litros de hidrogênio pode ser recarregado em apenas dois minutos. Buscamos demonstrar a viabilidade técnica desse equipamento que tem potencial para revolucionar micromobilidade urbana, colaborando com a transição energética, e apoiando a nova economia do hidrogênio”, explicou Andréa, coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe.

Na avaliação da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, o projeto “está muito alinhado às nossas visões, pois trata de mobilidade, sustentabilidade, interações entre os programas acadêmicos. É uma demonstração desse novo momento que estamos vivendo”.

Para o cônsul-geral adjunto da Alemanha, Joachim Schemel, a tecnologia do hidrogênio pode ser uma chave para uma economia circular. “Há algum tempo, o hidrogênio verde está no topo da agenda do governo alemão. A Alemanha quer atingir a neutralidade de carbono até 2045 e o hidrogênio verde é visto como uma fonte promissora de energia. O fato do projeto ter iniciado no Rio de Janeiro, uma cidade tão associada à sustentabilidade por ter sediado a Conferência das Nações Unidas em 1992, mostra o quanto essa parceria é positiva e ambiciosa”, elogiou.

Segundo o diretor do Projeto H2Brasil, Markus Francke, “o hidrogênio – de muitas cores, não apenas o verde – vai ser uma parte muito importante da transição energética e o Brasil tem um potencial enorme neste recurso. Nosso ministério (da Alemanha) é um ministério de desenvolvimento sustentável e este é um dos mais importantes projetos de cooperação. Agradeço a todo time envolvido nesta parceria. Foi um trabalho enorme e fantástico”.

Patricia Naccache, coordenadora-geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação do Ministério de Minas e Energia (MME), lembrou que as políticas públicas para hidrogênio começam em 2002, com o programa brasileiro de hidrogênio e sistemas de células a combustível. “Em 2022, foi implementado o Programa Nacional do Hidrogênio que reúne 11 ministérios, coordenados pelo MME. Outra iniciativa é a criação do sistema brasileiro de laboratórios de hidrogênio, uma chamada que foi aberta ano passado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2027 acreditamos que teremos cinco vezes mais recursos para pesquisa e desenvolvimento em hidrogênio, do que em 2020. Cerca de 150 milhões de reais para o setor”.

“O governo reconhece a importância e o papel vital do investimento para dinamizar o ecossistema do hidrogênio no país, construir capacidades tecnológicas nacionais e estimular os investimentos no setor privado. Nesse sentido o projeto H2Brasil vem reforçar as políticas públicas já implementadas e estimular o desenvolvimento deste setor essencial para a transição energética”, finalizou Patricia.

Capacidade para mais de oito quilos de hidrogênio por dia

A planta de produção de hidrogênio verde outdoor utiliza nove eletrolisadores com AEM (membrana de troca aniônica), capazes de gerar 8,6 kg de hidrogênio por dia; um supercapacitor; um sistema de compressão que comprime o hidrogênio a 385 bar de pressão; 24 cilindros de armazenamento, quatro bicicletas híbridas e um sistema para abastecê-las com dois litros de H2 a 300 bar.

A cooperação alemã se deu por meio do projeto H2Brasil, que tem por objetivo apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde no país e é implementado pela GIZ (sigla em alemão para Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

O evento contou com a participação da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; da coordenadora do projeto, do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), e do Programa de Engenharia de Transportes, professora Andrea Santos; do cônsul-geral adjunto da Alemanha no Rio de Janeiro, Joachim Schemel; do diretor do Projeto H2Brasil, Markus Francke; e da coordenadora-geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação do Ministério de Minas e Energia (MME), Patrícia Naccache. Os laboratórios da Coppe envolvidos na iniciativa são vinculados aos programas de Engenharia de Transportes (PET); de Engenharia Elétrica (PEE); de Engenharia Química (PEQ); e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM).

Grupo de Apoio à Mulher da Coppe promove palestra sobre as desigualdades de gênero na ciência

“O viés implícito e as desigualdades de gênero na ciência” é o tema da palestra que, promovida pelo Grupo de Apoio à Mulher (GAM) da Coppe/UFRJ, será proferida na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto, pela neurocientista Letícia de Oliveira, professora da UFF e presidente da Comissão de Equidade, Desigualdade e Inclusão da Faperj. Com apoio do Acolhe Coppe, o evento será realizado, às 13h30, na sala 324-B do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Letícia é também embaixadora do projeto Parent in Science (PiS), no Rio de Janeiro, que surgiu com o intuito de levantar a discussão sobre a parentalidade dentro do universo da academia e da ciência. O grupo é formado por cientistas mães e pais que resolveram “encarar” esta missão de trazer conhecimento sobre uma questão que, até então, era ignorada no meio científico.

Esse evento será o segundo que o GAM promove no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5), voltado para a igualdade de gênero. Criado na Coppe em 2019, o grupo tem como finalidade promover o desenvolvimento da mulher na carreira acadêmico/científica. Tais ações incluem o acolhimento de alunas e professoras que apresentam dificuldades para realização de suas atividades. Saiba mais sobre o GAM no site https://gam.org.br/index.php/pt

Boletim 14 – Coppe recebe delegação da QatarEnergy e da TotalEnergies

A Coppe/UFRJ recebeu a visita do Country Manager da QatarEnergy no Brasil, Fernando Tittaferrante, acompanhado por executivos da empresa e também da TotalEnergies. A comitiva participou de uma reunião com a diretoria da Coppe, em que foram discutidas diversas oportunidades de parcerias e a realização de projetos conjuntos, com foco nas soluções de baixo carbono e no desenvolvimento de inteligência artificial.

O professor Glauco Taranto, do Programa de Engenharia Elétrica, recebeu em julho, o prêmio IEE PES Technical Committee Prize Paper Award. O prêmio foi concedido pela Power&Energy Society, entidade vinculada ao Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE).

Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.

Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ

https://radio.ufrj.br/programas/boletim-planeta-coppe/56412961

Mestrando da Coppe recebe prêmio da ABCM

O aluno do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe/UFRJ, Elias do Carmo Dias, foi o vencedor do prêmio ABCM – PIPELINEBRAZIL (Edital 2022). Elias foi contemplado pela dissertação de mestrado intitulada “Escoamento de Biocombustível com Cavitação em Dutos”, orientada pelo professor Helcio Orlande (PEM).

Segundo a diretoria da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), o trabalho premiado desenvolveu um código computacional para a simulação de escoamentos transientes com cavitação em dutos. As simulações foram verificadas a partir de resultados disponíveis na literatura e também através de experimentos realizados pelo autor. Trata-se de um trabalho técnico-científico atual e relevante, com potencial de aplicação na área de pipeline.

Confira a dissertação de Elias do Carmo Dias na plataforma Atrio.

Cooperação Brasil-Alemanha e Coppe inauguram planta piloto de produção de hidrogênio verde

Foto parcial da planta de hidrogênio instalada na Coppe

A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ (sigla em alemão para Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), inaugurará, na nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, uma planta piloto de produção e aplicabilidade de hidrogênio verde na Coppe/UFRJ. A inauguração será realizada, às 9h30, no auditório da instituição, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.

Após a cerimônia no auditório, haverá apresentação da planta piloto que, instalada próxima à entrada no prédio anexo do Centro de Tecnologia, utiliza energia obtida por meio de placas fotovoltaicas para fazer a eletrólise da água e, assim, produzir o hidrogênio verde. Tal fonte sustentável terá sua aplicabilidade demonstrada em duas bicicletas elétricas, à base de bateria de H2 verde, que estarão disponíveis no local para “pedaladas” dos interessados.

A mesa de cerimônia da inauguração será composta pela coordenadora-geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação do Ministério de Minas e Energia (MME), Patrícia Naccache; pelo cônsul-geral adjunto da Alemanha no Rio de Janeiro, Joachim Schemel; pelo diretor do Projeto H2Brasil, Markus Francke; pela diretora da Coppe, professora Suzana Kahn: e pela professora Andrea Santos, coordenadora do projeto e do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), ligado ao Programa de Engenharia de Transportes, do qual também é coordenadora.

Por meio da parceria, a Coppe irá ampliar as pesquisas na área de energias renováveis e da mobilidade urbana sustentável, a partir da produção do hidrogênio verde e de testes do uso em diversos processos industriais, em bicicletas movidas a H2, e em pilhas à combustível de óxido sólido. Entre os estudos da Coppe a serem ampliados estão os de catalisadores para a produção de biocombustíveis e combustíveis sustentáveis de aviação (SAF na sigla em inglês Sustainable Aviation Fuels), empregando H2 verde como matéria-prima renovável e CO2 capturado.

