Atas do Conselho Deliberativo

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Atas 2024

Ata do dia 06 de Fevereiro de 2024
Ata do dia 05 de Março de 2024
Ata do dia 02 de Abril de 2024
Ata do dia 30 de Abril de 2024 (Extraordinária)
Ata do dia 07 de Maio de 2024

Atas 2023

Ata do dia 07 de Fevereiro de 2023
Ata do dia 07 de Março de 2023
Ata do dia 04 de Abril de 2023
Ata do dia 13 de Abril de 2023 (Extraordinária I)
Ata do dia 13 de Abril de 2023 (Extraordinária II)
Ata do dia 02 de Maio de 2023
Ata do dia 06 de Junho de 2023
Ata do dia 01 de Agosto de 2023
Ata do dia 15 de Agosto de 2023 (Extraordinária)
Ata do dia 05 de Setembro de 2023
Ata do dia 03 de Outubro de 2023
Ata do dia 07 de Novembro de 2023
Ata do dia 05 de Dezembro de 2023

Atas 2022

Ata do dia 3 de Maio de 2022
Ata do dia 7 de Junho de 2022
Ata do dia 5 de Julho de 2022
Ata do dia 12 de Julho de 2022
Ata do dia 2 de Agosto de 2022
Ata do dia 6 de Setembro de 2022
Ata do dia 20 de Setembro de 2022
Ata do dia 4 de Outubro de 2022
Ata do dia 11 de Outubro de 2022
Ata do dia 13 de Outubro de 2022
Ata do dia 8 de Novembro de 2022
Ata do dia 6 de Dezembro de 2022

Atas 2020

Ata do dia 3 de Março de 2020
Ata do dia 7 de Abril de 2020
Ata do dia 5 de Maio de 2020
Ata do dia 21 de Maio de 2020
Ata do dia 2 de Junho de 2020
Ata do dia 18 de Junho de 2020 – 1ª Reunião
Ata do dia 18 de Junho de 2020 – 2ª Reunião
Ata do dia 7 de Julho de 2020
Ata do dia 21 de Julho de 2020
Ata do dia 4 de Agosto de 2020
Ata do dia 24 de Agosto de 2020
Ata do dia 1 de Setembro de 2020
Ata do dia 6 de Outubro de 2020
Ata do dia 3 de Novembro de 2020
Ata do dia 12 de Novembro de 2020

Atas 2019

Ata do dia 05 de Fevereiro de 2019
Ata do dia 12 de Março de 2019
Ata do dia 02 de Abril de 2019
Ata do dia 30 de Abril de 2019
Ata do dia 07 de Maio de 2019
Ata do dia 04 de Junho de 2019
Ata do dia 18 de Junho de 2019
Ata do dia 02 de Julho de 2019
Ata do dia 06 de Agosto de 2019
Ata do dia 20 de Agosto de 2019
Ata do dia 03 de Setembro de 2019
Ata do dia 01 de Outubro de 2019
Ata do dia 15 de Outubro de 2019 (1)
Ata do dia 15 de Outubro de 2019 (2)
Ata do dia 05 de Novembro de 2019
Ata do dia 26 de Novembro de 2019 (Extraordinária)
Ata do dia 03 de Dezembro de 2019
Ata do dia 10 de Dezembro de 2019 (Extraordinário)

Atas 2018

Ata do dia 06 de Fevereiro de 2018
Ata do dia 27 de Fevereiro de 2018
Ata do dia 06 de Março de 2018
Ata do dia 20 de Março de 2018 (1)
Ata do dia 20 de Março de 2018 (2)
Ata do dia 22 de Março de 2018
Ata do dia 03 de Abril de 2018
Ata do dia 05 de Abril de 2018
Ata do dia 20 de Abril 2018
Ata do dia 24 de Abril de 2018
Ata do dia 08 de Maio de 2018
Ata do dia 05 de Junho de 2018
Ata do dia 12 de Junho de 2018
Ata do dia 19 de Junho de 2018
Ata do dia 26 de Junho de 2018 (1)
Ata do dia 26 de Junho de 2018 (2)
Ata do dia 03 de Julho de 2018
Ata do dia 25 de Julho de 2018
Ata Ata do dia 07 de Agosto de 2018
Ata do dia 21 de Agosto de 2018
Ata do dia 04 de Setembro de 2018
Ata do dia 02 de Outubro de 2018
Ata do dia 06 de Novembro de 2018
Ata do dia 04 de Dezembro de 2018