Este projeto, em parceria da Coppe com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, irá fomentar inovações tecnológicas e direcionar o conhecimento científico para a ampliação do uso do hidrogênio verde e de seus derivados em cadeias produtivas, bem como para a redução da dependência dos combustíveis fósseis e a descarbonização da economia brasileira.

Implementação envolve quatro laboratórios da Coppe

Andrea Santos, coordenadora do projeto na Coppe

Para sua implementação, foram reunidas equipes de quatro laboratórios da Coppe: do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS) que, ligado ao Programa de Engenharia de Transportes, é coordenado pela professora Andrea Santos, a responsável pelo projeto na Coppe; do Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT), ligado ao Programa de Engenharia Elétrica; do Núcleo de Catálise (Nucat), ligado ao Programa de Engenharia Química; e do Laboratório de Hidrogênio (LabH2), ligado ao Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e ao Programa de Engenharia de Transportes.

Da parte da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, a parceria acontece por meio do projeto H2Brasil, que tem por objetivo apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde no país e é implementado pela GIZ.

“Para nós da GIZ, que atuamos há mais de 60 anos com o Brasil para ampliar a utilização de energias renováveis e para promover a transformação urbana justa e socioambiental no país, é muito gratificante estar aqui inaugurando uma planta de produção de H2 que além de energias renováveis e hidrogênio, vai produzir ciência, tecnologia, inovação e educação para centenas de estudantes que vão passar por aqui ao longo dos anos”, diz o diretor do projeto H2Brasil, implementado pela GIZ, Markus Francke. A participação de instituições acadêmicas, como a UFRJ, nos esforços que o Brasil vem empreendendo para garantir uma geração de energia limpa é fundamental para posicionar o país na direção da descarbonização. Ampliar o uso de hidrogênio verde é parte fundamental da nossa atuação”, conclui o diretor do projeto H2Brasil. 

Entre os resultados já obtidos com o projeto estão a melhoria da infraestrutura da universidade, por meio da construção da Planta Piloto de Produção de H2 verde; o aprimoramento do laboratório de Transporte Sustentável (LabTS); e a compra de equipamentos que vão permitir a produção de H2V a partir da energia solar, e os estudos práticos sobre a viabilidade desta produção para gerar energia e atender as demandas do laboratório. O projeto pretende, ainda, identificar e analisar o uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na busca por alternativas sustentáveis. 

Estão previstos também uma série de estudos sobre a transformação do etanol numa variedade de produtos de maior valor econômico e industrial. Outro exemplo concreto da aplicação do H2V em mobilidade será o abastecimento de bicicletas movidas a hidrogênio, com um potencial de revolucionar a micromobilidade e last mile na logística das cidades.

“É uma honra estar liderando o projeto H2 verde, apoiado pela Alemanha, e que contou com a participação de diversos pesquisadores, entre alunos e professores, aqui da Coppe/UFRJ. Trata-se de um projeto em escala piloto, mas que possibilitará avaliar a tecnologia de produção do H2V por eletrólise, compressão e armazenamento, estudar as diferentes aplicações em energia e sistemas de transportes, além de propor soluções para os atuais desafios que o mundo enfrenta. Trata-se de um exemplo do papel da academia, que é realizar pesquisas, contribuir com a inovação tecnológica e na formação profissional. Devido à emergência climática, uma transição energética baseada em fontes renováveis de energia e tecnologias eficientes é o único caminho para tentarmos limitar o aquecimento global em 1,5°C até 2050”, diz a professora Andréa Santos, coordenadora do projeto.

O hidrogênio verde

O hidrogênio verde é produzido de fontes de energia renováveis e obtido a partir da eletrólise da água. Nesse processo, um dispositivo denominado eletrolisador usa uma corrente elétrica que passa pela água e permite a separação da água em oxigênio e hidrogênio, sem qualquer emissão de gases poluentes. A geração solar fotovoltaica foi apontada em recente estudo divulgado pela Bloomberg New Energy Finance como a capaz de oferecer o hidrogênio verde de mais baixo custo. Na geração solar fotovoltaica, a energia do sol é convertida diretamente em energia elétrica e, no Brasil, vem se popularizando e crescendo velozmente desde 2012, seja por meio dos telhados solares ou das usinas de grande porte.

As aplicações do hidrogênio verde vão desde sua utilização em células a combustível para a geração de eletricidade para qualquer aplicação, incluindo os veículos elétricos, até a produção de amônia verde e combustíveis sintéticos para a aviação. A tecnologia do hidrogênio verde promete uma revolução na descarbonização da matriz energética mundial, substituindo combustíveis fósseis e reduzindo assim a poluição ambiental e as mudanças climáticas ocasionadas pela emissão de gases de efeito estufa.

O H2V e a Cooperação Alemã A Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável trabalha há décadas nas áreas de energia sustentável e eficiência energética. Mais recentemente, vem apoiando o aprimoramento das condições legais, institucionais e tecnológicas para a expansão do mercado de hidrogênio verde (H2V) e de seus derivados no país, incluindo os combustíveis renováveis. Nos próximos anos, com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), serão implementadas ações para a construção de laboratórios, desenvolvimento de novas tecnologias, fomento ao desenvolvimento e financiamento de ideias inovadoras e projetos tecnológicos, construção de laboratórios, estudos, educação profissional e capacitação na área do hidrogênio e seus derivados.

Diretor acadêmico da Coppe fala sobre Inteligência Artificial na escrita acadêmica

Diretor acadêmico da Coppe fala sobre Inteligência Artificial na escrita acadêmica

O diretor acadêmico da Coppe/UFRJ, professor Jean-David Caprace, é o convidado do próximo encontro do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT), no dia 17 de agosto, às 10h. O evento abordará como a Inteligência Artificial (IA), especificamente no que se refere aos grandes modelos de linguagem, está reformulando a escrita acadêmica em Engenharia.

O professor do Programa de Engenharia Oceânica irá discutir como a IA pode ser aplicada, de maneira ética, nas pesquisas, na geração e na revisão de texto, destacando a garantia da originalidade do trabalho, o reconhecimento da influência dessas ferramentas no resultado das pesquisas, as implicações futuras da IA na educação em Engenharia e o equilíbrio entre tecnologia e integridade acadêmica.

A atividade irá conferir certificado de participação e será transmitida ao vivo no canal do CT no YouTube e na página da decania no Facebook, com tradução simultânea em Libras.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos (APG/UFRJ).

Diretora da Coppe participa de podcast da Petrobras sobre transição energética

A diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participou do primeiro episódio do podcast Nossa Energia, produzido pela Petrobras. O episódio teve como objetivo discutir o impacto da mudança climática no dia a dia e avaliar o papel da Petrobras na liderança de uma transição energética justa.

“Mudanças climáticas não são exatamente uma novidade. Elas acontecem ao longo da história da Terra. O clima é composto de vários subsistemas, como atmosfera, biosfera, criosfera, que estão interrelacionados. Eles vão se retroalimentando. O que se fala, mais recentemente, é que a intervenção humana vem provocando mudanças na composição da atmosfera. É como se engrossássemos a espessura da atmosfera, retendo mais calor na Terra, causando uma série de interferências na forma como esses subsistemas se relacionam”, explica a professora.

De acordo com Suzana, as mudanças climáticas trazem impacto drástico e desigual. “Acho que a questão mais grave é essa desigualdade. Os países não tem a mesma capacidade para se adaptarem. A vulnerabilidade das regiões é muito diferente. Isso agrava a desigualdade já existente. A Terra vai encontrar um novo equilíbrio. Quem não está conseguindo encontrar um novo equilíbrio e se adaptar somos nós.”

Também participaram a gerente-executiva de Mudança Climática da Petrobras, Viviana Coelho, e a pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa, Aline Machado.

Confira no YouTube e nas plataformas e aplicativos de streaming.

Professor da Coppe recebe prêmio do IEEE

O professor Glauco Taranto, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe/UFRJ, recebeu em julho o prêmio IEEE PES Technical Committee Prize Paper Award. O prêmio foi concedido pela Power&Energy Society, entidade vinculada ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), pelo artigo Integrating Relay Models in Three-Phase RMS Dynamic Simulation.

O artigo foi escrito em coautoria com a ex-professora da Coppe, Tatiana Assis, atualmente pesquisadora do National Grid (Reino Unido), e o pesquisador José Marinho da Petrobras, pela revista IEEE Transactions on Power Systems e aborda uma ferramenta computacional desenvolvida no PEE para a análise dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, ao longo dos últimos 20 anos.

Professor da Coppe participa do VII Simpósio de Pesquisa FGV

O professor, Edson Watanabe, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, participará do VII Simpósio de Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), nos dias 12 e 13 de setembro. No primeiro dia, às 14h30, o professor será o mediador do painel “Pesquisa, inovação e setor empresarial”, e no segundo, às 9h30, do painel “Ética e integridade em pesquisa”.  O simpósio será realizado no Centro Cultural da FGV, na Praia de Botafogo, 186.

O simpósio da FGV, instituição que tem o professor Watanabe entre os membros da Comissão de Pesquisa e Inovação, será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, com o objetivo de estruturar redes de pesquisadores do Brasil e do exterior, com o propósito de promover a realização de projetos de pesquisa multidisciplinares com alto impacto no desenvolvimento socioeconômico do país. 

Entre os palestrantes do painel “Pesquisa, inovação e setor empresarial”, estará o diretor do Instituto iCorps Brasil, professor Flávio Grynszpan, que foi docente do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe e coordenou a Coppetec. Na parte da manhã deste primeiro dia, às 9h30, será realizada a mesa-redonda “O Impacto da Ciência na Sociedade e no Avanço do Conhecimento: novos desafios da pesquisa, tecnologia e inovação”, que reunirá dirigentes de agências de fomentos como Capes, CNPq, Finep, Fapej, e Finep, dentre outras. Já, no segundo dia, o painel “Ética e integridade em pesquisa”, terá entre os palestrantes a professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, Sonia Maria de Vasconcelos.

A programação contará também com uma sessão de flash presentations, na qual pesquisadores de diversas áreas do conhecimento poderão expor suas propostas de projetos de pesquisa em até 10 minutos, com o objetivo de identificar parceiros durante o evento. As propostas, inclusive de pesquisadores externos à FGV, para as flash presentations devem ser submetidas para avaliação até o dia 21 de agosto para o e-mail research.net@fgv.br. Já o template e as orientações para a apresentação podem ser encontrados neste link.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita por meio do site https://rededepesquisa.fgv.br/evento/vii-simposio-de-pesquisa-da-fgv-2023

Confira a programação completa do evento: https://evento.fgv.br/simposio_23

Coppe recebe visita de executivos da QatarEnergy

A Coppe/UFRJ recebeu nesta segunda-feira, dia 8, a visita do Country Manager da QatarEnergy no Brasil, Fernando Tittaferrante, acompanhado de executivos da empresa e também da TotalEnergies. A comitiva da QatarEnergy participou de uma reunião com a diretoria da Coppe, em que foram discutidas diversas oportunidades de parcerias e a realização de projetos conjuntos. Foi feito o encaminhamento de um cronograma para a consolidação de projetos nos temas tratados, com foco nas soluções de baixo carbono e no desenvolvimento de inteligência artificial.

A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, fez uma apresentação das atividades da instituição, com destaque para os recém-criados Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono e Centro de Inteligência Artificial, este em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Em sua apresentação, a diretora da Coppe destacou a importância destes temas, a ponto de suscitarem centros de estudo a eles dedicados.

Posteriormente, o grupo visitou alguns laboratórios da Coppe, conhecendo, em mais detalhes, a expertise da instituição em temas de interesse da QatarEnergy.

Professor da Coppe publica livro sobre controle de máquinas elétricas

A Editora Ciência Moderna publicou no último mês de julho o livro “Controle de Máquinas Elétricas – Exercícios com Solução”, escrito pelo professor Richard Stephan e pelos mestrandos Matheus Sotero e Renata Santos, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe. Os autores propõem exercícios para fixar o conteúdo do livro Control of Electrical Drives (Werner Leonhard, Ed. Springer) e são formulados de modo independente e com conteúdo autossuficiente, não necessitando de conhecimento prévio da obra citada.

As questões podem ser complementadas com teoria disponibilizada em vídeos no YouTube, permitindo ao aluno aprofundar seu conhecimento de maneira autodidata.

O livro está disponível, em versão impressa ou ebook, no site da Editora Ciência Moderna.

Boletim 13 – Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe celebra 3 anos e LabH2 recebe pesquisador da Universidade da Califórnia

O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe celebrou três anos de atividades, com dois dias de ações integradas, terapias integrativas e complementares, realizadas na tenda Lobo Carneiro. O Acolhe Coppe foi criado em 2020, durante a pandemia, como uma resposta às demandas por acolhimento que surgiam na Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Coppe.

Na sexta-feira passada, 28 de julho, o Laboratório de Hidrogênio (LabH2) promoveu um seminário sobre hidrogênio e pilha a combustível de óxido sólido, com o especialista Nguyen Minh, do Centro de Pesquisa de Energia da Universidade da Califórnia, em San Diego (UCSD).

Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.

Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ

https://radio.ufrj.br/programas/boletim-planeta-coppe/56357350

Vencedor da Olimpíada de Neurociências visita a Coppe

O vencedor da Olimpíada Brasileira de Neurociências, Luan Pereira, e o professor Richard Stephan

A Coppe/UFRJ recebeu nesta quinta-feira, 3 de agosto, o campeão da Olimpíada Brasileira de Neurociências, Luan Pereira, e o coordenador da OBN, professor Alfred Sholl-Franco, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Luan, professor Alfred e demais membros da equipe da OBN conheceram o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e foram apresentados ao MagLev-Cobra pelo coordenador do projeto, professor Richard Stephan.

Segundo o professor Alfred Scholl-Franco, a Olimpíada Internacional de Neurociências seria realizada em Washington (EUA), mas a organização optou por realizá-la remotamente. “O nosso campeão é do interior de Santa Catarina e, para viabilizar a operação remota, sem erros, o trouxemos para o Rio e está realizando as provas aqui. As neurociências têm visões múltiplas e essa diversidade é muito importante, por isso o levamos para visitas culturais, como o Museu do Amanhã, e à UFRJ, mostrando a diversidade de projetos. Depois o levaremos para conhecer o Centro de Pesquisas em Medicina de Precisão (CPMP), do IBCCF”.

Luan participou das provas na segunda e na terça-feira, com a quarta-feira sendo dedicada a uma apresentação dos competidores. Nesta sexta-feira, dia 4, o desafio se encerra com as live questions, perguntas ao vivo para serem respondidas em trinta segundos. O aluno do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) disse ter gostado bastante do que viu na Coppe. “É muito legal, muito diferente da cidade de onde venho. A UFRJ é maior que Xanxerê.  Tem um núcleo tecnológico enorme, e o campus é bem bonito, tem muita natureza”, elogiou o campeão da OBN, que planeja cursar Engenharia Física, justamente para se especializar em supercondutores.

Além de apresentar o veículo de levitação magnética desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), professor Richard antecipou que o MagLev-Cobra voltará a trafegar pela via elevada que liga o Centro de Tecnologia (CT) ao CT 2. A expectativa é que em setembro chegue o novo veículo, fabricado pela Aerom, e que em dezembro já esteja em testes para que em 2024, o MagLev esteja novamente em operação, dessa vez de maneira automatizada.

De acordo com o professor do Programa de Engenharia Elétrica (PEE), a retomada do projeto foi viabilizada graças ao apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Acompanharam a visita, além de Luan e do professor Alfred, os alunos de doutorado do IBCCF, João Vitor Galo Esteves e Aliny Carvalho Dematté, e as alunas de graduação da UFRJ, Fayla de Souza Silva, Danielle Carvalho Gonçalves, e Angélica Campos dos Santos.

No Engie Day, professora Suzana alerta para paradoxo do novo paradigma tecnológico

A sensação de que o mundo caminha para um cenário de maior concentração de conhecimento e riqueza. Foi para este paradoxo que a diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, chamou atenção durante o painel “Transição energética e justa” do Engie Day 2023, evento promovido pela multinacional francesa e realizado no Museu do Amanhã, nesta quarta-feira, 2 de agosto.

Ao abordar a ponderação da mediadora do painel, a gerente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética da Engie, Flávia Teixeira, de que “transição justa é conseguir uma economia neutra em carbono sem deixar ninguém para trás”, a professora Suzana enfatizou que “não há país que tenha se desenvolvido social e economicamente, que não tenham investido pesadamente em Ciência e Tecnologia”.

“Acho que há um paradoxo porque, na medida em que estamos enfrentando uma transição energética, tecnológica, digital, a minha sensação é de que estamos caminhando para um mundo mais injusto com maior concentração de conhecimento e riqueza, onde já estão concentradas. As tecnologias de mitigação já são comerciais, mas não em todo lugar, não para todo mundo. Cada vez que o mundo se torna mais tecnológico, aumenta-se o gap para aqueles que não têm acesso à tecnologia”, refletiu Suzana.

A professora destacou que a criação de um ecossistema de inovação requer a participação de governo, indústria e academia, “porque cada um tem expertise diferente”. “Precisamos de regulação e financiamento do governo e a escala e operação comercial da indústria. As grandes inovações como o chip ou a internet já se basearam nesse modelo tripartite. Nós precisamos estar atentos a esta nova era de conhecimento mais intenso, mais sofisticado, para termos justiça social, ambiental, climática”, concluiu a diretora da Coppe.