Atas 2017

Ata do dia 07 de Fevereiro de 2017
Ata do dia 07 de Março de 2017
Ata do dia 04 de Abril de 2017
Ata do dia 25 de Abril de 2017 (1)
Ata do dia 25 de Abril de 2017 (2)
Ata do dia 02 de Maio de 2017
Ata do dia 06 de Junho de 2017
Ata do dia 04 de Julho de 2017
Ata do dia 13 de Julho de 2017
Ata do dia 01 de Agosto de 2017
Ata do dia 05 de Setembro de 2017
Ata do dia 15 de Setembro de 2017
Ata do dia 19 de Setembro de 2017
Ata do dia 03 de Outubro de 2017
Ata do dia 24 de Outubro de 2017
Ata do dia 14 de Novembro de 2017
Ata do dia 21 de Novembro de 2017
Ata do dia 05 de Dezembro de 2017

Atas 2016

Ata do dia 02 de Fevereiro de 2016
Ata do dia 01 de Março de 2016
Ata do dia 05 de Abril de 2016
Ata do dia 26 de Abril de 2016
Ata do dia 03 de Maio de 2016
Ata do dia 07 de Junho de 2016
Ata do dia 05 de Julho de 2016
Ata do dia 02 de Agosto de 2016
Ata do dia 06 de Setembro de 2016
Ata do dia 04 de Outubro de 2016
Ata do dia 18 de Outubro de 2016
Ata do dia 01 de Novembro de 2016
Ata do dia 06 de Dezembro de 2016

Atas 2015

Ata do dia 03 de Fevereiro de 2015
Ata do dia 07 de Abril de 2015
Ata do dia 07 de Abril de 2015 (versão b)
Ata do dia 28 de Abril de 2015
Ata do dia 05 de Maio de 2015
Ata do dia 02 de Junho de 2015
Ata do dia 23 de Junho de 2015
Ata do dia 07 de Julho de 2015
Ata do dia 04 de Agosto de 2015
Ata do dia 01 de Setembro de 2015
Ata do dia 06 de Outubro de 2015
Ata do dia 03 de Novembro de 2015
Ata do dia 01 de Dezembro de 2015

Atas 2014

Ata do dia 04 de Fevereiro de 2014
Ata do dia 25 de Fevereiro de 2014
Ata do dia 11 de Março de 2014
Ata do dia 01 de Abril de 2014
Ata do dia 29 de Abril de 2014
Ata do dia 06 de Maio de 2014
Ata do dia 03 de Junho de 2014
Ata do dia 01 de Julho de 2014
Ata do dia 05 de Agosto de 2014
Ata do dia 02 de Setembro de 2014
Ata do dia 16 de Setembro de 2014
Ata do dia 14 de Outubro de 2014
Ata do dia 04 de Novembro de 2014
Ata do dia 02 de Dezembro de 2014
Ata do dia 16 de Dezembro de 2014

Atas 2013

Ata do dia 05 de Fevereiro de 2013
Ata do dia 05 de Março de 2013
Ata do dia 02 de Abril de 2013
Ata do dia 07 de Maio de 2013
Ata do dia 04 de Junho de 2013
Ata do dia 02 de Julho de 2013
Ata do dia 06 de Agosto de 2013
Ata do dia 03 de Setembro de 2013
Ata do dia 01 de Outubro de 2013
Ata do dia 05 de Novembro de 2013
Ata do dia 19 de Novembro de 2013
Ata do dia 02 e 03 de Dezembro de 2013
Ata do dia 18 de Dezembro de 2013

Atas 2012

Ata do dia 07 de Fevereiro de 2012
Ata do dia 06 de Março de 2012
Ata do dia 03 de Abril de 2012
Ata do dia 17 de Abril de 2012
Ata do dia 25 de Abril de 2012
Ata do dia 08 de Maio de 2012
Ata do dia 07 de Agosto de 2012
Ata do dia 04 de Setembro de 2012
Ata do dia 16 de Outubro de 2012
Ata do dia 06 de Novembro de 2012
Ata do dia 04 de Dezembro de 2012

Atas 2011

Ata do dia 01 de Fevereiro de 2011
Ata do dia 01 de Março de 2011
Ata do dia 05 de Abril de 2011
Ata do dia 19 de Abril de 2011
Ata do dia 03 de Maio de 2011
Ata do dia 31 de Maio de 2011
Ata do dia 28 de Junho de 2011
Ata do dia 02 de Agosto de 2011
Ata do dia 06 de Setembro de 2011
Ata do dia 04 de Outubro de 2011
Ata do dia 08 de Novembro de 2011
Ata do dia 08 de Novembro de 2011 (anexo)
Ata do dia 06 de Dezembro de 2011

Atas 2010

Ata do dia 02 de Março de 2010
Ata do dia 22 de Março de 2010
Ata do dia 12 de Abril de 2010
Ata do dia 20 de Abril de 2010
Ata do dia 04 de Maio de 2010
Ata do dia 01 de Junho de 2010
Ata do dia 06 de Julho de 2010
Ata do dia 03 de Agosto de 2010
Ata do dia 14 de Setembro de 2010
Ata do dia 05 de Outubro de 2010
Ata do dia 09 de Novembro de 2010
Ata do dia 01 de Dezembro de 2010
Ata do dia 07 de Dezembro de 2010
Ata do dia 21 de Dezembro de 2010

Atas 2009

Ata do dia 03 de Fevereiro de 2009
Ata do dia 17 de Fevereiro de 2009
Ata do dia 03 de Março de 2009
Ata do dia 31 de Março de 2009
Ata do dia 07 de Abril de 2009
Ata do dia 28 de Abril de 2009
Ata do dia 05 de Maio de 2009
Ata do dia 02 de Junho de 2009
Ata do dia 07 de Julho de 2009
Ata do dia 04 de Agosto de 2009
Ata do dia 01 de Setembro de 2009
Ata do dia 15 de Setembro de 2009
Ata do dia 06 de Outubro de 2009
Ata do dia 23 de Outubro de 2009
Ata do dia 03 de Novembro de 2009
Ata do dia 27 de Novembro de 2009
Ata do dia 01 de Dezembro de 2009

Atas 2008

Ata do dia 12 de Fevereiro de 2008
Ata do dia 04 de Março de 2008
Ata do dia 27 de Março de 2008
Ata do dia 20 de Abril de 2008
Ata do dia 06 de Maio de 2008
Ata do dia 01 de Abril de 2008
Ata do dia 03 de Junho de 2008
Ata do dia 01 de Julho de 2008
Ata do dia 05 de Agosto de 2008
Ata do dia 02 de Setembro de 2008
Ata do dia 30 de Setembro de 2008
Ata do dia 07 de Outubro de 2008
Ata do dia 04 de Novembro de 2008
Ata do dia 02 de Dezembro de 2008

Atas 2007

Ata do dia 06 de Fevereiro de 2007
Ata do dia 13 de Março de 2007
Ata do dia 03 de Abril de 2007
Ata do dia 20 de Abril de 2007
Ata do dia 08 de Maio de 2007
Ata do dia 11 de Junho de 2007
Ata do dia 03 de Julho de 2007
Ata do dia 31 de Julho de 2007
Ata do dia 07 de Agosto de 2007
Ata do dia 04 de Setembro de 2007
Ata do dia 02 de Outubro de 2007
Ata do dia 22 de Outubro de 2007
Ata do dia 06 de Novembro de 2007
Ata do dia 04 de Dezembro de 2007

Atas 2006

Ata do dia 07 de Fevereiro de 2006
Ata do dia 14 de Fevereiro de 2006
Ata do dia 07 de Março de 2006
Ata do dia 04 de Abril de 2006
Ata do dia 17 de Abril de 2006
Ata do dia 02 de Maio de 2006
Ata do dia 30 de Maio de 2006
Ata do dia 06 de Junho de 2006
Ata do dia 04 de Julho de 2006
Ata do dia 01 de Agosto de 2006
Ata do dia 05 de Setembro de 2006
Ata do dia 15 de Setembro de 2006
Ata do dia 07 de Novembro de 2006
Ata do dia 05 de Dezembro de 2006