A palestra foi transmitida ao vivo e continua disponível no canal da Engie no YouTube.

Emergência Climática e Cidades

A professora Suzana Kahn participa nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, do I Seminário Emergência Climática e Cidades, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp). O evento será realizado na IABsp, das 16 às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

A diretora da Coppe será uma das debatedoras da mesa “Mobilidade urbana e eficiência energética”, que abordará a transição energética do setor, o transporte coletivo e a adaptação dos transportes à emergência climática, bem como a conexão entre desenvolvimento fundiário, desenho urbano, mobilidade e racismo ambiental.

Acesse a programação completa e inscreva-se.

Professores da Coppe participam de fórum de jovens dos BRICS

Os professores da Coppe/UFRJ, Pedro Henrique González Silva, Fabio Souza Toniolo e Pedro Henrique Cruz Caminha, estão participando do 8º Fórum de Jovens Cientistas dos BRICS, em Gqeberha, na África do Sul, junto com outros 18 pesquisadores brasileiros de diferentes instituições. O tema do evento este ano é “Construindo a parceria BRICS-África para aceleração mútua do crescimento, desenvolvimento sustentável e multilateralismo Inclusivo”. O Fórum, que teve seu início ontem, dia 31, e ocorre até esta quarta-feira, dia 2 de agosto, antecede o Fórum de Ministros de Ciência e Tecnologia dos BRICS, que será realizado também neste mês de agosto.

Pedro González, Fabio Toniolo e Pedro Caminha, dos Programas de Engenharia de Sistemas e Computação, Engenharia Química, e de Engenharia Elétrica, da Coppe, e os demais pesquisadores brasileiros, de até 40 anos de idade, foram escolhidos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), que indicou os participantes, a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre as principais temáticas dos estudos que eles estão apresentando estão Mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental; o futuro da educação; skills e conjunto de habilidades; e o futuro da sociedade.

Em paralelo ao Fórum, está sendo realizado o 6º Prêmio Jovem Inovador dos BRICS com a participação de outros quatro brasileiros, sendo um para cada uma das seguintes áreas temáticas: manufatura, agricultura, indústria de mineração e economia circular. O vencedor do prêmio receberá US$ 25 mil, o segundo colocado, US$ 15 mil e o terceiro, US$ 10 mil.

Boletim 12 – Nova diretoria toma posse e o Acolhe Coppe completa 3 anos

A nova diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, destacou, em sua posse, que a instituição, como o maior centro de ensino e pesquisa em Engenharia na América Latina, deve repensar seu papel e citou um conjunto de medidas inovadoras deste começo de gestão, como a criação do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono e o Coppe Inteligência Artificial, uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe celebrou esta semana seus três anos de atividades e marcou a ocasião oferecendo vivências de arteterapia e meditação guiada, e até vacinação, em parceria com a Brigada de Incêndio da Coppe.

Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.

Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ

https://radio.ufrj.br/programas/boletim-planeta-coppe/56262446

Acolhe Coppe comemora três anos de construção de uma rede de apoio institucional

O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe está celebrando três anos de desenvolvimento de uma rede qualificada de apoio institucional. Em evento de comemoração, realizado nos dias 26 e 27 de julho, a equipe do Acolhe Coppe reuniu estudantes e a força de trabalho em ações integradas e vivências de arteterapia, soulcollage, terapias integrativas e complementares (auriculoterapia e meditação guiada), na Tenda Lobo Carneiro.

Durante solenidade no auditório Alberto Luiz Coimbra, bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ, a diretora-adjunta de Gestão de Pessoas e fundadora do Acolhe Coppe, Vanda Borges, relembrou as antigas demandas que surgiam na Gerência de Recursos Humanos (GRH) da
instituição, no período de 2002 a 2010, em que atuava como assistente social no setor. Apesar de estruturado de forma continuada e tecnicamente sistematizada em julho de 2020, o acolhimento já existia antes disso. “Lidávamos com demandas de conflitos. Atendíamos as pessoas numa salinha. Muitas ações demandadas extrapolavam nossa formação de assistente social e tínhamos que pedir favores de outros profissionais de outras unidades da UFRJ para que pudessem nos auxiliar. Não tínhamos alternativa”, conta Vanda.

Fundado em 2020, durante a pandemia, o projeto se iniciou no formato online, com apenas uma pessoa na equipe, a psicóloga e coordenadora-técnica Josiane Barros, por meio de atendimentos individualizados, rodas de conversa e grupo de apoio, para que as pessoas pudessem compartilhar impactos, sentimentos e estratégias emocionais e comportamentais para o enfrentamento do distanciamento social decorrente da pandemia do coronavírus. No ano seguinte, ainda online, foi criada a Ciranda de Mulheres. Em 2022, o projeto se estendeu para o formato presencial, com a inauguração do seu espaço físico, localizado na sala H-121, no bloco H, do Centro de Tecnologia da UFRJ.

Oficina de soulcollage

Nesse mesmo ano, a equipe cresceu e passou a contar com a terapeuta de práticas integrativas e complementares Márcia Oliveira e com o apoio de duas estagiárias. Em 2023, quando a Coppe completa 60 anos, a equipe lançou a Preparação para Aposentadoria, a nova linha de acolhimento que fornece uma escuta qualificada e atua em consonância com o Estatuto da Pessoa Idosa, na promoção do envelhecimento saudável. Recentemente a equipe lançou o Acolhe Cast, o podcast em que são promovidas reflexões acerca de debates transversais à saúde e ao bem-estar da Comunidade Coppe.

Segundo a diretora da Coppe, Suzana Kahn, a iniciativa se enquadra no conceito institucional de ambiente sustentável e mostra-se importante na promoção da qualidade, motivação e bem-estar no trabalho. “A diretoria fortaleceu e fortalecerá ainda mais o projeto. Ele chegou num ponto em que não tem mais volta, pois transcende a atual gestão e já está integrado à Coppe, inclusive tem sido referência para outras unidades da UFRJ”, diz.

Para a coordenadora-técnica do Acolhe Coppe, Josiane Barros, a essência do projeto é a confiança nas potencialidades das relações humanizadas no acolhimento, como premissa básica para transformar conflitos e angústias em encontros e construções de vínculos. “Entendemos que proteger e cuidar da saúde mental, oferecendo um ambiente seguro para as pessoas expressarem suas emoções, é um caminho necessário e fundamental em todas as instituições”, explica.

Ao longo da trajetória desses três anos de ações de acolhimento desenvolvidas na instituição, o Acolhe Coppe acumulou quase 200 atendimentos, entre alunos, docentes, técnico-administrativos e pessoas de outras unidades da UFRJ. Criados em 2021, os grupos de apoio já somam 43 encontros realizados quinzenalmente, 518 práticas integrativas e 38 encontros semanais de arteterapia, realizados desde 2022.

“Quando nos referimos a acolhimento, nosso objetivo é fazer com que a nossa comunidade possa entender que uma escuta sensível, mesmo não especializada, ou encaminhamento para um local onde uma escuta possa ser feita por um profissional, já se constituem em uma ação de acolhimento”, diz Vanda.

Diretora da Coppe apresenta BxC e outras iniciativas da Coppe em evento do BRICS

A diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participou, na manhã desta quinta-feira, dia 27, da segunda edição do BRICS Dialogue. Organizado pela Durban University of Technology – DUT (África do Sul), o evento foi sediado pela Coppe e realizado no formato online, reunindo gestores de instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores e estudantes, para debaterem sobre desafios, indicadores e conhecimentos relacionados aos cinco países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Em sua apresentação, Suzana mostrou como a Coppe está construindo um ecossistema de inovação e empreendedorismo para a transição energética. A professora destacou tecnologias e soluções em desenvolvimento na instituição e apresentou o Centro de Soluções de Baixo Carbono da Coppe aos membros do Projeto BRICS 2.0. 

 “A Coppe está desenvolvendo diferentes soluções, novos arranjos e conexões entre seus especialistas das mais diversas áreas das engenharias. Estamos determinados a promover um ambiente que encoraja a inovação e o desenvolvimento tecnológico com o objetivo de conectar múltiplos agentes, inclusive o setor privado, às nossas capacidades tecnológicas para inovação”.

O encontro contou com a mediação da professora da Coppe Andrea Santos e com apresentações do reitor da DUT, Fulufhelo Netswer, do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rodrigo Fracalossi, e do economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rodrigo Ventura.

O evento faz parte do calendário do Projeto BRICS 2.0, do qual fazem parte os professores da Coppe Andrea Santos e Elton Fernandes. Promovido pelo Instituto Nacional de Humanidades e Ciências Sociais (NIHSS) da África do Sul, o Projeto BRICS 2.0 tem como objetivo estimular a cooperação acadêmica, construindo uma comunidade de pesquisadores que possam moldar o futuro dos países do BRICS e contribuir para o desenvolvimento sustentável global.