Atas 2005

Ata do dia 01 de Fevereiro de 2005
Ata do dia 01 de Março de 2005
Ata do dia 14 de Março de 2005
Ata do dia 19 de Abril de 2005
Ata do dia 03 de Maio de 2005
Ata do dia 05 de Maio de 2005
Ata do dia 07 de Junho de 2005
Ata do dia 05 de Julho de 2005
Ata do dia 02 de Agosto de 2005
Ata do dia 06 de Setembro de 2005
Ata do dia 16 de Setembro de 2005
Ata do dia 29 de Setembro de 2005
Ata do dia 08 de Novembro de 2005
Ata do dia 06 de Dezembro de 2005

Atas 2004

Ata do dia 03 de Fevereiro de 2004
Ata do dia 02 de Março de 2024
Ata do dia 06 de Abril de 2004
Ata do dia 26 de Abril de 2004
Ata do dia 04 de Maio de 2004
Ata do dia 01 de Junho de 2004
Ata do dia 07 de Julho de 2004
Ata do dia 03 de Agosto de 2004
Ata do dia 14 de Setembro de 2004
Ata do dia 05 de Outubro de 2004
Ata do dia 23 de Novembro de 2004

Atas 2003

Ata do dia 07 de Janeiro de 2003
Ata do dia 11 de Março de 2003
Ata do dia 01 de Abril de 2003
Ata do dia 06 de Maio de 2003
Ata do dia 21 de Maio de 2003
Ata do dia 06 de Junho de 2003
Ata do dia 17 de Junho de 2003
Ata do dia 05 de Agosto de 2003
Ata do dia 19 de Agosto de 2003
Ata do dia 02 de Setembro de 2003
Ata do dia 04 de Novembro de 2003
Ata do dia 02 de Dezembro de 2003
Ata do dia 23 de Dezembro de 2003

Atas 2002

Ata do dia 05 de Fevereiro de 2002
Ata do dia 05 de Março de 2002
Ata do dia 02 de Abril de 2002
Ata do dia 25 de Abril de 2002
Ata do dia 05 de Maio de 2002
Ata do dia 21 de Maio de 2002
Ata do dia 04 de Junho de 2002
Ata do dia 06 de Junho de 2002
Ata do dia 14 de Junho de 2002
Ata do dia 28 de Junho de 2002
Ata do dia 10 de Julho de 2002
Ata do dia 06 de Agosto de 2002
Ata do dia 03 de Setembro de 2002
Ata do dia 01 de Outubro de 2002
Ata do dia 05 de Novembro de 2002
Ata do dia 03 de Dezembro de 2002

Atas 2001

Ata do dia 06 de Fevereiro de 2001
Ata do dia 06 de Março de 2001
Ata do dia 03 de Abril de 2001
Ata do dia 08 de Maio de 2001
Ata do dia 05 de Junho de 2001
Ata do dia 03 de Julho de 2001
Ata do dia 07 de Agostso de 2001
Ata do dia 04 de Setembro de 2001
Ata do dia 02 de Outubro de 2001
Ata do dia 17 de Outubro de 2001
Ata do dia 06 de Novembro de 2001
Ata do dia 04 de Dezembro de 2001
Ata do dia 18 de Dezembro de 2001

Atas 2000

Ata do dia 09 de Fevereiro de 2000
Ata do dia 14 de Março de 2000
Ata do dia 04 de Abril de 2000
Ata do dia 25 de Abril de 2000
Ata do dia 02 de Maio de 2000
Ata do dia 06 de Junho de 2000
Ata do dia 04 de Julho de 2000
Ata do dia 01 de Setembro de 2000
Ata do dia 05 de Setembro de 2000
Ata do dia 03 de Outubro de 2000
Ata do dia 07 de Novembro de 2000
Ata do dia 05 de Dezembro de 2000

Atas 1993

Ata do dia 06 de Julho de 1993

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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