Para a professora Andrea, a iniciativa do projeto é importante para o fortalecimento da parceria e cooperação entre os países do BRICS para a construção de um mundo sustentável. “Este projeto nos possibilita diminuir a lacuna da literatura científica sobre os desafios relacionados a esses países, não somente sobre mudanças climáticas, mas também sobre governança, justiça social e multilateralismo”, explica.

Segundo o reitor da DUT, o projeto promove a união dos países do BRICS para a construção conjunta de arranjos de desenvolvimento, de governança em políticas públicas, de compartilhamento de conhecimento para o mútuo benefício e para a construção de capital humano.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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TítuloBoas Práticas de Acolhimento – Saberes, Convivências e Aprendizagens
Coordenador:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contato do coordenadorvanda@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: Entende-se que o acolhimento poderá ampliar sua esfera de atuação, para além do campo psicossocial, podendo alcançar também o contexto socioeconômico, acadêmico, das relações laborais entre outros. Com o passar do tempo, a sobrevivência às situações de adoecimento, outros aspectos do acolhimento foram se apresentando. O acolhimento financeiro, o acolhimento acadêmico, o acolhimento dos conflitos e dificuldades de relacionamentos, o acolhimento laboral pela dificuldade de absorção e entendimento das novas formas de trabalho surgidas. A partir de então, se fez necessário repensar como dar conta de considerar todos esses tipos de acolhimentos. Neste sentido, este projeto pretende evidenciar a importância de compartilhar uma informação que oriente e facilite os indivíduos para o desempenho de ações de acolhimento nos diversos espaços de convivência. Por isso, saberes, convivências e aprendizagens fazem parte de uma via de mão dupla. Ou seja, cada parte tem o que a transmitir, conhecer e se aperfeiçoar com a outra.

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TítuloCapacitação de jovens para o mercado de TI em NF, uma abordagem através de aprendizado ativo: introdução à programação em Python
Coordenador:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contato do coordenador: edmundo@land.ufrj.br

Resumo: Este curso é uma ação prevista no projeto de Extensão “Ensino Hibrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico” já registrado no SIGA, pela COPPE. O projeto de extensão registrado no SIGA tem como um dos seus objetivos a criação de cursos em áreas chave para o desenvolvimento do Estado e de acordo com a experiência multidisciplinar da COPPE. Através de uma parceria com a Ong Ideas de Friburgo que proporcionou a infraestrutura necessária (espaço físico, computadores, pessoal local, etc.) foi criado um local para treinamento de jovens oriundos de escolas públicas do segundo grau. A ideia do curso surgiu durante a elaboração de disciplinas de programação para um curso avançado de técnicas de Inteligência Artificial com o formato hibrido baseado no Aprendizado Voltado a Projetos (PBL, projeto FAPERJ) de forma a que a experiência do projeto em PBL fosse aplicada a jovens alunos. O curso visa introduzir os jovens em linguagens modernas de computação, e fornecer o treinamento essencial para que o aluno da rede pública de ensino possa mais facilmente ingressar no mercado de trabalho local. Os alunos selecionados têm a oportunidade de aprender programação na prática, com base na linguagem Python, para melhor entender e tentar propor soluções a problemas reais e da cidade de Friburgo quando possível. O curso visa também fornecer incentivos para que os egressos possam continuar os estudos em tópicos adicionais de tecnologias da computação.

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TítuloDisseminação das aplicações da Engenharia Nuclear no âmbito da sustentabilidade ambiental
Coordenador:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contato do coordenador: inayacorrea@gmail.com

Resumo: Em sua Décima Edição, a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas integra em sua agenda o Dia Mundial do Oceano, inserindo-se no contexto da Década do Oceano da ONU. Este evento conta com os apoios do Núcleo de Vida Marinha e do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da Cidade do Rio de Janeiro e da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, trazendo para o público carioca a importância dos Oceanos na mitigação das Mudanças Climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do Oceano, e a integração entre Ciência, Educação, Políticas Públicas e Sociedade Civil. Ademais, serão incorporadas pela primeira vez aplicações nucleares e atômicas de medidas para englobar a temática em tela com cujo acadêmico-cientifico. E, por fim, teremos uma ação de Sensibilização Ambiental será realizada através da promoção de um Mutirão de Limpeza com foco nos resíduos sólidos do entorno da Marina da Glória, incluindo o Lixo Marinho, com a participação de voluntários.

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TítuloDroneiros Vonluntários
Coordenador: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: Em 2022, os desastres causaram mais de 30,704 mortes e com 185 milhões de pessoas afetadas, e prejuízos de 223.8 bilhões de dólares segundo o Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). No Brasil, entre 2011 a 2022, especificamente no Rio de Janeiro, houve 591 ocorrências de desastres, resultando em 987 mortes e afetando 3,9 milhões de pessoas, e prejuízos econômicos superior a R$ 3,08 bilhões (Atlas digital de desastres no Brasil, 2023). Tais dados demonstram a importância e a complexidade das Operações Humanitárias e de Desastres (OHD), as quais envolvem o acesso as áreas afetadas, a coordenação de diversos stakeholders e falta de recursos. Assim surge o projeto Droneiros Voluntários, idealizado no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ de forma a auxiliar a escassez de recursos humanos e tecnológicos na resposta a desastres. O projeto conta com uma plataforma tecnológica que atua como um facilitador, unindo proprietários de drones, defesa civil e outras organizações no desenvolvimento de ações de mapeamento de áreas de risco e afetadas por desastres, promovendo uma colaboração entre stakeholders mais eficaz e eficiente no contexto de OHD. Nesse sentido, o projeto atua no engajamento e promoção da troca de conhecimento entre os diferentes atores tratados como público alvo, promovendo OHD eficazes e mais eficientes, com integração entre diferentes áreas de conhecimento científico e pesquisadores de diferentes níveis que atuam em OHD.

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TítuloINSILICONET – PROGRAMANDO O FUTURO
Coordenador:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contato do coordenador: arge@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A InSilicoNet é um espaço de colaboração onde diversos atores da sociedade são convidados a trazer seus problemas técnicos para construir, em conjunto com os membros acadêmicos, soluções tecnológicas inovadoras baseadas em ferramentas digitais. Está estruturado como uma rede de sete Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ e SENAI CETIQT) e profissionais de engenharia com experiência na área de engenharia de sistemas em processos (Process Systems Engineering, PSE). A InSilicoNet tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico comprometidos não apenas com o desempenho econômico, mas com os impactos sociais e ambientais por meio de atividades de extensão integradas a iniciativas de pesquisa e ensino em PSE, contemplando: a) Fábrica de Aprendizagem, que desenvolve competências e habilidades de discentes de graduação e pós-graduação para o trabalho colaborativo empregando PSE na solução de problemas tecnológicos, sociais e ambientais tratáveis por ferramentas de engenharia digital; b) Oferta de cursos de extensão que promovam competência para o desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação; e c) Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento integrando discentes de graduação e pós-graduação sob orientação acadêmica e mentoria por indústrias, organizações e/ou governos.

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TítuloRede Refugia
Coordenador:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contato do coordenadortcottaf@gmail.com

Resumo: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) revela que em 2022 o mundo ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas em deslocamento forçado, motivados por inúmeras razões. No Brasil, desde 2011 foram realizadas 297.712 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Devido a sua complexidade e alta quantidade de pessoas afetadas, a crise humanitária de refugiados precisa ser enfrentada pelos governos em comunhão com a sociedade civil e o setor privado, a fim de se garantir que as pessoas em deslocamento forçado tenham seus direitos humanos protegidos durante um processo de acolhimento efetivo e atento às suas necessidades. Assim, interessados em auxiliar no enfrentamento brasileiro à crise migratória, a Rede Refugia foi idealizada no âmbito do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/CT/UFRJ. Trata-se de uma plataforma tecnológica colaborativa que objetiva facilitar o processo de acolhimento, proteção e integração de pessoas em deslocamento forçado que estão no Brasil. Dessa forma busca-se fortalecer os processos de colaboração mútua entre refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, poder público, entidades privadas, organizações humanitárias e outros stakeholders. Por meio de um processo de inovação social, a Rede Refugia busca fomentar um ambiente que favoreça a implementação de soluções inovadoras para os problemas vivenciados pelas pessoas em deslocamento forçado vivendo em solo brasileiro.

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Agendamento com a GRH

Setor da COPPE responsável pela orientação aos funcionários, no tocante a direitos e deveres em sua vida funcional, além de promover diversas ações que contribuem para capacitação profissional e bem-estar dos trabalhadores.
A Equipe é formada por profissionais da área de Administração, Recursos Humanos e Pedagogia, que estão prontos para atender a força de trabalho COPPE.

 

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Agendamento de Espaço

O serviço de Agendamento de Espaço é fornecido pelo Setor de Eventos Institucionais e Operação, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Este serviço realiza o agendamento para uso dos seguintes espaços:

  • Auditório G-122
  • Auditório bloco M – anexo
  • Grêmio da Coppe
  • Tenda do auditório G-122

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Enviar

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Resíduos Químicos

O serviço de Retirada de Resíduo Químico é fornecido pela Gerência de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Segurança Patrimonial

O serviço de Segurança Patrimonial é fornecido pelo Grupo de Apoio de Segurança Patrimonial, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

  • Em caso de furto, roubo ou agressão, ligar para a sala de segurança da Coppe no ramal: 8457 ou 2560-8858.
  • Em caso de furto ou roubo de patrimônio, ligar para a Divisão de Segurança da UFRJ – DISEG: 3938-1900 e setor de segurança da Coppe, ramal: 8457 ou 2560-8858.

 

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Gestão Eletrônica de Documentos

O serviço de Gestão Eletrônica de Documentos é fornecido pela Gerência de Documentação, e deve ser solicitado em contato direto com o setor, de forma presencial, na sala I-125A.

Este serviço contempla a preservação e acesso dos documentos em meios físico e eletrônico da COPPE.

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Limpeza de Espaços

O serviço de Limpeza de Espaço é fornecido pelo Setor de Administração Predial e deve ser solicitado por meio do Sistema de Administração Predial, pelo Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Projetos de Arquitetura

O serviço de Elaboração de Projeto de Arquitetura é fornecido pelo Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia, e deve ser solicitado por meio de envio por e-mail do formulário de Solicitação de Projeto de Arquitetura.

Este serviço contempla a elaboração do projeto conforme a solicitação, e inclui: levantamento do local, estudo preliminar para ser aprovado pelo Prof. Responsável e desenvolvimento do projeto.

E-mail para solicitação: fernanda@adc.coppe.ufrj.br

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Sistemas da DPADI

O serviço de Manutenção e acesso a Sistemas Administrativos é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio da gerência do próprio setor.
Este serviço está disponível para toda a Coppe.

Os Sistemas Administrativos da DPADI estão disponíveis por meio do Entrada Única.

Clique aqui para agendar

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Infraestrutura e Redes

O serviço de Manutenção de Infraestrutura e Redes é fornecido pelo CISI, e deve ser solicitado por meio do sistema de Helpdesk do CISI, que possibilita uma maior agilidade e transparência no atendimento do suporte técnico. A ferramenta adotada para implantação deste sistema foi o software livre OcoMon.

Clique aqui para agendar

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Manutenção Predial

O serviço de Manutenção Predial é fornecido pelo Setor de Infraestrutura, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Manutenção, pelo Entrada Única.

Este sistema contempla a solicitação dos seguintes serviços: Conserto de ar central, conserto de ar de janela, conserto de ar tipo split, conserto de refrigerador, instalação de ar tipo split, serviço de elétrica, serviço de hidráulica, serviço de lustrador, serviço de pintura, serviço de serralheria, serviços de marcenaria, serviços de obras civis, serviços gerais, troca de disjuntor, troca de lâmpadas

Clique aqui para agendar

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Patrimônio

O serviço de Incorporação / Baixa de Patrimônio é fornecido pelo Setor de Patrimônio, e deve ser solicitado conforme as orientações abaixo:

Como faço para fazer uma baixa?

Enviar uma carta ao Setor solicitando a baixa , descrevendo o bem, mencionando o nº da plaqueta COPPE e nº da UFRJ.

Como faço para fazer uma transferência?

Enviar uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a transferência do bem , com a descrição do mesmo e o nome do laboratório que ficará responsável.

Como faço para fazer uma doação?

Fazer uma carta ao Setor de Patrimônio solicitando a doação , enviando os documentos onde o Setor de Patrimônio fará a abertura de processo para dar encaminhamento ao Conselho de Curadores da UFRJ para autorização.

Como faço (alunos/doutorandos) para patrimoniar?

Enviar a nota fiscal junto com o formulário e o vínculo com a Instituição (TERMO DE CONCESSÃO E ACEITAÇÃO DE BOLSA ou TERMO DE OUTORGA ao Setor de Patrimônio .

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Agendamento de Transporte

O serviço de Agendamento de Transporte é fornecido pela Gerência de Logística Institucional e Operação.

Este serviço é atualmente administrado pela Divisão de Frota Oficial, sendo a Gerência de Logística Institucional e Operação responsável pela interface de agendamento do serviço para os usuários da Coppe.

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Almoxarifado

O serviço de Solicitação de Material ao Almoxarifado é fornecido pelo Setor de Almoxarifado, e deve ser solicitado por meio do Sistema de Movimentação de Material, pelo link Entrada Única

Clique aqui para agendar

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Descarte de Materiais

O serviço de Descarte de Materiais e Equipamentos pode ser fornecido por diversos setores, conforme a especificação do material a ser descartado.

 

Procedimentos

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Terapias no Acolhe COPPE

 

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Atividades de Saúde e Bem Estar

 

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Agendamento de Espaços do Grêmio

Para reserva de locação do salão de eventos da sede do Grêmio ou do campo de futebol para qualquer atividade a ser realizada no local, deve-se seguir os procedimentos adotados na página do grêmio.

 

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Action name: Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education
Coordinator: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contact information: campos@smt.ufrj.br

About the action: The COVID-19 pandemic enforced a drastic transition from the traditional teaching model to strictly online classes, having required a great effort to prepare and offer courses to students ranging from primary to higher education, since only a few were prepared to deal with technologies for online teaching. Even months after social distancing started, the in-person to online transition was not a trivial process, especially when it came to maintaining the quality of the courses offered in this new modality. This process taught us one important lesson: it is necessary that we permanently invest in implementing innovative/efficient technologies for improved teaching and learning. As such, this project aims to support public education in the state of Rio de Janeiro, from basic education to higher Education in engineering at other universities. With a hybrid learning modality, our purpose is to develop resources and courses that incorporate active learning methods, flipped classrooms, multimodality, etc.

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Action name: Prof. Giulio Massarani Pilot School of Chemical Engineering
Coordinator: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contact information: pacheco.h.pacheco@gmail.com and helen@peq.coppe.ufrj.br

About the action: The Pilot School for In-Person Education (EPP) in Chemical Engineering was created in 1993 by our Program of Chemical Engineering (PEQ/COPPE) as a tool for improvement and continuing education. It was very beneficial for high school and undergraduate teachers, but also very popular with students, technicians, and industry workers in general. This edition of EPP is called ADVANCED TECHNIQUES FOR MATERIALS CHARACTERIZATION and will comprise 10 modules. It consists in teaching cutting-edge methods for characterizing various types of materials, discussing the fundamentals of such techniques, and exemplifying them with real-world data. The modules are as follows: Module 1: Spectroscopy techniques (FTIR, DRIFTS, RAMAN, and UV-vis); Module 2: Nuclear magnetic resonance (NMR); Module 3: X-ray diffraction (XRD); Module 4: Mass spectrometry and temperature-programmed reduction (MS and TPR); Module 5: Gel permeation chromatography (GPC); Module 6: Droplet and particle size analysis; Module 7: Gas and liquid chromatography troubleshooting methods; Module 8: Aspects of petroleum characterization; Module 9: Thermal analysis - TGA, DSC, and DMA; Module 10: Biotechnology in everyday life.

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Action name: Laboratory for Informatics and Society – LabIS
Coordinator:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contact information: hcukier@cos.ufrj.br and lealsobral@cos.ufrj.br

About the action: LabIS stems from the long journey traversed by the work and research of Informatics and Society (IS), a line of research from our Systems Engineering and Computer Science Program (PESC). We are driven by the desire to better comprehend the many faces of our society, seeking to contribute towards more equality and fairness. We develop software for accessibility (LibrasOffice), educational games (Damática), community banks (Mumbuca and Preventório) and offer programming courses for public high school students.

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Action name: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly of COPPE/UFRJ
Coordinator: DENISE CUNHA DANTAS
Contact information: ddantas@oceanica.ufrj.br

About the action: Literacy for Youth, Adults, and the Elderly is a project for all those who are not literate and those who did not have access to or did not complete primary and/or lower secondary school at the corresponding age. It was created in 2005 by COPPE's Department of Social Development, based on a survey of civil servants and outsourced workers involved in cleaning and general services. We extended our research to other units and sectors of our university. Today, our students are civil servants and outsourced workers at UFRJ, most of whom work at the Technology Center, and citizens who live near Ilha do Fundão, mainly in Vila Residencial and Complexo da Maré. Our classes are held at the Technology Center for the Basic, Intermediate, and Advanced Literacy classes, Monday to Friday, from 3 p.m. to 4:30 p.m.

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Action name: Polymers in Oil and Gas – Additives
Coordinator:  TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contact information: taissazl@yahoo.com.br and elucas@metalmat.ufrj.br

About the action: our action comprises theoretical and practical classes on obtaining, characterizing, and analyzing the properties of polymers in solution, as well as their applications as additives in the petroleum industry.

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Action name: Polymers: applications and awareness
Coordinator: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contact information: ariane.pent@gmail.com and ariane@pent.coppe.ufrj.br

About the action: Plastic recycling has become a very important matter, since over 60% of all plastic produced globally has already become waste but only 9% has been recycled. In Brazil, the situation is even more alarming. A recent WWF report states that Brazil is the fourth largest producer of plastic waste worldwide, with a recycling rate of less than 2%. Our policies for recycling and environmental education are still insufficient and poorly publicized. Furthermore, plastics have recently been made out to be villains, making it increasingly desirable that these materials are banned. However, it is worth remembering that plastics are polymers with high value-added, low production costs, and very versatile properties. When recycled, they can be reinserted into the production chain, which enables the production of new materials and boosts the energy industry. As such, our project aims to guide and encourage students from public and private schools to reproduce the concept of recycling in their schools, families, and communities. We hold online lectures and fun activities that stimulate the reuse and proper disposal of plastic waste, preventing it from being disposed of in inappropriate places.

For more information about our activities, click here to go to our website.
For more information on our work and laboratories, including those related to our outreach project, go to the Instagram page of the EngePol Group (PEQ/COPPE/UFRJ)

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Action name: A Program for Community Business Incubation – Social Innovation in EES (Solidarity Economy Business) Incubators
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: Since its creation, the ITCP/COPPE (Technology Business Incubator for Community Cooperatives) has been working to support community-based enterprises, aiming at meeting the needs of the working class and informal workers, which have historically been marginalized and excluded from social actions developed by the government. The new challenges of today require new techniques and tools. As such, this is a proposal that researches innovative business incubation methodologies for the purpose of improving the activities of the incubated enterprises and providing continuity to the actions developed by ITCP/COPPE. Ultimately, implementing such new methodologies will improve the quality of Solidarity Economy Businesses.

 More information on the ITCP/COPPE/UFRJ website.

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Action name: Espaço COPPE Miguel de Simoni
Coordinator: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contact information: werner@cos.ufrj.br

About the action: We promote a guided tour of the Espaço COPPE exhibitions, primarily arranged for high school students from the Rio de Janeiro Metropolitan Area. The visiting groups of students are accompanied by teachers from their corresponding schools. Environments such as Espaço COPPE are driven by science and technology and provide key elements in fostering intrinsically motivated learning. For instance, building personal meaning, taking up challenging tasks, learning to collaborate, and recognizing the positive feelings that come from the efforts we made can potentially induce the formation of new, sometimes more intense bonds.

Espaço COPPE website.

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br and karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG) of the Brazilian Foundation for Quality (FNQ). The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program

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Action name: QUALITY MANAGEMENT SYSTEM (SQG) and MODELS FOR MANAGEMENT EXCELLENCE (MEG) FOR CIVIL SERVANTS AT UFRJ AND OTHERWISE
Coordinator: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contact information: eduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

About the action: Our course aims to develop, implement, maintain, continuously improve, and internally audit quality management systems as required by the NBR-ISO:9001 standards and to implement good practices in management according to the criteria defined in the Model for Management Excellence (MEG-TR) proposed by SEGES/Brazilian Ministry of Economy. The course is related to the CONTINUING EDUCATION FOR CIVIL SERVANTS program.

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Action name: UBUNTU.lab - Open innovation program in smart cities to reduce racial inequality in Rio de Janeiro
Coordinator: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contact information: matheusoli@hotmail.com

About the action: Project BRA/15/010 – Strengthening and Expanding the National System for Racial Equality is an effort from the Ministry of Women, Family, and Human Rights (MMFDH) and the United Nations Development Programme (UNDP) aimed at decentralizing public policies on racial equality and strengthening and expanding the National System for Racial Equality (Sinapir). The COPPETEC Foundation was one of the organizations selected through the U.Lab project to provide the Local Government of Rio de Janeiro with a government innovation laboratory. Its purpose is to be replicable as a policy to promote racial equality within the Local Sustainable Development Plan at the time of its implementation, as developed by the Office of Planning from the Municipal Chief of Staff's Secretariat (EPL). Within the framework of Sinapir, this project aims to provide the municipality of Rio de Janeiro with a government innovation program that puts black youth at the forefront of technology and is capable of promoting well-being in their daily lives.

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Action name: Support Unit for Social Innovation – USIS
Coordinator:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contact information: carla.cipolla@ufrj.br

About the action: Social innovation is a key aspect to development. The Support Unit for Social Innovation (USIS/UFRJ) is a result of the Latin American Social Innovation Network (LASIN), which is a project funded by the European Commission, aimed at implementing a university-community engagement model based on a combination of curricular and extra-curricular activities, learning materials and tools, practical training, workshops, and mentorship, with its own methodology developed by LASIN, to strengthen the connection of universities with a wider social environment (community groups, NGOs and/or OSCIPS (Civil Society Organizations of Public Interest),

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TítuloObservatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ
Coordenador: LUIZ ARTHUR SILVA DE FARIA
Contato do coordenador: luizart@gmail.com

Resumo: O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Digitais UFRJ visa visibilizar, fortalecer e refletir sobre tais experiências, seja na promoção de espaços de debate e de ensino-aprendizagem, seja no desenvolvimento de tecnologias com os coletivos envolvidos. Inspira-se na (e em articula-se com a) rede formada por pesquisadores extensionistas iniciada em 2020, o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM). Este reúne pesquisadores engajados em aliar seus conhecimentos acadêmicos com as atividades práticas de bancos comunitários e moedas sociais do Brasil, nas perspectivas da escuta dos coletivos envolvidos, do engajamento extensionista e da análise das práticas dos coletivos envolvidos. “Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”. Reúnem práticas e princípios, como a concessão de microcrédito para produção e consumo locais, sempre que possível em moedas sociais (válidas em um território restrito e com paridade com o Real)(https://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/). No Brasil, tais bancos tiveram como experiência pioneira o Banco Palmas (Fortaleza, 1998) e acumulam mais de 150 iniciativas. Com a digitalização de suas moedas sociais, inspiraram e articularam-se com políticas públicas de transferência de renda, notadamente no Estado do RJ.

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Título: MOB4.0 - Hub de planejamento inteligente da mobilidade do estado do Rio de Janeiro
Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenador: matheusoli@hotmail.com

Resumo: O acesso às tecnologias de comunicação e informação oferece uma gama diversa de instrumentos de coleta de dados capazes de acompanhar o posicionamento de pessoas e objetos no espaço e registrar o seus deslocamentos ao longo do tempo. Compondo este conjunto de instrumentos, destacam-se os dispositivos de IoT (Internet of Things, em inglês e, traduzido para o português, Internet das Coisas), aplicativos, registros de utilização de serviços inteligentes (e.g. cartões, terminais) como potenciais fontes de dados para o planejamento, gestão, operação e monitorização dos serviços de transportes. Nesse contexto, o presente curso tem o propósito de validar o potencial do estado da arte em termos de instrumentos inteligentes de coleta de dados no campo do planejamento da mobilidade urbana para a construção de um ecossistema de planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema se realiza através do desenvolvimento e validação de uma plataforma informacional voltada para o planejamento da mobilidade de forma inteligente, inclusiva e sustentável com foco nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e um programa de capacitação para a regulamentação, contratação e uso de ferramentas analíticas e bases de dados sobre o mesmo tema.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Energias Renováveis no Oceano
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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TítuloEAD Baixo Carbono: Mudanças Climáticas
Coordenador: SUZANA KAHN RIBEIRO
Contato do coordenador: skr@pet.coppe.ufrj.br

Resumo: Estamos aumentando o volume de carbono na atmosfera, o que representa um risco para a sociedade, e isso irá gerar um impacto mundial muito grande. No curso de Baixo Carbono, oferecido pela COPPE/UFRJ, vamos apresentar formas de reduzir esse impacto através das soluções de baixo carbono, mostrar a importância e necessidade de se ter tecnologias de baixo carbono.

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Action name: “Y’KNOW”?! my camera in my hand and an idea in my head – audiovisual language as free expression in the dialectic construction within the space between university, school and society
Coordinator:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contact information: andreanascimento@cos.ufrj.br

About the action: All of us from the academic and school community had to adapt ourselves to the use of technological solutions in order to communicate, socialize and engage with each other during the pandemic while aiming towards reproducing a classroom routine. As a result, audiovisual language and the use of portable devices such as smartphones and tablets, which were already a very present reality in our lives, suddenly became fundamental. This proximity was a great motivation that brought to memory the emblematic quote from filmmaker Glauber Rocha – A camera in hand and an idea in my head – which inspired the name of this project and makes us comprehend that our current practice revolves around this idea which represents our current social scenario in the habits of registering and sharing our images, voice messages, our videos, whether directly or indirectly on social media. Therefore, this project aims to meet a technical demand to assist in the production of content regarding the dissemination of research, school work, video lessons, among others, in a way that the audience participating in the project is familiar with the details of audiovisual composition. Emphasizing the use of audiovisual language as a vehicle for learning and sharing knowledge, a dialectical communication where it is important not only to transmit the knowledge generated at universities but also enable society to contribute with its gaze, its action and its criticism.

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Action name: Support for Micro and Small Companies in the state of Rio de Janeiro for the development of sustainable economic trajectories
Coordinator: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contact information: amandaxavier86@gmail.com

About the action: SMEs make up 92% of companies in the State of Rio de Janeiro (RJ) and are responsible for over 50% of formal employment (Brazil, 2020). However, as SMEs face huge challenges, especially due to the extent of the current health, economic and social crisis (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), highlighting the dominant economic model, centered around the mass production of material assets and financial statement (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). In this sense, this project is based on the perspective of the Economy of Functionality and Cooperation (EFC), which aims to provide integrated solutions for assets and services through the cooperation between different territorial actors, abandoning the notion of stability and developing new governance models for companies and territories (Du Tertre et al., 2019). This interactionist approach allows for less consumption of natural resources and a renewal of social bonds, creating resilience for economic relations, which have been so fragile due to the current scenario (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). This project aims to support Micro and Small companies in the state of Rio de Janeiro in developing sustainable economic trajectories, creating a direct impact on society and the scientific community. To this end, it aims to train, monitor and intervene with business leaders for the transition of their economic model based on the Economy of the Functionality and Cooperation Model.

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Action name: Best Practices on Emotional Care – Knowledge, Coexistence and Learning
Coordinator:  VANDA BORGES DE SOUZA
Contact information: vanda@adc.coppe.ufrj.br

About the action: It is understood that when providing care, one can expand the scope of its action beyond the psychosocial field, therefore also reaching the socioeconomic, academic and employment relations context, among others. Over time, other aspects of the care being provided started to emerge, as a way to survive situations of illness, such as financial care, academic care, care regarding relationship conflicts and challenges, as well as regarding labor due to the difficulty in absorbing and comprehending the new emerging work forms. From then on, it has been necessary to rethink a way to encompass all of these different types of care. In this sense, this project intends to highlight the importance of sharing information that directs and helps individuals in performing actions of care in several mutual commonspaces. Therefore, knowledge, coexistence and learning are a part of two-way street, meaning that each part has something to transmit, learn and improve with the other.

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Action name: Training youngsters for the IT market in Nova Friburgo, an approach through active learning: introduction to Python programming
Coordinator:  EDMUNDO ALBUQUERQUE DE SOUZA E SILVA
Contact information: edmundo@land.ufrj.br

About the action: This course is an action provided for in the Outreach Project: “Hybrid Education: Challenges and perspectives in engineering and basic education”, which is already registered in SIGA, by COPPE. The outreach project registered in SIGA has as one of its goals to create courses in key areas for the development of the State and in accordance with COPPE’s multidisciplinary experience. Through a partnership with the Ideias de Friburgo NGO, which provided the necessary infrastructure (physical space, computers, local staff, etc), a space for training youngsters with a public high school background was created. The idea for the course emerged during the development of programming classes for an advanced course in Artificial Intelligence techniques with a hybrid format based on Project-Based Learning (PBL, FAPERJ project) so that the experience of the PBL project was applied to young students. The course aims to introduce the youngsters to modern computer languages as well as provide essential training in order to enable the public school student to enter the local job market more easily. Selected students have the opportunity to learn programming in practice, based on the Python language, to better understand and try to propose solutions to real problems in the city of Friburgo when possible. The course also aims to provide incentive so that egressed students can continue their studies in additional topics of computer technology.

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Action name: The Dissemination of Nuclear Engineering Applications in the field of environmental sustainability
Coordinator:  INAYA CORREA BARBOSA LIMA
Contact information: inayacorrea@gmail.com

About the action: In its Tenth Edition, BR Marinas’ Environment Week integrates World Ocean Day in its agenda, inserting it within the context of the UN's Ocean Decade. This event is supported by Núcleo de Vida Marinha, Environmental Education Center of Rio de Janeiro's State Environment Department and UNESCO Chair for Ocean Sustainability, bringing awareness to the people of Rio about the importance of the Oceans in mitigating Climate Change, the debate on biodiversity and Ocean potentials, and the integration between Science, Education, Public Policies and Civil Society. Furthermore, nuclear and atomic applications shall be incorporated for the first time as measures to encompass the academic-scientific theme in question. Lastly, we shall hold an Environmental Awareness action which shall be carried out through the promotion of a major Clean-Up Campaign focusing on solid waste in the surroundings of Marina da Glória, including Marine Litter, with the participation of volunteers.

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Action name: Volunteer Drone Pilots
Coordinator: THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: In 2022, disasters caused over 30,704 deaths, affected 185 million people, and induced economic losses of 223.8 billion dollars according to the Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED). In Brazil, between 2011 and 2022, specifically in  Rio de Janeiro, there have been 591 disaster occurrences, resulting in 987 deaths, affecting around 3,9 million people and inducing economic losses of over R$3,08 billion (Digital atlas of disasters in Brazil, 2023). Such data demonstrates the importance and complexity of Humanitarian and Disasters Operations (OHD), which involve access to affected areas, coordination of several stakeholders and lack of resources. Thus, the Volunteer Drone Pilots project was created, idealized within the scope of the COPPE/CT/UFRJ Industrial Engineering Program in order to help with the shortage of human and technological resources in disaster response. The project has a technological platform that acts as a facilitator, uniting drone owners, civil defense and other organizations in the development of actions to map areas at risk and affected by disasters, promoting more effective and efficient collaboration between stakeholders in the context of OHD. In this sense, the project works to engage and promote knowledge exchange among the different actors treated as target audience, promoting effective and more efficient OHD, with the integration of different scientific knowledge areas and researchers of different levels who act in OHD.

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Action name: INSILICONET – PROGRAMMING THE FUTURE
Coordinator:  ARGIMIRO RESENDE SECCHI
Contact information: arge@peq.coppe.ufrj.br

About the action: InSilicoNet is a collaboration space where diverse actors from society are invited to bring their technical problems to build, together with academic members, innovative technological solutions based on digital tools. It is structured  as a network of seven Universities of the State of Rio de Janeiro (UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, UFRRJ and SENAI CETIQT) and engineering professionals with experience in the area of process systems engineering (PSE). InSilicoNet have a mission to promote the scientific and technological development committed not only to the economic performance, but also to the social and environmental impacts through outreach activities integrated to research and teaching initiatives in PSE, contemplating: a) Learning Factory, which develops skills and abilities of undergraduate and graduate students for collaborative work employing PSE to solve technological, social and environmental problems treatable by digital engineering tools; b) Offering outreach courses that promote competence for developing research, technology and innovation; c) Research and Development Projects integrating undergraduate and graduate students under academic supervision and mentoring by industries, organizations and/or governments.

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Action name: Rede Refugia
Coordinator:  THARCISYO COTTA FONTAINHA
Contact information: tcottaf@gmail.com

About the action: The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) reveals that in 2022 the world surpassed the mark of 100 million people in forced displacement, motivated by numerous reasons. In Brazil, since 2011 297.712 requests for the recognition of refugee status have been made. Due to its complexity and high amount of people affected, the humanitarian refugee crisis has to be addressed by governments in partnership with civil society and the private sector, in order to ensure that people in forced displacement have their human rights protected during an effective reception process that is attentive to their needs. Thus, those interested in helping Brazil face its migration crisis, Rede Refugia was created within the scope of the Industrial Engineering Program at COPPE/CT/UFRJ. It is a collaborative technological platform that aims to facilitate the process of reception, protection and integration of these people in forced displacement who are in Brazil. In this way, we seek to strengthen the mutual collaboration processes among refugees, asylum seekers, stateless people, public authorities, private entities, humanitarian organizations and other stakeholders. Through a social innovation process, Rede Refugia aims to foster an environment that favors the implementation of innovative solutions to the problems experienced by people in forced displacement living in Brazilian territory.

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